sábado, 9 de janeiro de 2016

"Quando voltar é um erro"

O título está entre aspas porque é uma frase que li algures (mas não me lembro onde) e que fez todo o sentido para mim. 

Quase 2 anos depois de ter emigrado, começo a ouvir muitas vezes coisas como "e porque é que não voltas?", "de certeza que arranjavas qualquer coisa aqui" e, a minha preferida, "o dinheiro não é tudo".

Não, o dinheiro não é tudo. Precisamente por não ser tudo, se eu fizer uma lista de todas as razões pelas quais emigrei, "dinheiro" vai aparecer em último. Felizmente, o que ganhava em Portugal já dava para ser independente e fazer a minha vida, ao contrário do que poderão dizer muitos dos meus colegas, mas precisamente por dinheiro não ser tudo, isso não chegou para me fazer ficar. Eu queria ter um horário de trabalho decente, queria ter fins-de-semana ou umas folgas de vez em quando, queria ter direito a tirar férias (direito que eu tinha, em teoria, mas do qual nunca me foi permitido gozar. Não tive um único dia de férias durante os anos que trabalhei em Portugal). Queria estabilidade. Queria saber o que era poder andar relaxada, sem medo que o meu patrão acordasse mal disposto ou precisasse do meu posto para algum "afilhado" e me mandasse para o olho da rua. Queria saber que, mesmo que fosse para o desemprego, ia ter direito a alguma coisa (que não tinha). Queria mais respeito, também.

E assim decidi fazer as malas e vir embora. Se, no início, ponderei muitas vezes largar tudo e voltar, agora fico contente por não o ter feito. Agora já sei qual é a sensação de ser respeitada no meu local de trabalho. Agora sei o que é ter um horário concebido para meros mortais, como eu, e não para uma qualquer espécie com super poderes que consegue viver a trabalhar incessantemente. Agora tenho férias. Agora faço viagens. Agora tenho (verdadeiramente) estabilidade financeira. Agora sei que voltar para Portugal ia ser o derradeiro suicídio profissional. Não é uma hipótese que esteja completamente posta de parte, mas está adiada. Não quero voltar. Não quero voltar para o país em que só tinha deveres e não tinha direitos. "Mas podias estar com a tua família", também ouço muitas vezes. Nos meus últimos meses a viver em Portugal, não trabalhei na cidade de onde sou e posso dizer que, apesar de estar à distância de 1 hora e meia de carro, a minha família me via menos do que me vê agora que estou em França.

É com alguma surpresa que vejo as pessoas que em tempos me encorajaram a emigrar, a dizerem-me agora que devia voltar. "Porque quem é que te vai ajudar com os filhos?". Errrr... quais filhos? Sabes de alguma coisa que eu não saiba? E quem é que me ia ajudar em Portugal? Os meus pais ainda têm muitos anos de trabalho pela frente e eu não ia ter possibilidades nem tempo para ter filhos. 

Não tenho arrependimentos da minha decisão de vir embora. Foi a melhor coisa que podia ter feito por mim. Não estou a planear ficar aqui para sempre, não sei o que o futuro me reserva, mas sei que o meu futuro próximo não passa por Portugal. Por isso, deixem-me estar tranquila onde estou. Cada um faz as suas escolhas. Há quem escolha ficar e seja feliz (e ainda bem!). Eu escolhi sair. E agora escolho não voltar. Pelo menos, não agora.







33 comentários:

  1. Acho que nunca nos chegaremos a habituar ao facto de a mairoria das pessoas não compreender essa decisão e ainda por cima nos achar completamente loucas por querer ficar por aqui, onde temos o que nunca sonharíamos ter em Portugal.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É verdade que aqui também nos falta muita coisa, muita gente... mas temos a possibilidade de realmente viver! Coisa que não tínhamos lá

      Eliminar
  2. Pronto,só por causa disto tudo é muito mais, declaro publicamente que fico contigo aqui ;)

    ResponderEliminar
  3. Cada um é que sabe das suas escolhas, se essa foi a tua e se os teus familiares te apoiam e tu estás feliz, qual é a dúvida. O que interessa é que estás a conseguir os teus objetivos. Força :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sim, mas as pessoas gostam de mandar bitaites sobre o que não lhes diz respeito =P

      Eliminar
  4. Percebo bem a tua decisão.
    A minha sitação é diferente, eu estou na escocia a fazer o phd, portanto eu vim estudar. Não tenho os mesmo direitos que os trabalhadores por cá, mas recebo melhor que em portugal e qualidade de trabalho que possa desenvolver é bem acima do que consigo em Portugal neste momento.
    Eu ainda quero voltar...apesar de tudo. Quando finalizar o phd a ver vamos o que decido...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu também quero voltar. Mas não agora, nem com as condições que o meu país tem para me oferecer...

      Eliminar
  5. Cada um sabe da sua vida e das suas motivações. Eu também não tenciono voltar para Portugal, porque tal como tu, não quero voltar à situação profissional que vivi lá. As pessoas olham para os emigrantes como uns gananciosos que só pensam e querem dinheiro, mas não é bem assim. O importante é termos as nossas prioridades definidas e não dar muita importância ao que as pessoas dizem, porque acredita, se voltasses ias ouvir coisas do género "Coitada, não vais conseguir arranjar trabalho, isto aqui está muito difícil, não estavas melhor la?" Enfim kkkk
    Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sim, façamos o que fizermos nunca vamos conseguir agradar =P

      Eliminar
  6. Acho, muito honestamente, que a tua linha de pensamento é a correta. Ninguém tem nada a ver com os teus motivos, deixa pensar o que quiserem!

