terça-feira, 14 de fevereiro de 2017

Dia dos namorados e a nossa falta de romantismo

Antes de mais, feliz Dia dos Namorados a todos! Aos que festejam, claro. Aos que não festejam: tenham uma feliz terça-feira, que também merecem!

Nós por cá nunca fomos de festejar o dia dos namorados... Para ser sincera, não há grande coisa que festejemos, além do Natal e dos aniversários de cada um e o nosso aniversário, que calha sempre em plenas férias de verão, portanto, fica fácil ter um dia especial. 

No dia dos namorados, costumo oferecer qualquer coisa simbólica, como um cartão ou uns boxers engraçados, mas não é costume perder a cabeça. Não vamos jantar fora neste dia, nunca, por duas razões: 

  1. costumamos estar em países diferentes (este ano, pela última vez!)
  2. já tentaram ir jantar fora no dia dos namorados? É o inferno na terra. 
O que costumo fazer é aproveitar a desculpa de que há uma data especial a chegar e marcar uma viagem por esta altura (geralmente, alguns dias depois) para fazermos alguma coisa diferente. Este ano, não vai ser possível. Com a minha ida de França para o Reino Unido a aproximar-se a passos largos, não tenho tido cabeça para lidar com nada que não esteja relacionado com a mudança ou com o trabalho. No entanto, vou ter agora uma semana de férias e vou passá-la com ele, em Inglaterra.

Dei por mim a pensar que não somos um casal nada romântico. Não há flores, nem gestos grandiosos ou declarações de amor no meio da rua. Felizmente. Já tive um namorado assim e, como podem ver, a coisa correu muito bem, porque não fiquei com ele. Acho bonito as pessoas serem pedidas em casamento no meio da rua, em frente à Torre Eiffel ou em estádios de futebol, com toda uma multidão de gente estranha a ver. Acho muito bonito, mas não é para mim.

Ora, nem de propósito, um destes dias dei de caras com um postal que o meu namorado me escreveu. Deve ter sido há coisa de 1 ou 2 anos, não apontei a data (coisa que uma pessoa mais romântica que eu teria feito, mas passou-me e, confesso, fiquei com alguma pena de não o ter feito). Acho que deve ser dos poucos postais que ele me escreveu e quando o (re)li, não pude deixar de me rir sozinha. Porque isto é tão "nós". Tão prático e simples, tão despretensioso, tão pouco romântico e, ao mesmo tempo, tão carregado de sentimentos. Este postal foi escrito como quem escreve uma lista de compras. Começa com "FOFINHA:", assim mesmo, em maiúsculas, sublinhado e com os dois pontos e, logo, a seguir, segue-se uma lista de tópicos. Sim, leram bem, de tópicos. Cada tópico é uma frase amorosa, uma declaração à nossa maneira. Eu sei que ele não é particularmente dotado com as palavras, eu sei que para escrever uma coisa que para muitos parece tão simples, ele deve ter perdido uma boa parte do seu dia. E isso é bonito. 

Além disso, vamos ser sinceros, o homem saiu de Portugal para podermos ter uma hipótese de um futuro em conjunto. Que mais é que eu posso pedir? Adoro ser não-romântica com o meu não-romântico.

Por aí, mais alguém assim?

28 comentários:

  1. Cada casal demonstra amor à sua forma e acho que gestos simples e genuínos valem mais do que mil peluches e corações. Eu não sou anti Dia dos Namorados nem grande entusiasta. Olha, gosto de todos os motivos para celebrar os bons momentos da vida, sejam eles quais forem.

    ResponderEliminar
  2. por aqui não se festeja o dia :) :)

    ResponderEliminar
  3. O romantismo tem muitas formas, das mais convencionais aos... tópicos :) O que importa é que estejam os dois na mesma sintonia!
    Feliz dia!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. De convencionais acho que temos muito pouco hehehe. Beijinhos

      Eliminar
  4. Gostei, nao tenho mais nada a dizer. Happy Valentines, boa terça feira

    Sara Morais

    ResponderEliminar
  5. Romantismo é palavra que não existe no meu casamento. Às vezes tenho pena mas... Cada um é como é ;)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. O mais importante é que estejam sempre aí um para o outro (=

      Eliminar
  6. Acho que vocês são românticos à vossa medida! E identifico-me bastante. Também não costumamos fazer nada de especial no dia dos namorados, não costuma haver flores nem declarações de amor em público, mas aproveitamos à nossa maneira e é assim que faz sentido para mim!!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Desde que estejamos felizes é o que interessa, não é? (=

      Eliminar
  7. Também não ligo absolutamente nada ao dia dos namorados! Tanto é que um ano eu e o meu namorado fomos jantar fora e não percebíamos porque é que os restaurantes estavam todos tão cheios...era dia de S.Valentim xD
    beijinhos
    https://direitoporlinhastortas-id.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ahahah bem, acho que ainda não chegámos a tanto =P beijinhos

      Eliminar
  8. O romantismo às vezes é "overrated" :D Às vezes por trás da simplicidade está algo bem mais profundo.

    ResponderEliminar
  9. Por aqui, em 4 anos que comemoramos juntos nunca ligámos muito, ou melhor, o namorado nunca ligou muito e eu obviamente ia esquecendo.
    Este ano foi muito especial, mesmo!
    Em breve conto tudo no blogue :p
    O que importa é amarem-se! Se ao dia 14 ou ao dia 30... Isso não interessa :)

    Beijinho

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. São românticos à vossa maneira =) Nós também não damos grande importância à data mas gostamos de fazer qualquer coisa especial.

      Eliminar
    2. Bem, fico à espera de ler tudo sobre esse dia dos namorados super especial (;

      Eliminar
  10. O romantismo é relativo. Nunca ninguém perceberá como é romântico da parte do E oferecer-me pacote de ervilhas congeladas, aleatoriamente.
    São felizes, é o que interessa =)

    ResponderEliminar
  11. Por aqui não ligamos ao dia. Mas já que é dia dos namorados, gosto sempre de preparar um jantar romantico em casa. E o homem faz questão de chegar mais cedo. Este ano "perdeu a cabeça" e quando cheguei a casa tinha um ramo de rosas em cima da mesa. Se gostei? ÓBvio. Mas gostei mais da mensagem que me enviou logo pela manhã, depois de eu sair de casa. Essa mensagem fez o meu dia.
    Jantar fora nem pensar. Nem presentes. Gosto mais quando ele me surpreende numa outra data qualquer. Por aqui por vezes nem nos anos um do outro oferecemos algo. Oferecemos sim, quando nos apetece e acho isso muito mais bonito...
    Se sou romântica?Sou. Mais do que ele. Mas o meu homem, quando as faz, faz bem feitas:) É romântico à sua maneira. Menos palavras e mais gestos.
    Somos Felizes à nossa maneira e isso é que interessa....:)
    beijinho
    Marta
    @sagadaemigracao

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu não sou romântica e o meu homem ainda menos =P mas também temos os nossos momentos de brilhar hehe (=

      Eliminar
  12. Ahah, acuso-me :) que importa? O que é importante é que demonstrem o quanto se amam, seja de que forma for :)

    ResponderEliminar
  13. Eu sou a romântica, a lamechas, que faz cartinhas e diy vários com coisas amorosas. Estou sempre a pensar em surpresas, em formas de o mimar, sei lá. Ele é muito mais prático. Juntos somos um casal romântico não convencional. Apesar de eu ser dada a coisas fofinhas no geral, ele não é, por isso para mim são românticas aquelas coisas normais do dia a dia em que se nota que ele perdeu tempo ou pensou em mim, do tipo fazer o lanche que eu gosto, deixar-me escolher as séries que vemos, emprestar-me livros dele... Somos mais de gestos do que de palavras.

    Confesso que apesar deste meu lado romântico, não gosto nada de grandes demonstrações públicas nem coisas exageradas em geral. Ser pedida em casamento em público seria um pesadelo para mim. E penso que seria uma chatice viver todo o dia como se estivesse num filme lamechas. Estas coisas têm mais efeito quando são feitas de vez em quando! :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Tens que me dar umas dicas para eu aprender a ser mais romântica =P às vezes gostava de fazer mais uma coisinha ou outra (;

      Eliminar
  14. Imagino que seja em grande parte por isso que vocês se dão tão bem - não estão com fretes de fazer o que não querem ou ser o que não são! Cada pessoa pode ser romântica à sua maneira, mesmo que isso implique não ser tão (aparentemente) romântico :)

    ResponderEliminar