domingo, 22 de maio de 2016

La vie en France #17

Cada vez mais me convenço de que isto de ser emigrante é um modo de vida extremamente cíclico. 
Há fases em que tudo está bem. Fases em que, apesar das saudades, tudo corre às mil maravilhas e uma pessoa anda bem-disposta e contente com a vida. Não importa se chove ou se faz sol, os dias correm bem e o tempo passa a correr.

Depois, há as fases em que parece que tudo está mal com o mundo. As noites são mal dormidas, os dias são mal passados, o trabalho é um suplício e vir para casa, para o meio de quatro paredes é ainda pior. Estas são as fases que nos fazem duvidar de tudo e pensar porque é que eu vim para aqui? Acredito piamente que seja tudo muito mais fácil quando não se está sozinho e, apesar de ser extremamente grata pelos amigos que tenho aqui (alguns que já trazia de casa e outros que fiz por cá), continuo a sentir que me falta qualquer coisa. No meu caso em particular, há duas coisas que tornam o "estar aqui" muito difícil. Além da parte de viver sozinha, com o meu namorado a mais de 1000 km de distância e ainda sem solução à vista para isso, há a parte de que eu nunca quis viver no estrangeiro. Há pessoas que têm esse sonho e que querem imenso passar pela experiência, mas eu não sou, nem nunca fui, uma dessas pessoas. E, no entanto, adoro viajar. Mas, quando viajo, também gosto muito de voltar para casa. Mas, a vida prega-nos partidas e dei por mim à beira da loucura quando trabalhava em Portugal, pelo que acabei por decidir que o melhor para mim seria emigrar. Não me arrependo nem por um segundo dessa decisão. Já disse muitas vezes e repito: foi a melhor coisa que podia ter feito pela minha vida profissional. Mas é tão injusta a sensação de querer voltar e saber que me vou arrepender amargamente se o fizer. É tão injusto sentir que não sou eu que mando na minha vida, e sim toda uma conjuntura sócio-económica que está nas mãos de sabe-se lá quem. Tudo isto é tão injusto. Tudo.

Mas, hoje não estou aqui para falar de tristezas. Hoje estou aqui para dizer que tenho andado numa fase boa, depois de uma fase má que custou a passar. Hoje estou aqui para agradecer pelo fantástico dia de sol que tivemos ontem, pela tarde na esplanada entre amigas e gelados. Estou aqui para agradecer pela sorte que tive de encontrar o meu apartamento que, apesar de ser demasiado pequeno e de ser num terceiro andar sem elevador, é lindo. Estou aqui para agradecer pelo meu emprego. Estou aqui para agradecer o dia de hoje, de festa entre amigos, com conversa animada. Apesar de tudo, sou grata pela vida que tenho e pelas pessoas que tenho, tanto longe, como perto. Hoje estou em modo fofinho. É aproveitar, que isto não acontece todos os dias.

45 comentários:

  1. Que bom que estás feliz Sofia, isso é meio caminho andado para enfrentar tudo e todos. E olha que muitas pessoas que não estão emigradas têm esses altos e baixos carradas de vezes, eu incluida e não me posso propriamente queixar da vida. Uns dias menos bem, outros dias melhor, é mesmo assim a vida. Beijinho

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sim, a vida é mesmo assim... Mas, às vezes, os momentos maus são muito difíceis de superar, especialmente, estando sozinho. Mas pronto, venham eles (;

      Eliminar
  2. Compreendo-te a 100% e penso que só quem passa pelo que passamos pode perceber-te. Eu desde que mudei de cidade que a minha vida mudou para melhor, agora estou menos sozinha e é fantástico o facto de ás vezes me sentir em casa. Mas como tudo na vida, ha momentos bons, maus e outros ainda assim assim. As saudades de casa são imensas mas o arependimento de vir é zero, aqui somos independentes, trabalhos duro mas ganhamos para isso, somos valorizadas de uma forma que em Portugal não seriamos. Sempre que precisares mete-te no comboio e vem ter comigo. Beijinho querida, SM

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Um dia destes meto-me no comboio e vou ter contigo (;

      beijinho

      Eliminar
  3. Nada como olhar para as coisas boas e não só para o mau. :) Beijinhos e que continues "em paz"

    ResponderEliminar
  4. Ainda bem que estás numa melhor fase. Mas eu compreendo que deve ser difícil viver sozinha, num país que não é o nosso, sem a nossa família, e sem o namorado. Mas há que pensar positivo!
    Beijinho

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É tão difícil que é impossível de o traduzir em palavras. Mas eu sou uma gaja rija (;

      Eliminar
  5. Obrigada pelas palavras deixadas no meu "Ortografia". Passarei aqui outras vezes.
    Beijos.

