terça-feira, 17 de outubro de 2017

Os números da desgraça

Os incêndios em Portugal não são novidade nenhuma para ninguém. Eu tenho 29 anos e desde que me lembro de ser gente que me lembro também dos incêndios. É triste, é revoltante e não estou a par dos interesses que dizem que andam por trás desta situação, que foi escalando verão após verão até culminar na calamidade que foi este ano. 

O que eu sei é que este ano arderam mais de 225 mil hectares de floresta em Portugal. Arderam casas, arderam terrenos, ardeu tudo. 65 pessoas perderam a vida em Junho e agora mais 41 (pensava eu que eram 36, mas o Notícias ao Minuto actualizou há pouco para 41), o que dá um total de 106 pessoas. 106 perderam a vida este ano, em Portugal, por causa dos incêndios e isto é muito grave. Não querendo, obviamente, minimizar o que se passou noutros países, mas morreram mais pessoas em Portugal do que nos atentados de Barcelona e de Inglaterra combinados. Não há vidas mais valiosas que outras, mas é só para termos uma perspectiva da matemática da coisa. 

Nenhum discurso no facebook vai trazer de volta as pessoas que partiram. Nenhuma notícia, nenhuma crónica, nada nem ninguém vai poder reverter o que se passou e a verdadeira justiça nunca será feita, porque a verdadeira justiça era que nada disto tivesse acontecido. Mas temos de deixar de encolher os ombros, porque achamos que nunca nada vai mudar e, como tal, não estamos dispostos a lutar para que mudem (e, antes que me venham para aqui atacar, sou a primeira a admitir que também eu tenho de mudar). Não pode ser, somos melhores que isto e merecemos melhor que isto. 

Não sei quais serão as melhores soluções porque este não é, de todo, um tema que eu domine. Mas tem de haver alguma solução, tem de haver alguma coisa a fazer. Aprendi com os franceses que a pior coisa que se pode fazer é baixar a cabeça e desistir sem dar luta. Se é preciso acabar com os eucaliptos? Que se acabem com os eucaliptos. Se é preciso mais fiscalização para as limpezas dos terrenos? Pois, venham elas. São precisos novos governantes? Bem, eu sou da opinião de que toda a vida política em Portugal precisa de uma remodelação a fundo, portanto, seja qual for o pretexto, eu sou a favor.

Que nunca se esqueçam as 106 vidas que foram perdidas este ano. E, por respeito aos que foram e aos que ficaram, que nunca mais se repita este cenário.


11 comentários:

  1. Há que tomar medidas, e depressa... Temo o pior :( Beijinhos*

    ResponderEliminar
  2. Olá Sofia,
    Já sigo o teu blog há uns tempos (por causa do ACMA), mas acho que nunca comentei nada aqui.
    Muitos parabéns por esta reflexão. Subscrevo tudo aquilo que aqui escreves. Dada a minha revolta perante tal situação, apenas acrescento uma pequena reflexão: em que me medida é que aqueles que mandam no nosso país têm em conta as investigações científicas, realizadas por académicos, relativamente a estes assuntos? Nunca pesquisei, mas deve haver alguém, numa qualquer universidade portuguesa ou estrangeira que dedique o seu tempo e aplique fundos económicos a estudar a floresta, os incêndios, o ordenamento florestal... Porém, os nossos políticos nunca "ouvem" a ciência, nem aplicam o seu tempo a reunir-se com quem de facto investiga e percebe do assunto de forma encontrar soluções.
    A ignorância e a inércia das pessoas é a coisa que mais me assusta. Quando é que, aqueles que decidem o futuro deste país, vão perceber o que é trabalho multidisciplinar?
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  3. O nosso querido Portugal :( tem que haver mudanças, penas mais pesadas para os incendiários e limpeza de matas e florestas. Isto não pode continuar, como tu, sempre me lembro de haver fogos no Verão mas nunca chegaram a este ponto. :(

    https://filipa-goncalves.blogspot.pt

    ResponderEliminar
  4. Os interesses surgem dos mais diversos quadrantes. Há quem os tenha económicos, há quem os tenha políticos, há quem os tenha patológicos. Todos combinados e ficamos com um bonito lote de candidatos a incendiários.
    Para quem não percebe do assunto, apontas umas quantas medidas bem interessantes. Desde logo, travar a proliferação do eucalipto. Há partidos políticos e franjas da sociedade que andam a alertar a anos para o problema que decorre da plantação desregrada de eucaliptos e nunca ninguém conseguiu fazer com que os alertas se sobrepusessem aos lobbies da indústria da celulose. Se precisamos de novos governantes? Pois precisamos. Precisamos de dar mais peso a quem se tem mostrado como alternativa credível à governação. Andamos há quarenta anos a entregar o comando do país ora a PS, ora a PSD e os erros de uns e outros em matéria de prevenção, combate a incêndios e (não) reforma da floresta acumulam-se ao longo de décadas.
    Estou um pouco cansado que as pessoas vejam isto acontecer e insistam em ver nestes senhores os salvadores da pátria que tem, afinal, ajudado a destruir.

    ResponderEliminar
  5. Em Pedrogão o número de vítimas foi mais de 90, mas só revelaram o que interessou...
    Boa reflexão. Infelizmente é o que temos :(

    ResponderEliminar
  6. É tão triste. Uma pessoa parece que até tenta desligar para não sofrer.

    ResponderEliminar
  7. Eu ando sem palavras. Não consigo perceber, não consigo! É triste, é horrível!

    Beijinho d'

    A Marta
    https://amartaeumblog.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  8. Acabei agora mesmo de desabafar no meu blogue esta tragédia que vivi e afectou familiares.
    É urgente fazer-se qualquer coisa e punir severamente os responsáveis.
    Numa Aldeia o fogo começou às 06H05 da manhã e de madrugada tinham caído uns chuviscos...não foi de certeza as altas temperaturas :(
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  9. Nem sei muito bem o que dizer em relação ao que aconteceu. Só sei que tem que se fazer justiça senão vai continuar a repetir-se.

    Kiss, Mariana Dezolt
    Messy Hair, Don’t Care

    ResponderEliminar
  10. Foi desastroso o que aconteceu. É mesmo preciso tomar medidas, sejam elas quais forem. É triste e revolta-me a quantidade de vidas que se perderam este ano em incêndios.

    ResponderEliminar
  11. Lamentável... e sim, muito mas muito revoltante.

    ResponderEliminar