quinta-feira, 15 de junho de 2017

Sobre a pressão social

Não me mudei para Inglaterra nem há um mês, que é como quem diz, não estou a viver com o meu namorado nem há um mês e já perdi a conta ao número de vezes que ouvi as seguintes perguntas:


  • "Então, quando é que casam?"
  • "Então, quando é que têm um filho?"
  • "Então, quando é que casam e têm um filho?"
Em primeiro lugar, gostava de dizer, mais uma vez, que isto são questões que só a nós dizem respeito e cada um fazia melhor em meter o nariz na sua própria vida. Não é o caso, mas imaginem que até estávamos a tentar ter um filho e não estávamos a conseguir? Conseguem imaginar a sensação que deve ser para alguém que está a passar por isso e a ter de ouvir constantemente "Então e os filhos? Olhem que não vão para novos!". Enfim. 

Em segundo lugar, lamento desiludir toda a gente, mas casamento e filhos não fazem parte dos meus planos de vida. Os filhos já fizeram quando, do alto da sabedoria dos meus 25 anos achava eu que queria muito ser mãe. Felizmente, na altura não estavam reunidas as condições para que isso acontecesse porque agora, do alto da sabedoria dos meus quase-29-anos, apercebo-me que a sabedoria dos 25 não era nenhuma. Não sei se algum dia vou querer ter filhos, acredito que seja maravilhoso, mas não ainda não tive esse "chamamento". Quanto ao casamento, minha gente, a sério que acham que eu vou gastar uma pipa de massa numa festa? Lá está, é outra coisa que também já fez parte dos meus planos. Mas, um belo dia comecei a ganhar dinheiro e a saber o quanto ele custa a ganhar e se há coisa em que não planeio gastá-lo, é numa festa. Acho muito bonito, adoro ver fotografias de casamentos, se são coisas que vão fazer alguém feliz, óptimo. Mas não é para mim. Peçam-me para gastar dinheiro nas minhas viagens de sonho e eu nem hesito. Num casamento, não vai acontecer. Assinar o papel parece-me mais que suficiente. Não quero com isto criticar quem o faz, longe disso, mas cada um sabe de si. E gostava muito que deixassem de me aborrecer com este tipo de pergunta. Às vezes, nem são perguntas, são simplesmente discursos acusatórios, como se fosse impossível eu ser feliz sem o casamento e os filhos. Posso dizer-vos que nesta fase da minha vida tenho mais vontade de arranjar um cão do que uma criança. E não tenho vontade nenhuma de arranjar um cão, portanto, está tudo dito.

10 comentários:

  1. Penso exatamente como tu em relação ao casamento, em tudo! Em relação aos filhos, e para já, também penso assim.

    ResponderEliminar
  2. Eu não planeava ter filhos, mas aconteceu. Também não planeava casar, era terminantemente contra isso e, entretanto, mudei de ideias. No entanto, ainda não houve disponibilidade financeira. Mas seja qual for a minha posição relativamente a estas coisas, concordo a 100% contigo sobre a pressão social. As pessoas irritam-me tanto, mas tanto com esse tipo de perguntas. A melhor maneira é seres bruta e dares-lhes esse discurso. Ou mandar para um sítio pouco simpático e dizer que não têm nada a ver com isso. Não gostam, calam-se :)

    ResponderEliminar
  3. Passei pelo mesmo, mas a saga continua, tens um filho e agora não param de perguntar quando vem o segundo...

    Eu já nem ligo... é escusado, vão sempre haver mais e mais...

    Beijinhos
    https://atitica.wordpress.com/

    ResponderEliminar
  4. São escolhas de cada um e é a vossa vida, por isso as pessoas só têm de aceitar as vossas decisões :) Sinceramente também já quis mais casar, mas agora que penso mais nisso, casamento é só um papel e um anel... Quanto aos filhos, eu gostava, mas quero viajar muito antes disso :D
    Beijinhos <3

    www.losingmamind.blogspot.pt

    ResponderEliminar
  5. As pessoas adoram por e dispor da vida dos outros. Os filhos tem de ser desejados e não para agradar alguém e há alturas da vida que há outras prioridades e ter filhos ia complicar as coisas. Mais tarde até pode ser que venha a vontade de serem pais... cada vez mais as pessoas tem os filhos depois dos 30 e é tudo menos tarde ^^ Olha se não vier, paciência há coisas mais graves e o pessoal habitua-se xD

    ResponderEliminar
  6. Tal e qual. Uma coisa somos nós falarmos disso, outra é terceiros estarem sempre com os mesmos comentários! Que aborrecimento!

    ResponderEliminar
  7. Percebo-te perfeitamente... acho que o mundo tem muito essa mentalidade de "casar e ter filhos" e quem não o deseja é bicho. Sábio aliás é quem escolhe não os ter se não quiser, do que ter filhos e borrifarem-se para eles - algo que é bastante comum infelizmente.

    ResponderEliminar
  8. Admito que me ri IMENSO com este post, AHAH. E tens toda a razão. Por exemplo, a minha prima tem 42 anos e só conseguiu engravidar aos 40 após IMENSOS tratamentos e passavam a vida a perguntar-lhe por que raio não tinha filhos e ela ficava super triste. :(

    Estranha Forma de Ser Jornalista
    http://estranhaformadeserjornalista.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  9. As pessoas não têm tacto nenhum e adoram meter-se onde não são chamadas! Eu estou a passar pela fase do "para quando um filho" e é uma canseira!

    ResponderEliminar
  10. Espera só até chegares ao alto da maturidade dos 39... :))

    ResponderEliminar