quinta-feira, 3 de março de 2016

Sofia na cozinha #2

Estou longe de ser uma fundamentalista no que diz respeito a estilos de vida saudável. Acho muito bem, mas acho que tudo na vida tem que ter peso e medida. Tento ter uma alimentação saudável, tento fazer desporto, mas se tiver um dia de merda e me apetecer devorar um pacote de bolachas quando chegar a casa, eu vou devorar um pacote de bolachas quando chegar a casa (primeiro, vou ter que o ir comprar, porque nunca tenho bolachas em casa, mas perceberam a ideia).
No entanto, e dentro daquilo que considero razoável, tento fazer escolhas saudáveis e que se adequam a mim. 

Há uns tempos (2 anos? mais mês, menos mês) tive uma infecção urinária. Como vinha a ser um problema recorrente, a minha médica pediu ao laboratório de análises que fizesse um antibiograma para me dar o antibiótico certo e resolver aquilo duma vez (até hoje, nunca mais tive nada). O resultado do antibiograma foi uma resistência a inúmeros antibióticos, muitos dos quais já me tinham sido prescritos para tratar as persistentes infecções urinárias (daí não funcionarem). Quando vi o resultado das análises, lembrei-me duma conversa que tinha tido há uns anos com um amigo, sobre o facto de se darem antibióticos aos frangos nos aviários (deste lado só se têm conversas interessantes) e pus-me a pensar que, uma vez que não sou alguém que tenha tomado muitos antibióticos ao longo da vida, as minhas resistências poderiam estar a vir doutro lado. Talvez esteja errada, talvez não tenha nada a ver, mas desde aí que tento optar por alimentos biológicos. E a verdade é que sim, são mais caros, mas nota-se uma diferença. Eu, pelo menos, notei. A massa e o arroz são muito mais fáceis de digerir, a carne não encolhe ao cozinhar, e, enfim, há sempre a sensação de que estamos a fazer uma escolha melhor por nós e pela nossa saúde.

Hoje, não vou partilhar convosco nenhuma receita. Penso que toda a gente sabe fazer esparguete à bolonhesa. Vou só partilhar convosco as fotos do meu esparguete à bolonhesa biológico, com esparguete de quinoa, salsa e alho, carne biológica e... bem, basicamente, tudo biológico, acho que já perceberam a ideia.

Este esparguete é uma descoberta recente, mas fiquei fã!



E o resultado final... delicioso!

5 comentários:

  1. Eu também prefiro coisas bio, mas as vezes são tão caras

    ResponderEliminar
  2. És capaz de ter razão. Mesmo tentando fazer uma alimentação saudável, não sabemos muito bem o que andamos a comer!

    ResponderEliminar
  3. A diferença é abismal, sobretudo nos frescos!
    beijinhos
    http://direitoporlinhastortas-id.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  4. É uma questão de carteira e de opção e na província é bem mais fácil comer biológico do que nas cidades.

    ResponderEliminar