Arrancou hoje a Fashion Revolution Week que, para quem não sabe, é uma semana em que os consumidores são chamados a desafiar as marcas de roupa a mostrar quem está por trás da confecção das coisas que usamos.
Este movimento foi criado logo a seguir ao desastre do Rana Plaza, em 2013 e o objectivo é que consumidores espalhados por 93 países publiquem fotos com a hashtag #WhoMadeMyClothes.
A ideia é sensibilizar as marcas e a sociedade e lutar por mais transparência e ética na indústria da moda que, como todos sabemos, tem grandes falhas nestes campos.
Podem ler mais aqui e aqui. Acho uma boa iniciativa, que não é, nem de longe, nem de perto, suficiente para resolver o grave problema que é a exploração humana pela indústria da moda (que é, também, uma das indústrias mais poluentes no mundo), mas é um começo. E tem que partir também de cada um de nós que, como consumidores, nos devíamos preocupar um bocadinho mais com a origem daquilo que compramos (e contra mim falo!).
Excelente iniciativa!
ResponderEliminarbeijinhos
http://direitoporlinhastortas-id.blogspot.com/
Pena que pouca gente ligue a estas coisas =p
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