terça-feira, 19 de maio de 2020

Sofia na Cozinha | Queijadas (super fáceis!)

Estamos na nona semana de quarentena aqui no UK e a imaginação começa-me a falhar. Já não sei mais o que fazer para não me aborrecer. Os dias parecem-me todos iguais e enormes, cada dia que começa é apenas um doloroso prolongamento do dia anterior, sem nada de novo, sem nada de excitante. Ainda bem que tenho uma filha, é a conclusão a que chego. Torna tudo bem mais cansativo, mas também mais divertido, mais... preenchido.


Outra coisa que tenho aproveitado para fazer por estes dias é experimentar receitas novas. Eu sou aquela pessoa que adora pesquisar receitas, ver fotos de pratos bonitos e guardar todas as receitas que me agradam para as experimentar quando tiver tempo. Ora, nunca tive tanto tempo para cozinhar como agora (dependendo do bom humor - ou falta dele - da Leonor), pelo que tenho deitado mãos à obra. Já fizemos pão (o homem está um verdadeiro mestre na arte da panificação, deixei a padaria ao seu encargo), carbonara de verdade (aka sem natas), bolo de limão, bolo de cacau, waffles, bolo de cenoura no micro ondas (sem açúcar!), bolo de maçã e... queijadas. Amo queijadas, nunca tinha tentado fazer porque achava, na minha ignorância, que iam ser demasiado difíceis para uma cozinheira amadora como eu. Não só são facílimas, como descobri uma receita tão boa - mas tão boa - que o homem, que detesta bolos e me deixa sempre a comê-los sozinha, já me pediu para repetir duas vezes. São maravilhosas, a sério. Cremosas e doces na dose certa, com um ligeiro aroma a limão. Não se consegue comer só uma!


Vão precisar de (estas doses rendem 12 queijadas): 
  •  200g de açúcar (experimentei com açúcar amarelo e não funciona tão bem, o melhor é mesmo o branco)
  •  2 ovos
  •  130g de farinha sem fermento
  •  50g de manteiga
  •  raspa de 2 limões (ou de 1 limão grande)
  •  500ml de leite
Preparação:


  1.  Pré-aquecer o forno a 180 graus e untar a forma para as queijadas. Eu uso as formas de muffins, mas já vi a fazer em forma de tarte ou brownie e cortarem à fatia.
  2.  Juntar a raspa dos limões ao açúcar e "amassar" com a vara de arames - este passo é muito importante para garantirem o aroma do limão. O açúcar deve ficar com um aspeto ligeiramente "empapado".
  3.  De seguida, juntar os ovos e bater bem, até terem um creme de cor clara e com algum volume.
  4. Juntar a manteiga amolecida e bater. 
  5.  Juntar a farinha e envolver bem na mistura.
  6. Por fim, adicionar o leite e voltar a misturar. Por esta altura, devem estar com uma mistura bem líquida, mas é mesmo para ser assim.
  7. Deitar a mistura nas formas (eu uso o copo medidor, porque torna o processo mais fácil, uma vez que o preparado fica mesmo bastante líquido). Podem encher as formas até ao bordo, porque as queijadas não "crescem". 
  8. Levar ao forno a 180 graus por 30-35 minutos (no meu forno são precisos os 35 minutos).
  9. Desenformar e comer! 
A nível de informação nutricional, cada queijada (respeitando estas quantidades de ingredientes) tem cerca de 180kcal, o que não é imenso para um bolo, especialmente um bolo tão bom quanto este!



2 comentários: