domingo, 20 de setembro de 2015

Book review #1

Um dos meus maiores vícios é ler. Nem sempre sou uma leitora tão assídua quanto gostaria mas, ultimamente, tenho andado a portar-me relativamente bem. Sempre que vou a Portugal aproveito para completar a minha colecção de livros e estas férias não foram excepção.

Portanto, e sem mais demoras, vou falar-vos dos últimos livros que li.

"O problema não és tu, sou eu" da Ana Garcia Martins (aka A Pipoca Mais Doce)

Não é propriamente uma obra literária épica, mas acho que esse também não era o objectivo da autora. Este é um daqueles livros leves, para dar umas gargalhadas, onde são abordadas várias questões sobre relacionamentos amorosos, sempre com muito sentido de humor. Não é um livro que tenha como objectivo ensinar, ou mostrar como devemos fazer as coisas, é simplesmente um conjunto de opiniões bem escritas. Gostei, ri-me muito e li-o em dois dias.


"Resgate" da Danielle Steel

O primeiro livro que alguma vez li da Danielle Steel foi, como o de tanta gente, o "P.S. - Eu amo-te". Gostei imenso (do livro, já do filme nem tanto). Já li outros livros da autora e têm sido uma sucessão de desilusões, umas maiores que outras. Por isso mesmo, não estava com grandes expectativas para este. Comprei-o mais para fazer a vontade ao funcionário da Bertrand, que parecia aflito para me fazer comprar mais qualquer coisa. Não sei se foi por estar com as expectativas tão em baixo ou se o livro é realmente genial, mas adorei-o. Fiquei completamente agarrada e não descansei enquanto não cheguei à última linha. A história tem como tema principal um rapto, mas visto do ponto de vista das várias personagens principais: uma dona de casa, um criminoso com escrúpulos, um criminoso sem escrúpulos e um polícia. A maneira como a escritora conseguiu ligar todas as personagens, criar todo um enredo, fazer-nos ver e sentir as coisas sob o prisma de cada uma das personagens foi, simplesmente, brilhante. Aconselho mesmo muito a leitura deste livro.

"Os muitos nomes do amor" da Dorothy Koomson

Basta ler um livro da Dorothy Koomson para se ficar a conhecer, automaticamente, todas as personagens principais de todos os seus livros. É verdade que ela não se arrisca muito, a trama muda, mas o tipo de personagens é sempre igual mas, já dizia o outro, em equipa vencedora não se mexe. Pois, a questão aqui é precisamente que, apesar de nunca fugir do mesmo registo, escreve sempre livros que eu adoro. Consegue explorar os sentimentos das personagens duma forma mesmo muito complexa, consegue fazer-nos pensar, ficar ansiosos, contentes ou angustiados à medida que nos dá a conhecer as personagens e as suas histórias. Este livro é sobre uma mulher adoptada que, apesar de querer conhecer a sua família biológica, acaba por descobri-la acidentalmente. Entre a nova relação com a sua família biológica e a relação com os pais adoptivos, ela encontra-se dividida, sem saber onde pertence realmente. Além disso, enfrenta outros problemas, tem fantasmas do passado que a perseguem e é ao longo das páginas do livro que os vai enfrentar, assim como a si própria. 
Não vou entrar em muitos detalhes sobre a história, leiam o livro que vale muuuuuito a pena!

11 comentários:

  1. Sofia eu adoro ler, de cada vez que vou a Portugal compro aos 7 e 8 livros de uma vez, a tua cena com a clinic para mim devia ser a Bertrand. Os livros são é um pouco caros, eu de cada vezque vou a Portugal gasto uns 160euros, é um exagero de dinheiro em livros eu sei mas é o meu vicio. A bertrand de vez em quando la me dá um bonus de 5 euros fora o que acumulo com o cartão mas deviam dar-me livros para eu ler e dizer se é bom ou n (loooool, forma d n pagar). Bem era só para dizer que adoro. Da Danielle steel se não tenho todos penso que tenho quase todos, até porque a minha mãe também comprou imensos durante imensos anos, da dorothy koompson já li alguns gostei muito do "a filha da minha melhor amiga" e "os aromas do amor": beijinho enorme continua a escrever que adoro o teu blog

    SM

    ResponderEliminar
  2. Embora não o tenha feito muito ultimamente, também adoro ler. Não conhecia nenhum dos livros, mas sinceramente não são propriamente o meu tipo de leitura. Ainda assim, fiquei curioso com a tua terceira sugestão :)

    Ricardo, The Ghostly Walker.

    ResponderEliminar
  3. A Pipoca escreve muito bem, é um facto!

    ResponderEliminar
  4. O primeiro livro que li da Dorothy foi "A filha da minha melhor amiga" já há uns anos. Ando agora de volta deste e estou a gostar bastante. Mas ainda não acabei...:)
    Beijinho*
    MR<3
    Blog Saga da Emigração

    ResponderEliminar