terça-feira, 1 de março de 2016

La vie en France #14

Não me interpretem mal: eu adoro a minha vida em França e estou eternamente grata a esta país por me ter recebido e me ter dado condições de vida que o meu próprio país nunca me deu. No entanto, há uma coisa à qual eu não me consigo habituar. Uma pessoa quase que pensa que sim, que já não se incomoda mais com isso, mas não, afinal incomoda-se (e muito).

Sinto que já falei disto imensas vezes aqui, mas o caso é tão dramático, que tenho que o trazer à baila mais uma vez, isto é gira o disco e toca o mesmo: a falta de higiene e o consequente mau cheiro. Porquê, pessoas, porquê? Qual é a necessidade, a sério?

Eu até tentei compreender (não consegui, mas a sério que tentei) que, no pino do verão, esta gente fedesse mais que um par de meias sujas cozinhadas em molho de cebolada e alho. Continuo a achar que um bocado de água e sabão resolvia grande parte do problema e que um desodorizante seria um óptimo investimento para muita gente mas, ao menos tinham a desculpa de que estavam 40º C e uma pessoa passava o dia (e a noite) a destilar suor. Agora, alguém me explique, como é que se consegue cheirar a transpiração de 15 dias em pleno inverno? A sério, por favor, alguém que me elucide. É que eu nem consigo imaginar, com este meu cérebro inocente de pessoa limpa, o que é que será preciso fazer para se cheirar tão mal. E a roupa? Como é que a trazem sempre tão suja? Já cheguei a pensar se França não terá uma espécie de epidemia de casos graves de daltonismo, porque algumas nódoas são tão visíveis que das duas, três: ou não distinguem as cores, ou é alguma espécie de fashion statement (já imagino o título da próxima edição especial de moda da Vogue Paris: Dirty is the new black) ou então são só mesmo muito porcos. 

Ainda me lembro de pensar "é mesmo pena não haver um shoping nesta cidade, dava jeito para ir às compras quando está a chover ou frio". No outro dia, entrei nos correios e fez-se luz: não pode existir um shoping. Quanto menos espaços fechados existirem, melhor, porque são um atentado à saúde pública. O pior de tudo são os comboios, onde já chegámos a ver carraças (e já nem me vou dar ao trabalho de falar do metro em Paris, porque para esse acho que a única solução é incinerarem as carruagens e porem tudo novo).

Será que foi só em Portugal que crescemos ao som de frases inspiradoras como "Branco mais branco, não há" ou "O algodão não engana"? A verdade é que saímos de Portugal muito mal habituados. Tão mal habituados que passamos muitas vezes por uns "exagerados" no que diz respeito à higiene, o que não deixa de ser irónico: eles não são porcos, nós é que somos muito limpos. Yeah, right.



23 comentários:

  1. Olá olá olá, vai ler na minha página sabes, aquela que faço de blog no face? ENtre pontos e virgulas e lê o que lá escrevi. Estamos em sintonia, eu acho que o pessoal aqui quer cuidar tão bem do planeta que não quer gastar água, ou é isso ou é o medo da água calcaria cá da terra se cole aos ossos. beijinhos SM

    ResponderEliminar
  2. Afinal esse mito dos franceses serem mal cheirosos é verdade :p

    http://venus-fleurs.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  3. oh meu deus. isto podia ter sido escrito por mim! opa as pessoas são tao nojentas. eu vivia em paris. imagina andar no metro ou no rer lá, com as pessoas a cheirarem mal e sempre todos nojentos. eu juro que as pessoas nao se lavam. so pode :/

    beijinho

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Não se lavam a elas nem à roupa que trazem vestidas! Não sei o que será pior, o metro ou o RER =P Eu não moro em Paris, mas de cada vez que lá vou encho-me de perfume

      Eliminar
  4. Oh Meu Deus, fiquei completamente chocada! Não fazia a mínima ideia deste facto! A sério, eu achava mesmo que França era o país da moda (e é!), mas que a moda estava associado à higiene pessoal... Carraças? Oh meu deus! Mas, mesmo assim, adorei ler isto! Obrigada por me ajudares a viajar até França, mesmo sentada no meu escritório de pijama! Adorei o blogue (como não o seguia antes?) e estou a seguir! Beijinhos :)))

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada (=

      Sim, Paris é uma das capitais da moda (e justamente) mas aqui há um SÉRIO problema de higiene (ou falta dela) pessoal e pública.

      Beijinos

      Eliminar
  5. Que horror!! Realmente franceses e higiene parecem dois conceitos que nunca se vão relacionar!
    beijinhos
    http://direitoporlinhastortas-id.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  6. Confirmo a veracidade de cada palavra deste post!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu sei que confirmas (= estamos juntas nesta luta =P

      Eliminar
  7. Haha, eu achava que isso era mito! Já estive em Paris mas obviamente, como turista, não reparei em nada disso. É o tipo de coisas que só alguém que viva lá percebe. Oh que pena, e eu que adorava um dia viver em França! Mas não suporto falta de higiene, nada mesmo! É que achava mesmo que isso era só um "mito urbano", que principalmente numa cidade como Paris as pessoas não podiam, jamais, ser porcas. Adorei o post, uma pessoa está sempre a aprender :')

    http://aondenaoestou.blogspot.pt

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Não, não é mito urbano... é verdade, verdadinha!!! =P

      Eliminar
  8. Nunca estive em França e não sabia que o caso era assim tão grave. Fala-se da falta de higiene dos franceses mas pensava que era um estereotipo ultrapassado! Afinal, parece que não...
    Boa sorte!
    nem mais nem menos | Facebook | Instagram

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Não, ainda não está ultrapassado... anseio por esse dia, no entanto! =P

      Eliminar
  9. Não fazia ideia, mas fazes isso parecer assustador! Ahah =P higiente nunca é demais, caramba. Vá lá, com todos os defeitos que temos em Portugal, pelo menos, em geral, a higiene é prezada :D

    ResponderEliminar
  10. Senti a tua revolta quando sugeriste incinerar as carruagens, ahah. Na verdade, sempre pensei que a noção de que os franceses fedem fosse mito, como aquela de as portuguesas terem bigode. Muito medo! Não fazia ideia de que na Europa, e aqui ao lado, ainda há quem ande com nódoas na roupa.

    ResponderEliminar
  11. Olha, eu tinha a ideia que isto de os franceses serem uns porcos não passava de um mito enganoso! Das vezes que fui a Paris tinha a impressão que eram todos muito elegantes e bem cheirosos, mas também era mais pequena e as memórias enganam um bocado. Mas isso assim é mesmo extremamente desagradável de facto! Só com uma máscara na cara e um frasquinho miniatura de perfume é que te safas ahah

    ResponderEliminar
  12. Já tinha ouvido isso e por acaso, das vezes que fui a França não fiquei com essa impressão, mas não andei de metro nem em grandes ajuntamentos. Mas que é mau levar com o cheiro e a imundice dos outros é, um pouco de paciência e um lenço cheiroso e ir cheirando de vez em quando :)

    ResponderEliminar
  13. Credooooooo! Pensava que só em Angola se passavam problemas de higiene desses kkkkkkk

    ResponderEliminar
  14. Deve ser por essas e por outras que os americanos (pelo menos os do sul) acham que os europeus não tomam banho... Obrigada França! ;)

    ResponderEliminar