Durante muito tempo, associei o "ser saudável" ao "ser light" e procurava sempre alimentos com poucas calorias. Entretanto, aprendi que as calorias dum alimento estão longe de ser o factor mais importante e comecei a aprender a ler rótulos. Coisas como a quantidade de açúcares começaram, então, a ser mais importantes para mim. Neste momento, aquilo que, para mim, define um alimento saudável é o quão processado aquele alimento foi. Claro que continuo a tentar evitar açúcar refinado e altos teores de gordura e continuo a não querer engordar. Mas, aquilo que privilegio actualmente na minha alimentação são os alimentos no seu estado mais natural possível. Quanto menos alterações forem feitas e quanto menos produtos químicos forem adicionados, melhor.
Um alimento que eu (pessoa gulosa mas que se preocupa com a imagem) sempre apreciei, foi a gelatina. Fosse Inverno ou Verão, gelatina marchava sempre. E quando lançaram as gelatinas pobres em calorias, então é que foi uma festa. No entanto, sendo eu gulosa e preocupada com a imagem, também sou preocupada com a saúde e gosto de saber a origem do que como. Sempre soube que grande parte das gelatinas que havia por aí eram de origem animal, mas isso nunca me incomodou. Até ao dia em que começou a incomodar. Não sou vegana, como carne e peixe e imensos produtos de origem animal, mas saber que estava a comer algo que tinha vindo de ossos, cascos e tecidos de ligação de vacas e porcos começou a meter-me... hm, qual é a palavra... nojo. Portanto, comecei a consumir gelatina de origem vegetal. Pequeno problema da gelatina de origem vegetal: costuma ter aspartame, que é um adoçante. Há quem diga que não está provado que o aspartame é nocivo para a saúde, há quem jure a pés juntos que é cancerígeno. Por via das dúvidas, eu preferi deixá-lo de lado, o que reduz drasticamente as opções de gelatina disponíveis. Há algumas marcas que usam Stevia e não aspartame, mas aqui em Inglaterra nunca consegui encontrar.
Solução: pedir socorro à Bruna, que tem sempre solução para estas coisas. A solução dela não podia ter sido mais simples: Ágar-ágar, que é uma substância gelatinosa que é extraída de algumas espécies de algas. E assim, tão simplesmente, as minhas gelatinas foram salvas.
A minha primeira experiência com o Ágar-ágar não correu muito bem. Isto, porque decidi usar a quantidade que vi na net em vez da quantidade que vinha indicada na embalagem e o resultado foi que a gelatina não solidificou. Se isto vos acontecer, não deitem tudo fora (como eu quase fiz). Podem voltar a ferver, juntar mais flocos ou pó de ágar-ágar e tentar outra vez. Com este pequeno "remendo" já consegui a gelatina que queria.
Aviso-vos já que a consistência da gelatina não vai ser a mesma a que estão habituados. Mas, pessoalmente, não me faz diferença. Já o sabor, só vai depender de vocês e da vossa criatividade.
Vou deixar-vos aqui a receita da minha mais recente gelatina, de sabor a ananás. Sim, é mais calórica que as gelatinas normais, mas as únicas calorias e o único açúcar que tem são do ananás (que é ananás de verdade, sem nada adicionado) e, na minha opinião, é a saúde que sai a ganhar.
Ingredientes: (para 1 litro de gelatina)
- 400g de ananás partido aos pedaços
- 1 L de água (podem adicionar um bocadinho mais porque, ao ferver, vão perder alguma água)
- 4 colheres de sopa de flocos de ágar-ágar (ou pó, depende do que conseguirem comprar. Prestem bem atenção às quantidades recomendadas na embalagem e guiem-se por elas)
- Stevia (opcional)
Confecção:
- Começar por fazer 1 litro de sumo, adicionando água ao ananás e triturando tudo. Não tem nada que saber e podem usar a fruta que quiserem e juntar mais ou menos água, consoante a quantidade de gelatina que quiserem fazer. Não se esqueçam de provar, para terem a certeza que está ao vosso gosto e podem, nesta etapa, optar por juntar um bocadinho de Stevia. O ananás que usei aqui não era muito doce, pelo que adicionei meia colher de sopa de Stevia e ficou perfeito.
