sábado, 19 de março de 2016

Grão a grão...

... enche a galinha o papo. E, ao que parece, nós também, porque comer sementes é uma moda que veio para ficar. Há quem goste de culottes e há quem goste de sementes de girassol, isto há tendências para todos os gostos, meus amigos.

Ora eu, que sou uma pessoa querida e fofa e que adoro contribuir para o vosso bem estar, assim como acho de extrema importância a partilha de conhecimento, decidi que hoje vos vou ensinar tudo o que sei sobre as sementes que a malta anda para aí a comer que nem pardais (eu incluída). Ou então é só sábado de manhã e eu estou de folga, que é como quem diz, com demasiado tempo livre em mãos.

Vamos, então, ao que interessa:


  • Sementes de linhaça: estas são as minhas preferidas. Entre os seus inúmeros super poderes, conta-se o poder de se grudarem aos dentes que nem argamassa, fazendo-me perder toda uma vida a escová-los e a passar fio dentário de manhã, antes de poder sair de casa e enfrentar o mundo. Além desta característica que, pessoalmente, acho fantástica (not), são óptimas fontes de ómega 3 (importante para a memória e para reduzir o risco de doenças cardiovasculares) e podem ajudar a melhorar a prisão de ventre, a controlar os níveis de açúcar no sangue e a diminuir os sintomas da TPM (tenho para mim que este último não é verdade).
  • Sementes de girassol: estas são mais umas pequenas cápsulas cheias de coisas boas. Vitaminas B e E, magnésio e fitoesteróis (estes últimos ajudam na redução do LDL). Além disso, são ricas em fibras.
  • Sementes de chia: além de possuírem todo um rol de nutrientes importantes, acredita-se que ajudem no emagrecimento, por contribuírem para a sensação de saciedade. No entanto, um estudo nos Estados Unidos concluiu que, afinal, tudo pode não passar duma valente treta. Nada de novo, quem conhece o mundo das ciências sabe que a coisa funciona mesmo assim: hoje é, amanhã pode já não ser.
  • Sementes de abóbora: ricas em magnésio, ómega 3, ferro, zinco e proteínas. Além disso, parece que sementes de abóbora tostadas são um verdadeiro pitéu (não sei, que nunca provei). Acredita-se que tenham propriedades anti-inflamatórias (qual brufen, qual quê) e acho curioso terem um efeito alcalinizante, ajudando a aumentar o pH do corpo, enquanto que a maioria dos alimentos o acidificam.
Posto isto, espero que estejam muito mais cultos. Agora, ide. Ide comer sementes e libertar a galinha que há dentro de vocês (eu cá já comi a minha dose de linhaça diária). Mas, já agora, sem esquecer que as recomendações europeias para o consumo de sementes são de 15g diárias (ou 160, se servirem como substituto à carne). Quem vos avisa, vosso amigo é!







11 comentários:

  1. Muito bem. Eu n~ao como todos dias mas as de chia sao as minhas favoritas.

    ResponderEliminar
  2. Olá, querida! :)

    Devo dizer que nunca experimentei comer sementes, mas a minha curiosidade e vontade aumentaram ao ler este post!
    Espero que consigas descansar muito e aproveitar bens os dias em casa. :)
    Tens toda a razão, mais vale eliminar as expectativas e esperar por quarta-feira.

    Mil beijinhos e bom fim de semana <3

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Experimenta que vais gostar! Além de que escovar os dentes vai passar a ser toda uma nova experiência =P

      Eliminar
  3. Desde miúda sempre gostei de sementes. A minha avó fazia sementes de abóbora com mel e malagueta e eram um petisco maravilhosos.
    Agora uso-as também para nutrir ainda mais as refeições e também gosto muito das sementes de linhaça =)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sementes de abóbora, mel e malagueta parece-me uma combinação curiosa =P hei-de experimentar!

      Eliminar
  4. Está muito na moda, mas incrivelmente ainda não me entreguei a elas :P

    ResponderEliminar
  5. Eu não sou a maior fã de sementes, mas tenho um fraquinho pelas de girassol :)

    ResponderEliminar
  6. Gostei da vertente humoristica deste post! Além da informativa, claro

    ResponderEliminar