terça-feira, 27 de fevereiro de 2018

ACMA - Tradições e Costumes

Quando me enviaram o tema deste mês para a colaboração no ACMA e li “Tradições e Costumes”, tive um pequeno ataque de pânico. Tradições? Costumes? Se há pessoa que não tem nada a ver com isso, sou eu. A minha família não tem nada de tradicional, sempre fui criada a questionar tudo e a pôr tudo em causa, e “tradições e costumes” não são connosco. Além deste pequeno dilema de não saber o que escrever sobre isto em particular, este mês não tenho conseguido escrever sobre nada em geral. Mas, depois, ocorreu-me ver isto por outra perspectiva. Porque posso não ser uma pessoa de “tradições tradicionais”, passo o pleonasmo, mas também tenho as minhas tradições e os meus costumes, assim como toda a gente.

Todos temos aquele hábitos que são tão nossos que acabam por ser “tradição”. Por exemplo, para mim é tradição nunca ir para a mesa de pijama. É tradição ir lanchar croissants com manteiga prensados com a minha avó quando vou a Portugal e levar da confeitaria uma caixinha de húngaros para a minha irmã. Também é tradição que quem acaba por comer metade da caixinha de húngaros é a minha mãe. Está a começar a ser tradição ir correr com o homem ao domingo de manhã. É tradição ele abraçar-me quando o meu despertador toca às 6h, para ficar ainda mais difícil sair da cama. É tradição irmos passear ao fim-de-semana, fazermos quilómetros a pé, pararmos para um café (também é tradição dizermos "vamos tomar café" quando nenhum dos dois bebe café) e depois voltarmos para casa para vermos um filme os dois. É tradição ir experimentar cafés novos no Porto com as minhas amigas, de cada vez que lá vou, mas também é tradição ir jantar sempre ao mesmo sítio com o homem.

São hábitos. São costumes. E são tradições. São coisas nossas que ajudam a fazer de nós aquilo que somos. Coisas que nos tornam únicos e que nos distinguem de uns e nos aproximam de outros.

Com este texto cheguei à conclusão de que posso não ser o tipo de pessoa mais tradicional que há, mas também eu sou uma criatura de hábitos e cheia de tradições e costumes. E tenho para mim que estas são as melhores tradições de todas: aquelas que criamos para nós. Seja porque se enquadram no nosso estilo de vida ou porque nos fazem felizes (ou só porque nos deu na telha). E vocês, quais são as vossas tradições?

"Sobre o projeto A Cultura Mora Aqui

Criado pela Ju, do blog Cor Sem Fim, o projeto A Cultura Mora Aqui - ou ACMA, para abreviar - tenciona, tal como tenho vindo a referir nos meses anteriores, trazer a cultura de volta à internet com temas mensais ou bimestrais. Para participarem, só têm de enviar um e-mail com os vossos dados para acma.cultura@gmail.com - aproveito para repetir que não vamos falar sobre outfits, maquilhagem, moda, etc, e que qualquer um de vós pode participar, não sendo obrigatório fazê-lo todos os meses. Para não perderem nenhum post, já podem seguir página do ACMA no facebook e a Revista."


24 comentários:

  1. Concordo contigo! As nossas rotinas tão pessoais... Fazem de nós aquilo que somos e aproximam-nos de quem é como nós :)

    Beijinho!

    ResponderEliminar
  2. Gostei muito de ler este teu texto. Saíste-te muito bem a descrever as tuas tradições =).

    ResponderEliminar
  3. Também não sou uma pessoa muito de tradições :)

    ResponderEliminar
  4. E são coisas tão especiais!
    beijinhos
    https://direitoporlinhastortas-id.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  5. Aw! Também não tenho propriamente "tradições" quando pensamos na palavra em si, mas sim costumes! Vou muitas vezes lanchar ao mesmo sítio, realmente já posso considerar tradição eheh. Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sem darmos conta, estamos todos cheios de tradições (;

      Eliminar
  6. Parece-me que afinal tens boas tradições :)

    ResponderEliminar
  7. Quando vi a primeira publicação sobre este tema, inconscientemente, dei por mim a pensar que, se participasse no projeto, não saberia sobre o que escrever. Mas adorei a tua perspetiva. De facto, todos acabamos por ter costumes e tradições, podem é não ser aqueles que são socialmente impostos

    ResponderEliminar
  8. Acho que as minhas unicas tradições são comer malassadas no Carnaval e aquelas superstições da passagem de ano xD
    Por onde anda a Sofia?-Instagram

    ResponderEliminar
  9. Não conhecia esse projeto mas gostei da tua resposta ao tema deste mês. E concordo contigo, todos nós temos as nossas tradições e as que são SÓ NOSSAS são ainda mais especiais.

    Beijinho
    doce-branca.blogspot.pt

    ResponderEliminar
  10. Identifiquei-me bastante com este texto porque também não fui criada numa família propriamente tradicional. Até porque a família da minha mãe vem de África... somos tudo menos tradicionais! 😀😀
    Depois na minha casa, a família que eu construí... é como dizes: vamos criando as nossas próprias tradições e hábitos.
    Beijinhos

    Blogdiariodeumafamilianormal.blogspot.pt

    ResponderEliminar
  11. Sem dúvida que os costumes e tradições mais importante são aqueles que criamos para nós mesmos, tendo em conta a nossa vida, os nossos gostos. Não sou muito dada a tradições e costumes impostos, mas tenho uma data de tradições e costumes só meus/da minha família.

    ResponderEliminar
  12. Gostei da perspetiva com que abordaste a questão. Todos temos os nossos hábitos e costumes, ainda que inconscientemente :)

    ResponderEliminar