- Colocar tudo numa panela e aquecer a mistura até ferver.
- Juntar os flocos de ágar-ágar, mexer bem e deixar ferver cerca de 2 minutos, mexendo sempre.
- Transferir o preparado para um recipiente próprio (uma forma, uma tigela, o que quiserem) e deixar arrefecer.
- Colocar o recipiente no frigorífico até a gelatina solidificar completamente.
E pronto, uma vez sólida, a vossa gelatina está prontinha a ser consumida!
Vou experimentar a receita :D
ResponderEliminarMyx Blog | Facebook | Instagram
Bem interessante. Se calhar tento fazer.
ResponderEliminarBeijinhos
www.beatrizcouto.com
Desconhecia tal coisa como ágar-ágar. É que nem nunca tinha ouvido falar :O Mas sem dúvida que não deixa de ser uma ótima opção. Obrigada pela partilha ;)
ResponderEliminarObrigada pela receita! Sem dúvida que fiquei curiosa e quero muito experimentá-la :)
ResponderEliminargostei desta ideia. Adoro gelatina e o pessoal lá de casa tb, mas só a de morango, a que compro e tem de ter açúcar. Por isso lá se vai a dieta.
ResponderEliminarHmm fiquei curiosa em experimentar esta receita!
ResponderEliminarBeijinhos,
Inês
http://www.indiglitz.pt
Uma boa ideia e uma receita excelente. Obrigada.
ResponderEliminarUma boa semana.
Beijos.
Engraçado, nunca tinha ouvido falar desse produto mas Parece-me bem :)
ResponderEliminarEngraçado, nunca tinha ouvido falar desse produto mas Parece-me bem :)
ResponderEliminarAssim que conseguir por as mãos no agar agar é a primeira coisa que vou fazer!
ResponderEliminarBeijinhos
Andreia
http://acasadella.com
Não sei se serei fã dessa gelatina. Sou muito esquisita xD. Já das normais não gosto muito, como porque faz bem.
ResponderEliminarBeijinhos,
Cherry
Blog: Life of Cherry
As gelatinas não "fazem bem". Podem ser bons aliados nas dietas para perda de peso, mas se não gostas, não há necessidade nenhuma de as consumires (; eu como porque realmente gosto e ajuda-me a não ter tanta necessidade de doces
EliminarAndo com muita curiosidade em experimentar o agar-agar, já ouvi falar muito nesse produto, mas ainda não o experimentei.
ResponderEliminarMRS. MARGOT
Gosto de gelatina, mas é algo que nunca me lembro de fazer.
ResponderEliminarDesde que tornei-me vegetariana comecei a perceber a quantidade de porcaria que existe nas comidas processadas e sinceramente para mim é puro veneno. Por norma faço quase sempre tudo em casa e quando não acontece tenho muito cuidado com o que compro (mas é certo que há aqueles dias "maus")
ResponderEliminarGelatina por acaso é algo que nunca gostei, mas comprei agar-agar para experimentar fazer outras receitas.. vamos lá ver como fica :D
Beijinhos,
Dezassete
Gostei muito da receita! Vou experimentar! 😘😜 https://afarmaciajaponesa.blogspot.com
ResponderEliminarPor acaso não sou grande fã de gelatina, mas adorava experimentar fazer vegan *.*
ResponderEliminarBeijinhos,
Blog An Aesthetic Alien | Instagram | Facebook
Youtube
Eu gosto mas admito que já não como há imenso tempo, mas geralmente também só comia das vegetais e não fazia ideia acerca do aspartame! Tenho mesmo que experimentar a tua sugestão :)
ResponderEliminarBeijinhos, The Fancy Cats
Há alguns anos que mudei a minha alimentação, reduzida em açúcar e gorduras. Não como gelatina e nem nunca tinha ouvido falar desta, mas parece-me tentadora
ResponderEliminarGostei imenso da receita, também tento publicar no meu blog receitas mais saudáveis
ResponderEliminar