quinta-feira, 6 de agosto de 2015

Perguntas de salto e respostas de alto #1

Pois é, estava na altura de começar uma nova rubrica por aqui. 

E do que trata esta nova e espectacular rubrica? Bem, basicamente por aqui vão-se fazer entrevistas.

Estamos numa era em que se fala muito pouco sobre emigração, o que é natural, uma vez que é uma actividade que tem vindo a cair em desuso. Ninguém emigra, ficamos todos agarrados a Portugal com raízes bem fincadas e por lá fazemos a nossa vida... Temos empregos espectaculares, com salários dignos e o futuro parece promissor. Ou então não. 
Já todos sabem que eu emigrei e vão acompanhando aqui pelo blog as minhas aventuras. Mas achei que era altura de começar a dar voz a mais alguns emigrantes (somos tantos, senhores, somos tantos), mas não no estilo depressivo e dramático em que nos retratam, pobres expatriados que choram todos os dias por estarem longe de casa (embora seja, efectivamente, muito difícil).

Portanto, hoje trago-vos a primeira entrevistada que passo, desde já, a apresentar:

A Isabel está, como eu, em Troyes. É das melhores amigas que uma pessoa pode ter e foi a primeira pessoa em quem pensei para estas entrevistas, porque nem fazia sentido que fosse doutra forma, uma vez que foi graças a ela que vim para cá.

Ora, então, vamos lá:


1 - Há quanto tempo saíste de Portugal: 

Há pouco mais de três anos.

2 - O que te levou a tomar a decisão de sair: 
A falta de oportunidades dignas na área da Medicina Dentária em Portugal e a vontade de trabalhar fora do país e conhecer outras realidades. (Falta de oportunidades dignas? A sério? Nãããão.)

3 - A saber o que sabes hoje, voltavas a tomar a mesma decisão? 
Sim, voltava a tomar a mesma decisão, sem dúvida! (Ponto de exclamação!)

4 - Descreve a tua experiência em França em 5 palavras: 
Mudança, experiência, independência, aprendizagem, superação.

5 - 3 coisas (coisas, não pessoas) que trarias de Portugal, se pudesses:
O meu quarto (não que não goste do meu em França, mas também sinto falta deste...), a praia (não é pedir muito, pois não?) e o shopping, talvez, para poder passear quando o tempo anda maluco, o que é frequente.


6 - Em que é que sentes que a tua vida mudou, para melhor e para pior, com a mudança para França? 
A minha vida mudou para melhor no sentido em que posso exercer tranquilamente a minha profissão, numa clínica onde me respeitam e onde tenho um contrato que me oferece segurança, onde o ambiente é bom e onde vou fazendo novos amigos. A mudança para pior prende-se com o facto de não poder estar sempre que quero com a família e amigos.


7 - Um conselho que darias a ti própria, se pudesses voltar atrás no tempo:
Se pudesse voltar atrás no tempo não me preocuparia tanto com coisas pequeninas e mesquinhas da vida e teria aproveitado muito mais o tempo para desfrutar da companhia dos que mais gosto. (Está o conselho dado, gente)

8 - Um conselho para a nossa geração (e para as futuras) dentro e fora de Portugal:
O meu conselho é que aproveitem a vida ao máximo, sempre de forma responsável, claro ;) ! E que não deixem de lutar pelos seus objectivos, mas sem ambições desenfreadas. Que aproveitem cada segundo para serem felizes estejam onde estiverem!

9 - O que achas essencial mudar em Portugal?
Sinceramente, não sei muito bem responder a esta pergunta... Parece que Portugal tem tudo para ser bem sucedido, pessoas trabalhadoras, com garra, com imensa imaginação e formação e a nossa, tão nossa, capacidade de "desenrasque"... Não sei mesmo! (Já eu tenho várias ideias, um dia destes escrevo um livro!)

10 - Onde te vês daqui a 5 anos? E daqui a 10?
Outra pergunta dificil! (Eu sou assim). Daqui por 5 anos vejo-me ainda fora de Portugal, não sei exactamente onde, mas fora de Portugal, sem dúvida! Daqui a 10 gostava de estar a pensar em voltar.

A Isabel, tão fofa. Onde? Em Troyes, pois claro.




5 comentários:

  1. grande rúbrica... acho que poderá servir a muitos jovens... contudo lanço um alerta... em portugal contínua a haver oportunidades... é preciso ir atrás delas... contudo quem vai para fora depois não quer voltar ou só pensa voltar numa fase veterana... o que indica que fora as condições são melhores... desde logo os ordenados...

    ResponderEliminar
  2. Adoro o ponto 5 subscrevo o que a Isabel disse, praia e shopping faz-me tanta falta loool. Sempre impec estas rubricas: continua assim.
    Beijinho SM

    ResponderEliminar
  3. :-) Melhor do que a entrevista foi ler tudo o resto que escreveste!!! Uma querida, sem dúvida :-)

    ResponderEliminar
  4. tenho que assimilar o conselho da pergunta 7!

    Isa,
    http://isamirtilo.blogspot.pt/

    ResponderEliminar