terça-feira, 26 de julho de 2016

Resumo dos meus dias

Podia dar-vos mil e uma razões pelas quais ando mais ausente, mas não vos vou cansar. Conhecem a expressão inglesa "I have a lot on my plate"? Pronto, é isso, basicamente. Está a acontecer demasiada coisa ao mesmo tempo e o meu cérebro, apesar de ser bastante hiperactivo, tem gritado por algum descanso, que eu lhe tenho tentado dar. Não vos posso contar grande parte do que se passa, nem sei quando é que o vou poder fazer, não sei se será brevemente ou não, mas o dia há-de chegar.

Entretanto, o que vos posso contar é que o meu irmão acabou o curso na semana passada. Depois dum percurso académico excepcional, depois de bolsas de mérito, depois do Erasmus, depois de mil e um projectos, chegou ao fim do curso. Já defendeu a tese, acabou com média de 18 e o que é que resolveu fazer? Ignorar as propostas todas que lhe fazem desde os primórdios da faculdade e lançar-se numa missão de voluntariado de 5 meses em Timor-Leste. Vai embora já amanhã e só volta para casa em Dezembro. Apesar do orgulho desmedido, não dá para não sentir o coração apertado. 5 meses sem água quente, a comer arroz com legumes (ainda estou a recuperar do choque depois da conversa que tive com ele sobre a alimentação que vai fazer por lá) e praticamente sem Internet. Ter irmãos mais novos é lixado, e eu que o diga, que tenho uns quantos. Mas este foi o meu primeiro irmão. Aquele que eu tanto quis, aquele que eu tanto massacrei durante anos e anos (porque o que é um irmão mais novo, senão um boneco?), o único com quem partilho mãe e pai e com quem partilhei quase toda a minha vida. Passámos por quase tudo juntos e dava a minha felicidade pela dele, sem pensar duas vezes. Vão ser 5 meses de muita preocupação, mas o que são 5 meses de preocupação comparados a quase 23 anos de tanto orgulho? Já passei por muito, mas sei que ele também, e preferia ter sido eu a passar por tudo e ele por nada mas, infelizmente, a vida não é assim. Agora, não cabe a mais ninguém decidir por ele. E ele decidiu e mostrou-nos a todos a pessoa em que se tornou. 

Que sejas muito feliz, L. Em Dezembro, cá estaremos para te receber de volta. 

(E agora vou só ali continuar a massacrá-lo com a minha lista de perguntas interminável. Sim, porque eu preocupo-me em saber se ele leva ben-u-ron em quantidade suficiente.)

17 comentários:

  1. Se calhar já sabes, mas a Calita, autora de http://panadosearrozdetomate.blogspot.pt/ emigrou pata Timor o ano passado.
    Não sei se o teu mano vai ficar perto, mas pode sempre ser uma "ajuda".
    E que tudo corra bem.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Não, ainda não conhecia, vou já espreitar o blogue dela (=

      Eliminar
  2. Oh, que bonito! Que corra tudo muito bem e tens motivo para ter orgulho :)

    ResponderEliminar
  3. Mas que altruísmo.! Eu não sei se seria capaz.
    Mas tal como tu, tenho um irmão mais novo e o coração aperta sempre que acontece algo...! Os nossos irmãos são os nossos "primeiros filhos".
    Vai tudo correr bem Sofia🙏🏻
    Beijinho
    MR💗
    @sagadaemigracao

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Espero que sim, que corra tudo bem (= Até porque se não corre, meto-me no avião e vou buscá-lo =P

      Eliminar
  4. Atitude bonita a dele :)
    É não te preocupes, vai correr tudo bem. 5 meses passam num instante e a experiência que vai viver será para toda vida.
    Beijinhos e boa sorte ao mano.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada (= ele já está a caminho e eu já estou com apneia =P Mas, pronto, é como tu dizes, 5 meses passam rápido e depois ele já vai estar em casa

      Eliminar
  5. Um aplauso para ele! Deves estar preocupada sim, mas com um orgulho desmedido por ele =)

    ResponderEliminar
  6. Não fiques preocupada, vai ser uma fantástica para ele com certeza!Ainda o vai tornar uma pessoa melhor do que já é :)
    Bj S

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu sei que vai ser espectacular para ele, mas não posso evitar a preocupação =p

      Eliminar
  7. Que incrível!! É preciso coragem para fazer uma coisa dessas! Depois vai dando novidades sobre ele
    Por onde anda a Sofia?

    ResponderEliminar
  8. uma incrível decisão embora perceba a tua desilusão. Tem de se respeitar e acima de tudo, tirar o chapéu. BJo

    ResponderEliminar
  9. Não é toda a gente que está disposta a esse tipo de experiência, é preciso coragem, altruísmo, sem duvida que é admirável. Que tudo corra bem :) Beijinho*

    ResponderEliminar
  10. A atitude dele é, sem dúvida alguma, linda! Noto, claramente, que vocês são duas pessoas incríveis e generosas! <3

    ResponderEliminar