    ResponderEliminar
  6. como concordo contigo!! Às vezes é mais difícil, mas com viagens frequentes vamos matando a saudade. E se a tua qualidade de vida aí e melhor não vale a pena regressar. Eu também nao quero emigrar, mas na forma como as coisas estao, tenho de começar a considerar

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Fico triste de ver o tempo a passar e as coisas na mesma, fico triste por vocês, que ainda aí estão, e por nós, que já saímos e não podemos voltar...

      Eliminar
  7. Não é mesmo nada fácil estarmos longe do nosso país, principalmente quando nos sentimos obrigados a isso... Mas ainda bem que estás numa fase boa, tão bom! Apesar de tudo, temos mesmo que estar gratos, pelas pequenas coisas, pelas pessoas que nos fazem sorrir, pela vida.

    *Resppondi ao teu comentário no meu cantinho.

    Um beijinho

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sim, temos muitas razões para estarmos gratos, mas às vezes uma pessoa cansa-se deste mundo "doente"...

      Beijinhos

      Eliminar
  8. Que esta fase boa te dure muito tempo! ;)

    ResponderEliminar
  9. Que essa fase boa continue por muito tempo!

    Isabel Sá
    Brilhos da Moda

    ResponderEliminar
  10. Imagino que deva ser muito difícil, mas espero mesmo que as poucos as coisas fiquem melhores...

    Bjxxx
    Ontem é só Memória | Facebook | Instagram

    ResponderEliminar
  11. Não sei o que é isso mas imagino e sei que devem haver dias mesmo difíceis :-( O que desejo é que te corra tudo pelo melhor e que sejas feliz na maior parte do tempo, afinal estamos cá é para tentarmos ao máximo estar felizes com tudo o que nos rodeia. Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sim, é mesmo isso. Cada vez mais acredito que a felicidade depende, sobretudo, de nós próprios (;

      beijinhos

      Eliminar
  12. acredito que seja apenas uma fase e tudo fique melhor, ao habituares te e assim
    Bjinhos Sandra (segue o meu blog se gostares, sigo de volta) Color-s

    ResponderEliminar
  13. Fico feliz por estares bem e feliz! :)
    Um enorme beijinho,
    http://mariacarolinaworld.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  14. E que essa fase boa nunca acabe! É o que desejo!
    beijinhos
    http://direitoporlinhastortas-id.blogspot.com/

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada =P eu também desejo isso, seria muito bom sinal!

      Eliminar
  15. É aproveitar :))
    Tudo tem um pró e um contra, ou seja tudo tem uma lado positivo e um lado menos bom não há hipótese, vivemos num mundo de contrastes e aprendemos exactamente nesse contraste :)
    Bj S

    ResponderEliminar
  16. Vai tudo melhorar vais ver, pensamento sempre positivo para atrair coisas boas :) passa no blog e deixa a tua opinião :) é muito importante para mim! beijinho, Sofia

    http://live-to-sparkle.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  17. Eu acredito mesmo que tudo que é resultado de muito esforço e dedicação compensa. Assim, desejo mesmo que um dia a tua "aventura" te dê todos os frutos que mereces.
    Dias menos bons vai haver sempre, qualquer que seja a localização no globo =)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sim, nisso tens toda a razão... dias menos bons vão sempre existir. Mas é mais fácil fazer-lhes frente quando não se está sozinho no mundo =P

      Eliminar
  18. Faz muito bem desabafar nem que seja pela escrita.
    Penso que tudo seria mais fácil se tivesses companhia e pelo que já me apercebi és uma menina com muitos valores e ligada à família
    Dias melhores virão , eu torço por isso :)
    Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada! Estou a ver que tenho a minha própria claque para torcer por mim (=

      Eliminar
  19. pelo k li, es uma lutadora, portanto... força e pelos vistos ha coisas boas para te alegrar :)

    ResponderEliminar
  20. Estás a construir a tua vida aí, e estás a ir bem... Tenta não pensar nas coisas más!

    Bjxxx
    Ontem é só Memória | Facebook | Instagram

    ResponderEliminar
  21. Tens de focar nas coisas boas que aí tens e tirar delas força e inspiração para seguires em frente. Acreditando que tudo está como tem de estar.
    Beijinho grande*

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sim, é isso mesmo, mas há dias que são mais fáceis do que outros... beijinho

      Eliminar