quinta-feira, 2 de fevereiro de 2017

Sofia na cozinha | Pequeno-almoço de inverno

Não, não é uma miragem. Sou mesmo eu a fazer um post sobre culinária. Podem apanhar o queixo do chão, eu também não me dou assim tão mal com a minha cozinha. Além disso, tenho (e gosto) de comer, pelo que não tenho hipótese a não ser cozinhar.

O que vos trago hoje é o meu pequeno-almoço preferido destes últimos dias, que passaram de gelados a chuvosos e húmidos. Mantém-se o registo "tempo de merda porcaria", portanto. Dias destes pedem comida reconfortante. Nomeadamente, pequenos-almoços reconfortantes. E o que é que há de mais reconfortante que umas papas de aveia acabadas de fazer? Umas papas de aveia acabadas de fazer por alguém que não sou eu e que me sejam levadas à cama. Mas, não sendo isso possível, também não é nenhum drama tirar o rabo da cama e fazê-las eu. 

Eu sei que há, provavelmente, um milhão de receitas de papas de aveia por essa internet fora. Mas pronto, cá fica mais uma receita dumas papas saudáveis, super rápidas e simples de fazer (senão eu não as fazia) e deliciosas. Além disso, funcionam muito bem para as minhas manhãs de trabalho caóticas, durante as quais me acontece, frequentemente, não ter tempo para fazer um lanche a meio da manhã.




Ingredientes: (para uma pessoa)
  • 200 ml de bebida vegetal de coco e arroz (também funciona com leite de amêndoa ou leite normal, mas ando viciada nesta bebida, que descobri há pouco tempo. Vou deixar uma foto no fim)
  • 3 colheres de sopa de flocos de aveia
  • 1 colher de sopa de grãos de linhaça
  • 1 colher de sobremesa de mel
  • fruta a gosto (eu tenho um carinho especial por framboesas e/ou kiwis)
Como fazer:
  • Deitar os 200 ml de bebida vegetal num tacho e aquecer, sem deixar ferver. Quando estiver bem quente, juntar os flocos de aveia e os grãos de linhaça e mexer sempre, em lume brando, até engrossar (eu gosto das minhas papas bastante espessas, mas é ao gosto do freguês)
  • Juntar o mel e misturar bem
  • Servir e juntar a fruta
  • Comer!
Tudo isto não me tira mais de 15 minutos cada manhã. Tendo em conta que é super saudável, é tempo que não me importo de "perder".

Em relação à bebida vegetal de coco e arroz, descobri-a há relativamente pouco tempo. Achei a informação nutricional super interessante e resolvi arriscar e trazer para casa. Mal cheguei, abri o pacote para provar e mesmo simples é uma bebida com um sabor bastante agradável. Nem sempre consigo encontrar no supermercado, por isso, quando encontro à venda, aproveito sempre. Ficam aqui com a foto, caso vos interesse.






10 comentários:

  1. Por aqui também fiz hoje a primeira vez papas de aveia :)
    Beijinho*

    ResponderEliminar
  2. Gosto muito de papas de aveia, já fiz dezenas diferentes. Tenho de provar essa bebida :)

    ResponderEliminar
  3. Parece-me tão bem =) Adoro a bebida de coco, das melhores!

    ResponderEliminar
  4. Também adoro, e sou fã desse leite! :)
    Bj S

    ResponderEliminar
  5. Sou fã! Com maça e canela também é divinal :)

    ResponderEliminar
  6. Haha, realmente ainda é melhor comer papas se não tivermos de as fazer. Mas pronto, fazê-las demora uns minutos e vale totalmente a pena! Ficaram muito bonitas, as tuas :) Serão bem vindos mais posts sobre culinária :P

    ResponderEliminar