quarta-feira, 15 de março de 2017

Product review | Óleo de rícino

Um dos meus pontos fracos é o meu cabelo. A genética não foi muito minha amiga neste ponto e herdei um cabelo propenso a queda, que se parte muito facilmente e é extremamente fino. Tão fino que não é qualquer cabeleireira que o consegue pentear. Até uma coisa básica como esticar pode ter um resultado trágico. E já teve. Várias vezes. Com o passar dos anos, tenho aprendido a lidar melhor com ele, tenho descoberto quais os produtos que funcionam melhor, o que devo fazer e o que não posso, de todo, fazer. 

Estou muito feliz por ainda não ter um único cabelo branco, porque sei que quando tiver que o começar a pintar vai ser todo um novo drama: ainda se vai estragar mais depressa e, seja qual for a tinta que eu ponha, vai abrir para o ruivo, mas aquele ruivo mesmo cor de cenoura (já experimentei, há uns anos, e podem ter a certeza que testei tudo o que havia para experimentar, numa tentativa de acabar com estes reflexos, que também aparecem naturalmente, se eu abusar do sol). Obrigada, genes irlandeses. 

Mas, adiante. Se há coisas, como a queda, que consegui controlar com alguma facilidade, há outras que são mais difíceis de resolver, como o facto do cabelo ser fino. Não sendo possível ir directamente mexer no meu ADN e resolver a fonte do problema, ando sempre à procura de produtos que me ajudem a, pelo menos, fortalecer o cabelo. Já encontrei um ou outro que fazem alguma coisita, mas nada de milagres. Os que funcionam melhor são os que a cabeleireira me aplica (não sei exactamente o que são, mas posso perguntar, se interessar a alguém) e, ultimamente, andava pela Internet um grande sururu a propósito do óleo de rícino. Depois de muita pesquisa e leitura de várias opiniões, lá me decidi a comprar, até porque é uma coisa relativamente barata e que, se não fizesse bem, mal também não ia fazer.

O óleo de rícino, segundo li, deve ser aplicado 3 vezes por semana e deve deixar-se actuar, no mínimo, 3 horas, sendo que há quem aconselhe deixá-lo a actuar durante toda a noite.

A minha experiência? Acho que faz ali qualquer coisa, sim. Tenho a impressão de que o cabelo tem crescido mais depressa, não tenho tido muita queda (mas isso também se deve aos cuidados que tenho nesse campo desde há uns anos) e claro que continua a ser fino (vai ser sempre), mas parece-me ter mais alguma resistência. Não acho que seja um produto milagroso, mas isso também se pode dever a eu não fazer as aplicações como aconselham, só ponho uma ou duas vezes por semana e apenas o deixo 2 ou 3 horas no cabelo (no máximo dos máximos). Não consigo passar uma noite com aquilo na cabeça. Porquê? Primeiro, não gosto muito do cheiro. Faz-me lembrar aqueles tempos gloriosos em que era permitido fumar em locais fechados e a nossa roupa, depois duma noite na discoteca, ficava a cheirar a cinzeiro. Para mim, é a isso que cheira (mais alguém?). E, depois, há todo o problema da consistência do óleo. Aquilo é uma verdadeira nhanha, é super espesso e muito difícil de espalhar pelo couro cabeludo de tão espesso que é. Um nojo, em suma. Portanto, quando tenho uma manhã ou um fim de dia em que vou estar em casa, lá ponho o óleo, mas não posso ficar com aquilo na cabeça por mais que um par de horas, senão não aguento.

A minha conclusão disto tudo é que, por pouco que seja o resultado, tendo em conta o preço, vale a pena. Tenho pena de não o ter achado mais agradável de usar, mas pronto, se calhar o defeito é meu e não do produto.

Entretanto, também já li que se deve aquecer o óleo em banho-maria antes da aplicação e que esta deve ser feita com um pincel. Talvez experimente, um dia que esteja com tempo e paciência.

Mais alguém experimentou? Opiniões e conselhos aceitam-se.






16 comentários:

  1. Eu pelo contrário tenho o cabelo forte, já não tão forte como na adolescência mas ainda faço dele o que quero mas na verdade eu queria tê-lo um quanto ou nada mais liso, mais fácil de domar.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Nisso não te posso ajudar, cabelos fortes não são a minha especialidade hehe =P

      Eliminar
  2. Já ouvi falar de desse oleo mas com outro proposito: pôr nas pestanas para estas crescerem! E ouvi que faz maravilhas! x

    E. ♥ Meet me for Breakfast

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Isso ainda não vi, mas das minhas pestanas nem me posso queixar, o cabelo é que é mesmo fraquito, coitado

      Eliminar
  3. Também já ouvi falar muito bem sobre este óleo, mas nunca experimentei! Honestamente, não tenho grande necessidade e não tenho paciência nenhuma! Para além disso tenho o cabelo muito oleoso... não até que ponto poderia colocar mais oleo; mesmo que fosse só nas pontas!
    Last Post: Maquilhagem | PRESENTE DIA DOS NAMORADOS: SEMI-SWEET CHOCOLATE BAR DA TOO FACED
    Ukuhamba

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Acho que o interesse deste óleo é mesmo de aplicar no couro cabeludo, não sei se fará grande coisa às pontas... quanto à oleosidade, o meu cabelo também tem tendência a ficar oleoso rapidamente, mas não acho que isso seja agravado pelo óleo. Sinceramente, quando o ponho depois tenho tanto cuidado a lavar o cabelo para tirar bem todos os restos do óleo, que acho que até fica mais limpo =P

      Eliminar
  4. Eu aconselho sempre às minhas clientes quando elas se queixam de ter pouca sobrancelha! Penso que lhes tem dado resultado! Agora cabelo não sei! Sei que eu precisava muito de um produto para o crescimento mas ainda preciso mais de um para as pontas! No matter what o meu cabelo espiga MILHÕES de vezes mais depressa que outro qualquer! E por isso não o consigo ter muito comprido como queria! :(

    Mas sem dúvida, se conseguir aguentar o cabelo oleoso durante umas horas, vou experimentar! Onde compraste o teu??? :D

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu comprei no supermercado... em Portugal acho que há no Celeiro e também já ouvi dizer que há no Continente (=

      Eliminar
    2. A sério?? Ai, vou já investigar!!

      Eliminar
  5. Nunca tinha ouvido falar desse óleo. Tenho o cabelo muito forte, mas depois de ter sido mãe cai-me com muita frequência e em quantidades generosas, por isso talvez esse óleo me ajude.
    Beijinho

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Dizem que para a queda é espectacular! Eu faço o tratamento anti-queda da Furterer e gosto muito (=

      Eliminar
  6. Por acaso nunca experimentei óleo de rícino (mas já ouvi falar dele); tenho utilizado óleo de coco para fortalecer as pontas espigadas e tem resultado :) Já li que ao ser aplicado no couro cabeludo também ajuda a fortalecer o cabelo. É uma questão de experimentar, apesar do óleo de rícino ser o mais indicado para a queda capilar.

    Beijinho*

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu não gosto da consistência do óleo de coco, mas verdade seja que também não estou nada fã da consistência do óleo de rícino =p

      Eliminar
  7. Quase podia ter sido eu a escrever este post...
    Já experimentei óleo de rícino mas não aguentei a consistência. De vez em quando, quando me lembro, uso um spray capilar e massajo.
    Aplicar o óleo com um pincel parece-me uma excelente ideia!

    ResponderEliminar