segunda-feira, 17 de outubro de 2016

Regras de infância

Houve várias regras que me foram impostas em criança e que, apesar de na altura me aborrecerem de morte, ficaram comigo até hoje e sou grata por elas. Assim de repente, ocorrem-me algumas:


  • Por exemplo, o meu pai não me deixava dizer que a comida não prestava. Deixava-me dizer que não gostava, mas nunca que não prestava porque era comida que muita gente gostaria de ter. Quando era pequena, pensava "está doido, quem é que ia gostar de comer isto?" mas, depois de adulta, percebi o que ele queria dizer e dei-lhe razão.
  • Já falando da minha mãe, a regra que ela me impôs e que mais me tem acompanhado ao longo da vida foi a de nem me passar pela cabeça sentar-me à mesa para almoçar de pijama. Até podia passar a manhã de pijama, isso era relativamente tolerado (com o ocasional suspiro e revirar de olhos de cada vez que passava por nós), mas tinha que estar lavada e vestida até à hora do almoço, nem que fosse passar o resto do dia em casa. E que ninguém pensasse em contrariá-la. Resultado: não contem apanhar-me de pijama em casa. Não consigo, a menos que esteja doente (e tenho que estar já num estado  deplorável, tipo 40ºC de temperatura e em estado letárgico). Assim como nunca me vão apanhar de fato-de-treino na rua (a menos que esteja a caminho ou a regressar do ginásio). Conclusão, a minha mãe conseguiu passar-me as suas pancas e, confesso, já não queria ser de outra forma, pelo que lhe sou muito grata por não fazer parte do rol de pessoas que vai ao Jumbo ao domingo de manhã com a mola rosa-choque presa no cabelo.
  • Por último, a regra da minha avó: não ler de manhã. De cada vez que me passava pela cabeça pegar num livro de manhã, lá vinha o sermão "a ler de manhã? Até parece que não tens nada para fazer!". E, vamos ser sinceros, provavelmente não tinha. Mas era o que me faltava desobedecer à minha avó, portanto lá tentava encontrar outra ocupação (que, quase sempre, acabava por ser andar atrás dela a aborrecê-la). Não interpretem mal, a minha avó adora ler, foi ela que me ensinou a ler bem antes de eu ter entrado na escola e sempre me incentivou a ler. Só não podia ser de manhã, pronto, eram lá coisas dela. Pois, tenho aqui a confessar, que mal cheguei à idade adulta deixei de cumprir esta regra. Desculpa, avó. Gosto muito de ti, és das pessoas mais inteligentes que alguma vez conheci, mas eu adoro ler de manhã. E não me incomodo que pareça que não tenha nada para fazer, porque eu adoro não ter nada para fazer.

E agora, com licença, que vou só ali ser deserdada. 

17 comentários:

  1. As regras da infância são disciplinadoras e dura para toda a vida. Hoje em dia há muitas crianças que não têm regras nenhumas...
    Eu também teria desistido da regra da avó. Quando tenho tempo leio pela manhã.
    Uma boa semana.
    Beijos.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. acho que sempre existiram crianças sem regras, não é só de agora... =P

      Eliminar
  2. Bem... definitavamente a maior regra que tinha parecida à tua era a da comida que agora dou razão também. A comida é demasiado preciosa...

    ResponderEliminar
  3. Partilhamos a regra da comida. Ainda hoje, é impensável dizer que a comida "não presta" ou "é uma porcaria", pois há muitas pessoas que davam tudo para ter o que comer. Felizmente a questão do pijama nunca se colocou. Não vejo lógica em vestir-me de propósito para ficar em casa o dia todo haha. Outra das regras que fazem parte da minha infância é não dizer "eu quero" mas sim, "gostava de ter" :)

    Ricardo, The Ghostly Walker.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Nós tínhamos aquilo a que chamávamos ( e continuamos a chamar) "roupa de andar em casa". Basicamente era roupa confortável, mas que não tínhamos vergonha de usar à frente de visitas =P

      Eliminar
  4. As regras de infância entranham-se e é engraçado de ler este post, pois fez-me recordar as regras que aprendi em miúda e que algumas ainda as continuo a seguir :-) Gostei de ler. Beijinho.

    ResponderEliminar
  5. Bem, essa do pijama fala-me ao coração! Quando era miúda achava parvo, mas hoje em dia sou defendora acérrima da regra! Quando alguém me diz que passou o dia em pijama porque quis,juro que até se me arrepiam os cabelinhos da nuca!! Eu sou a doida que acorda e toma banho e se arranja mesmo que tenha sítio nenhum para ir... estamos juntas, my friend ;:

    ResponderEliminar
  6. Acho que fazes muito bem em desobedecer à tua avó xD
    beijinhos
    http://direitoporlinhastortas-id.blogspot.com/

    ResponderEliminar
  7. Os meus pais, avós e amigos mais velhos (amigos dos meus pais e avós) transmitiram-me muitos ensinamentos, valores e também algumas "pancadas" desse género!
    A verdade é que com o passar dos anos, temos tendência a ficar mais parecidos com eles! 😊
    MR❤️
    @sagadaemigracao

    ResponderEliminar
  8. E aqui estão duas regras que tb não deixo ao meu pessoa, embora eles lhes custe bedecerem-me: Dizer que não gostam da comida, ou que não presta (fico fúriosa...) e irem de pijama para a mesa aliás, andarem de pijama pela casa, é que nem pensar. Pijama é para ser usado na cama, certo? se no futuro, vão ser continuar assim, pouco me interessa. Mas comigo, não e ponto final. Quanto ao lerem, podem ler às horas que quiserem. Se houver algo para fazer, terão de ler mais tarde. É esta regra simples sobre a leitura. Bjo.

    ResponderEliminar
  9. Ensinamentos para a vida, e excelentes ensinamentos :)

    ResponderEliminar
  10. Só não posso concordar com a tua avó mas percebo completamente o que ela pretendia com essa imposição. Também tenho imensas condutas na minha vida que me foram passadas pelos meus pais e avós que preso para a vida e irei passar aos meus filhos, quando os tiver.

    ResponderEliminar
  11. A da comida concordo plenamente. É uma questão de educação e consciência daquilo que temos e muita gente não tem. Bons valores, portanto :)

    Ahahahahah não andar de pijama em casa! Essa é uma pancada, mas cada um tem as suas :P Eu se pudesse até andava de pijama na rua, amiga :D os meus pais nunca viram problema nenhum nisso. A minha casa é onde posso andar à vontade e o pijama é o meu melhor amigo. No sofá, na cama, à mesa, everywhere! ^.^

    ResponderEliminar
  12. Também detesto andar de pijama por casa. Normalmente visto um fato de treino ou assim, mesmo que não planeie sair. Mas pijama, jamais! xD

    ResponderEliminar
  13. Adorei a regra do pijama :p logo eu que adoro andar de pijama.

    ResponderEliminar
  14. Haha, cada um com a sua 'lei'! Todas muito interessantes :P Também não gosto de ouvir gente a dizer que isto ou aquilo 'não presta', então quando outras pessoas estão a comer aquilo... É isso e olhar para o que os outros comem como se fosse lavadura :P

    ResponderEliminar