sexta-feira, 25 de março de 2016

My favorite F word


Friday pode muito bem ser a minha segunda palavra preferida que comece por "f", mas hoje só me apetece usar a primeira. 
O bom de ser dentista é que lidamos com pessoas e com a sua saúde, mas não necessariamente com questões de vida ou de morte (desde que tenhamos os devidos cuidados para não sermos nós próprios a provocar a morte do paciente). Mas, claro, há as excepções. E hoje foi um desses dias. Tenho um paciente com cancro da parótida. O senhor tem os dias contados e estas coisas deixam-me completamente de rastos.

F***.

8 comentários:

  1. São situações péssimas de se lidar. Resta-nos sempre tentar passar algum otimismo à pessoa, mesmo que isso seja muito difícil :(. Beijinhos

    ResponderEliminar
  2. Eu consigo estabelecer empatia no trabalho quando tenho casos assim (eu só sou estudante e já lidei com muitos), mas para mim já não me deixa de rastos e já não me impressiona como antes , porque o meu pai teve uma neo, felizmente por agora está bem. Quando as coisas npos calham a nós os outros deixam de ter tanta importância (e eu sei que é mesmo muito frio dizer isto, mas é a verdade). Deve ser um subtipo agressivo entao porque as neoplasias da parótida normalmente até são mais benignas :( espero que o senhor tenha um acompanhamento. Na verdade, nós também temos os dias contados, só nao sabemos quando é que vão deixar de contar

    ResponderEliminar
  3. Sofia,

    Mais uma vez, obrigada pelos teus conselhos! Tens sido fantástica, nem sei como é que tens paciência para ler as coisas que escrevo e ser sempre tão querida!
    Ah, és dentista! Lamento mesmo que o teu paciente esteja a passar por isso mas, de facto, não há nada que possas fazer para inverter essa situação... Pensa que podes fazê-lo sorrir e proporcionar-lhe uma melhor qualidade de vida enquanto ele estiver neste mundo! E, de certeza, que ele ficará sempre agradecido por isso!

    Beijinhos e sorri! Pode ser que a primeira palavra começada por f deixe de ser a tua preferida!

    The Breakeven Girl - http://thebreakevengirl.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  4. Que o teu sabado seja melhor! Bom fim-de-semana!

    ResponderEliminar
  5. Como te percebo! Sendo eu da área da saúde e trabalhando na área da oncologia sei bem o que é conviver com essas situações... Força!
    beijinhos
    http://direitoporlinhastortas-id.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  6. Sutuações tristes, mas fazem parte da vida e de algumas profissões. Anima-te vá. Beijinho

    ResponderEliminar
  7. Não é fácil lidar com a iminência da morte :(

    ResponderEliminar