sexta-feira, 17 de fevereiro de 2017

Quando o cansaço não é só cansaço

Eu sou pessoa que se cansa facilmente. Basta ser segunda-feira e o despertador tocar às 6h30 para eu me sentir esgotada, ainda antes de sair da cama. No entanto, até eu tenho os meus limites.

Desde há uns dias para cá que me sentia exausta. Comecei por associar esse cansaço a uma semana em que trabalhei um dia a mais, há 15 dias. Acabada a semana de horas extra ia sentir-me melhor, pensei eu. Acabou a semana e... nada. "É por andar tão stressada com as burocracias da mudança", mas a verdade é que, posta a mão na consciência, não estou tão stressada assim (ainda!). Entretanto, a coisa foi andando e eu continuei a minha vida normal, continuei a comer o que comia, a treinar o que treinava e o cansaço continuava aqui e cada vez pior. 

Na semana passada, quinta-feira, estava no trabalho e comecei a sentir uma vontade imensa de comer doces. Até comentei com a minha assistente, porque vontade de comer doces é mal que me acomete com alguma frequência, mas não sei porquê, aquilo pareceu-me diferente. Quase como uma necessidade e menos uma vontade.

Sexta-feira foi um dia que me custou imenso a passar. Estava lenta, não trabalhei com o mesmo ritmo e, quando o dia acabou, só queria voltar para casa e enfiar-me na cama. Tive uma quebra de tensão depois do banho, que associei ao facto de ser hora de jantar. Comi, sentei-me no sofá e pouco tempo depois atacou a dor de cabeça. Tentei resistir, mas ao fim de algum tempo já não era capaz de suportar a luz do ecrã do computador, estava com tonturas e com dificuldade para conseguir ler. Associei tudo isto às duas últimas noites, que não tinham sido muito repousantes, e fui para a cama. 

Sábado de manhã, voltei a acordar com a sensação de ter sido atropelada por um autocarro. Tonturas, enxaquecas, uma manhã de trabalho que foi um suplício. Durante a tarde, e já em casa, tomei um Brufen 400mg (deixem o 600mg para quando estiverem mesmo a morrer) e deitei-me no sofá. Entretanto, tinha começado a ter espasmos (ou tremores, como lhes quiserem chamar) nas pálpebras, pelo que suspeitei que se tratasse de outra coisa. Deitei-me no sofá e apaguei-me de imediato. Dormi quase duas horas nessa tarde, coisa que em mim é muito rara, eu quase nunca durmo durante o dia, e acordei a sentir-me ainda mais em baixo. Foi só comer, ver alguns episódios de algumas séries e ir para a cama, onde me voltei a apagar até à manhã de domingo, manhã essa que acho que já não preciso de vos descrever, porque o cenário foi o mesmo dos outros dias. Por esta altura, já eu sabia o que fazer.

Segunda-feira falei com a minha médica (vantagem de ser colega de trabalho da minha médica: não tenho lista de espera para ter consulta) e ela confirmou-me o que eu achava: falta de magnésio. Incrível como uma coisa tão simples pode causar um mal estar tão grande. Mal estar que, ainda por cima, pode passar despercebido e ser confundido com mero cansaço. Neste momento, estou a tomar um suplemento alimentar rico em magnésio (que não vou aconselhar aqui, porque cada um de nós tem necessidades diferentes e muita gente até toma suplementos sem ter necessidade nenhuma, acabando, simplesmente, por ter uma urina super vitaminada) e estou a tentar consumir alimentos mais ricos em magnésio (por exemplo: bananas, amendoins, amêndoas, abacate). Um alimento extremamente rico em magnésio é o chocolate (daí a minha vontade súbita de doces... o nosso corpo é muito espertinho), mas tenho tentado manter-me longe dele e compensar com outras coisas. 

Achei por bem partilhar isto aqui pois acho que é uma informação importante. O magnésio é um mineral essencial para o bom funcionamento do organismo e que, entre outras coisas, ajuda a controlar as contracções musculares. Daí que dois dos sintomas mais evidentes da falta de magnésio sejam os tremores nas pálpebras e as cãibras musculares, por isso, estejam atentos ao vosso corpo e, se sentirem algum destes sintomas associados a outros, como cansaço, dores de cabeça, vertigens ou fotofobia (intolerância à luz), aconselhem-se com o vosso médico ou farmacêutico, pois podem estar a precisar de tomar um suplemento.

Posto isto, os meus parabéns a quem conseguiu ler este testamento até ao fim (; 


14 comentários:

  1. Fazes muito bem por partilhar. Os blogs também servem para serviço público :)
    Parece ter sido uma situação um bocado assustadora mas ainda bem que o "diagnóstico" é simples e fácil de remediar. As melhoras!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada! Uma semana depois de ter começado a tomar o suplemento e já sinto melhorias enormes (=

      Eliminar
  2. É bom saber, eu nunca iria dar grande importância, iria pensar que era apenas cansaço, tb sou pessoa de me cansar facilmente XD
    Obrigada pela partilha*

    http://anitaon.blogspot.pt

    ResponderEliminar
  3. Por acaso nunca sofri de nada disto mas se algum dia sentir estes sintomas vou ficar alerta!! Obrigada pela partilha e espero que já estejas melhor :)

    ResponderEliminar
  4. Bolas :(
    Que susto! Espero que estejas melhor. Eu ultimamente tenho tido dores de cabeça todos os dias, mas como ando gripada há mais de 1 semana, a dormir pouco e com o stress da decisão de Angola e do problema de ter que sair do quarto no final do mês e não ter para onde ir... Penso que seja mesmo stress.
    Beijinhos e as melhoras.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Pois, o stress também influencia imenso... mas no meu caso não podia ser stress =\ beijinhos

      Eliminar
  5. Por acaso sinto-me constantemente cansado, mesmo quando não faço propriamente nada para justificar esse sentimento. Aliás, às vezes só de subir uns meros degraus já fico a ofegar. Pergunto-me se terei algo do género! Confesso que não tenho dado grande importância, mas se calhar devia. De qualquer forma obrigado pela partilha, serve de alerta para mais pessoas :)

    Ricardo, The Ghostly Walker.

    ResponderEliminar
  6. Bem eu li tudinho, Estou de parabéns então,ihihih!
    O nosso corpo está sempre a comunicar connosco. Diz- nos o que quer, o que não quer, o que precisa, O que não precisa, entre tantas outras coisas.
    É importante estar atenta ao que ele nos diz. E mais que isso manter comunicação com ele.
    Que bom que o fizeste é que já estás a tratar disso.
    Beijinho e obrigada pela tua partilha.

    ResponderEliminar
  7. Bem, devem ter sido uns dias mesmo horríveis! Por um lado, que chato estar com esse cansaço e indisposição quando seria tão fácil de remediar se soubesses antes! Por outro, ainda bem que é tão fácil de remediar :P Espero que já estejas completamente bem :)

    ResponderEliminar