    ResponderEliminar
  7. A nossa casa é onde nos sentimos bem. Se estas feliz é a única coisa que interessa =)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu não estou em casa, já não sei onde isso é... mas estou feliz, sim (=

      Eliminar
  8. Eu ficarei onde me sentir bem. Hoje sinto-me bem em Portugal e espero ficar por cá.
    Cada qual sabe de si e acho óptimo que não te interesse a opinião dos outros, pois quem vive a tua vida és tu.!
    O mais importante é sentirmo-nos bem onde estamos.
    Beijinhos
    MR💗
    @sagadaemigracao

    ResponderEliminar
  9. Se não arranjar um emprego estável e de que eu gosto mesmo até ao Verão também irei embora de Portugal. A verdade é que aqui ainda junto uns trocos mas não é a vida que que eu quero viver, quero qualidade e ser apreciada pelos meus anos de estudo e esforço. Por isso apoio muito a decisão de quem foi e de quem vai. Temos de pensar na nossa felicidade a cima de tudo!

    http://venus-fleurs.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Mas, infelizmente, há pessoas que não podem ver os outros felizes =P

      Eliminar
  10. É fantástico como as pessoas arranjam mil e uma soluções para a vida dos outros.
    Tu estás feliz e é isso que importa. Ninguém é obrigado a ter de voltar para o país onde nasceu.

    ResponderEliminar
  11. Também há quem pense que as pessoas só emigram por motivos de emprego, como se o emprego fosse o motor principal de toda a gente. Nem toda a gente sente uma ligação especial ao país em que só nascemos por obra do acaso.

    ResponderEliminar
  12. Se um dia achares que deves regressar, regressas. Se achas que deves continuar fora, então és tu que sabes!

    ResponderEliminar
  13. Quando e se fizer sentido voltarás um dia! Agora o importante é estares certa da tua decisão! Força!
    beijinhos
    http://direitoporlinhastortas-id.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  14. e acho que fazes muito bem, não vejo vantagens em voltares, se estás bem como estás, e já alcançaste tanta coisa! :)

    ResponderEliminar
  15. é bom estar feliz pelas opções tomadas :)

    ResponderEliminar
  16. Interessante o teu texto. Não há nada melhor que arriscar, se não o fizermos iremos ficar sempre na dúvida. Hoje, qualquer ponto da Europa é já ali.
    Que sejas muito Feliz e realizada seja onde estiveres.

    ResponderEliminar
  17. Estás corretíssima e fazes muito bem. Por aqui as coisas continuam mais ou menos na mesma, ou seja, uma merda!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu sei =P costumo ir aí bastantes vezes e constato sempre que nada mudou

      Eliminar
  18. Emigrar é algo que me paira na mente desde muito nova. Sei do que falas quando referes todos esses problemas da empregabilidade em Portugal e das suas precariedades! Cada vez mais penso em emigrar, arriscar, sair daqui pois cada vez mais me sinto saturada de trabalhar sem fim, ter de ter duas fontes de rendimento diferentes e dos esforços a nível de tempo e saúde mental que isso implica porque, de outra forma, não teria dinheiro para me governar. É triste que o nosso país seja assim, tem tanta coisa boa, tanta luz, tanta vida, tanto tempo ameno e no entanto falha tanto no que diz respeito a condições, direitos e respeito pelos seus cidadãos... Como encontraste trabalho no local onde estás? Quando saíste de Portugal já tinhas esse emprego garantido? Ás vezes tenho receio porque nunca sei que sites de determinados países são fidedignos a nível de emprego, há tanta maldade no mundo e há tantas coisas que se ouvem pelos telejornais fora que uma pessoa acaba por ficar com medo de enviar cv's para ofertas que podem apenas ser uma fachada para uma rede tráfico ou merdas do género -.-

    ResponderEliminar
  19. Olha, dizes tu aqui em baixo tudo o que quis dizer em cima.
    Suicídio Profissional - acho que isso diz tudo.
    Outras coisas como ter férias, não andar sempre stressada com receio que o patrão fosse implicar com trabalho bem feito, complicar coisas que já estão decididas só para passados dias decidir que afinal estava tudo bem em primeiro lugar, não ter emprego à custa de recibos verdes, que te colocam no desemprego não remunerado, enfim. Fazes um bom resumo do problema que este país tem. Porque é mesmo esse. Os outros todos, são secundários perante o que também tem de bom. Trabalho com boas condições - e não é só dinheiro que entra na equação, e uma boa teia de serviços de saúde caso precises ou queiras constituir família. É o que cá, ainda que se tenha dinheiro, é extremamente difícil. Até os muito bem remunerados às tantas se vêm às aranhas com superiores que detestam ou colegas que lhes tornam a vida mais difícil. É simplesmente um cancro que esta sociedade comporta.

    ResponderEliminar
  20. Ah, claro que vais voltar. Eu até sei quando: quando te reformares, rsss! Porque Portugal pode ser um belo país para se viver, se vieres para descansar e relaxar. Para usufruir esses anos. Para viver a juventude é difícil.

    ResponderEliminar