segunda-feira, 26 de junho de 2017

Os Antinutrientes

Há algum tempo atrás, falei aqui dum assunto sobre o qual comecei a ler recentemente: os antinutrientes. Choveram perguntas sobre isso, na altura, pelo que decidi vir deixar aqui mais alguma informação. 

Antes de mais nada, quero deixar bem claro que eu não sou nutricionista, nem pretendo fazer-me passar por tal. É uma área que tem muito que se lhe diga e se querem aprofundar alguma questão de nutrição, é com um profissional competente que devem falar.

Então, vamos lá. O que são os antinutrientes? Não são mais do que substâncias presentes nas plantas, sobretudo quando em forma de grão ou sementes, que existem para impedir a digestão. Porquê? Porque se não as conseguirmos digerir, elas vão regressar ao meio ambiente intactas e prontas para germinar, que é o objectivo delas. Existem vários tipos de substâncias para esse efeito e não vou falar aqui de todos porque nem sequer me sinto expert o suficiente para o fazer, mas ficam aqui com alguns exemplos, como os inibidores de enzimas (um exemplo de um alimento altamente rico em inibidores é a soja, do qual eu já fugia, mas por outras razões), os oxalatos (que vão diminuir a capacidade de absorção do cálcio e que existem em grandes concentrações em alimentos como os espinafres, beterraba e quase todos os legumes de folha verde) e os fitatos, presentes sobretudo nas sementes de cereais, legumes e oleaginosas e que se vão ligar às moléculas dos minerais e das proteínas, formando complexos insolúveis e impedindo a sua absorção pelo nosso organismo.

Alguém conhece a sensação de ficar super inchado depois de comer alimentos como grão-de-bico ou feijão? Pois é, essa sensação deve-se à dificuldade que o vosso organismo está a ter para digerir o que vocês comeram.

E qual é a solução? Deixar de consumir esses alimentos? Não, claro que não. É bem mais simples do que isso. É preciso demolhar esses alimentos antes de os consumir. Dependendo do alimento, a quantidade de água que devem usar e o tempo que os devem deixar demolhar, vai variar, mas para a maior parte dos alimentos é aconselhado deixá-los de um dia para o outro, renovando a água a cada 12 horas. A água onde os deixaram a demolhar também deve ser deitada fora, porque a maioria dos antinutrientes é solúvel em água e é lá que eles vão ficar concentrados. No caso dos oxalatos, demolhar não vai ser suficiente para os eliminarem. Para os alimentos ricos em oxalatos, a solução vai ser cozinhá-los. Outra solução, é optarem por grãos e leguminosas germinados - uma vez iniciada a germinação, a própria planta encarrega-se de eliminar os antinutrientes. Eu, pessoalmente, já comprei vários tipos de rebentos germinados e não sou grande fã do sabor mas, para quem gostar, é uma hipótese.

Se quiserem saber mais sobre o assunto, deixo-vos aqui alguns links, onde poderão encontrar mais informação sobre o assunto mas, e quero frisar bem esta parte, não se acreditem cegamente em tudo o que lêem na internet, porque há um grande número de coisas que vão ler que não passam de tretas. Aprendam a desenvolver espírito crítico, a fazer perguntas e, sempre que tenham alguma dúvida mais pertinente, procurem alguém que perceba do assunto. Por último, um obrigada à Bruna, que é quem me introduz a estes assuntos (;







Links:

https://saudeblog.wordpress.com/2010/11/24/vegetais-nao-sao-sempre-saudaveis-%E2%80%93-os-antinutrientes/

https://www.madebychoices.pt/a-importancia-de-demolhar/

http://www.medicina-integrada.com/os-antinutrientes/





8 comentários:

  1. Boa dica, nada como conhecer melhor a comida para melhorar o bem estar físico.

    ResponderEliminar
  2. Gooostei, realmente é cm vc disse, nao acreditem em tudo que leem

    http://phalto.blogspot.com.br/

    Beijo

    ResponderEliminar
  3. Gostei muito do post, matérias muito interessantes, e sim, temos de ter muito cuidado com o que lemos na internet!
    Beijinho, Ana Rita*

    ResponderEliminar
  4. Gostei muito deste post, foi mesmo esclarecedor! :)

    Estranha Forma de Ser Jornalista
    http://estranhaformadeserjornalista.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  5. Estamos sempre a aprender. Um post muito interessante e esclarecedor sobre os antinutrientes.
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  6. Eu adoro leguminosas. Desde o grão, ao feijão até às lentilhas como quase, quase todos os dias. Por acaso não sinto que tenha dificuldade em digeri-los mas sei o quão importante é demolhar as leguminosas para evitar dificuldades digestivas.

    Beijinhos,
    Andreia

    ResponderEliminar