segunda-feira, 3 de julho de 2017

Life in the UK #2 | O preço dum livro

Uma das desculpas razões pelas quais eu lia bastante menos quando estava em França era que tinha de comprar os livros em Portugal e carregá-los na mala para os poder ler. Claro que sim, que podia ler em francês, mas a verdade é que tinha de estar constantemente a ir ao dicionário procurar uma palavra ou outra, havia sempre alguma expressão que eu não percebia bem e a leitura acabava por ser mais demorada e menos prazenteira. 

Depois, mudei-me para Inglaterra. Ler em inglês é muito menos desafiante para mim do que ler em francês, pelo que decidi começar a comprar livros aqui para retomar os meus hábitos de leitura. E o que é que eu constatei? Que ser leitor em Inglaterra, assim como ser leitor em França, fica bem mais em conta do que ser leitor em Portugal. Um contra-senso, mas é verdade. Em Portugal, conhecido país riquíssimo, de salários elevados e altíssimo nível de vida da população em geral, as editoras têm a mania de que os livros são todos para ser publicados com capas extremamente artísticas, impressas em material da mais alta qualidade, assim como as páginas dos livros: impressas em papel espesso, branquinho, bonito e... caro. Comprar meia dúzia de livros em Portugal pode custar um pequeno balúrdio.

Em França e em Inglaterra, a malta é muito mais prática: não há cá mariquices de papel fino. Os livros são impressos em papel reciclado, áspero e amarelado, as capas são simples e feitas duma espécie de cartolina de fraca qualidade e... são extremamente baratos. Quem quiser pagar mais, pode optar pelas edições de capa dura, senão ficam-se pelas versões mais acessíveis (e que são mais do que suficientes). Pelo preço dum livro em Portugal, compram-se 2 ou 3 livros aqui. 

E eu lanço a pergunta às editoras portuguesas: porquê? Porquê tanta mariquice e tantos rococós, quando por metade do dinheiro se conseguia o mesmo efeito? Portugal faz muita coisa bem feita. Muita coisa mais bem feita que muitos outros países. Mas depois há estes pormenores em que se nota o quanto gostamos de desperdiçar. E quem fica a perder, neste caso, é a malta que gosta de ler. Porque ler em Portugal é um hábito que fica bem caro. Acredito que mais pessoas se interessassem pela leitura e fizessem um esforço por manter esse hábito, se ele fosse mais acessível. E parece-me, simplesmente, ridículo que em países como França ou Inglaterra se consiga comprar livros beeeem mais baratos que em Portugal, mas é só a minha opinião e vale o que vale.

E vocês, o que pensam do assunto?

19 comentários:

  1. É por isso que quando são livros de ficção, em que apenas vou ler uma vez, prefiro ir à biblioteca de que gastar dinheiro.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Uma excelente alternativa! Assim ninguém vai à falência (;

      Eliminar
  2. Já tinha mais ou menos ideia dessa situação. Aliás, todos os livros do game of thrones, mesmo edições especiais com capas maricas, encomendamos de Inglaterra e mesmo com os portes ficam mais baratos.
    A par com os manuais escolares é sem duvida um monopólio vergonhoso.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Os manuais escolares são toda uma palhaçada em Portugal, nem quero falar sobre isso que me enervo já =p

      Mas a diferença de preço nos livros é escandalosa, é que não estamos a falar de um ou dois euros, estamos a falar duma diferença abismal

      Eliminar
  3. Nunca me tinha apercebido, mas fiquei chateada pelas editoras andarem a "roubar" enquanto podem fazer edições mais baratas...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Claro que podiam fazer edições mais baratas, mas gostam de usar a desculpa da qualidade. Ninguém precisa que um livro que vai ler uma vez seja impresso em papel de óptima qualidade

      Eliminar
  4. Olá,

    Aqui entras na minha área :-)

    Os gastos de produção do livro em Portugal são absurdos, desde o papel, à paginação e etc, por isso o preço tão elevado, diferente dos preços de lá de fora, mas se reparares nem a qualidade do papel é a mesma...

    Sei que neste site, o atendimento é espectacular, mesmo que o livro não apareça no site podes sempre mandar email, os portes sei que ainda se paga até 2Kilos, 16€, mas se compensar para não ires carregada...

    http://www.polytechnica.pt/store/highlights

    Resumindo, os custos de produção em Portugal é que regem os preços... e infelizmente são muito elevados...

    Beijinhos
    https://atitica.wordpress.com/

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. De facto, a qualidade não é a mesma, mas eu não me importo que o papel seja de fraca qualidade, faz o mesmo efeito =p obrigada pelo site, vou dar uma espreitadela, mas acho que agora vou comprar os livros em inglês e pronto, fica-me por um terço do preço hehe

      Eliminar
  5. Verdade sim senhora, eu gasto uma verdadeira fortuna de todas as vezes que vou a Portugal e o problema é que carrego com 5 ou 6 livros na mala. Os livros em Portugal rondam os 20 euros por livro o que custa uma fortuna se quisermos comprar 5 ou 6 de uma vez. O incentivo a leitura é nulo ler tornou-se uma actividade de luxo. O meu problema é o mesmo que o teu, ler em françes nao me traz gosto nenhum, porque tenho que pensar nas palavras e na traduçao o que torna o prazer da leitura nulo.
    Beijinho enorme SaraMorais

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É isso, ler tornou-se um luxo, acessível só a uma minoria... e é uma pena

      Eliminar
  6. Eu acho que tu tens razão, mas também gosto de olhar para um livro e sentir que está ali uma bela obra (muito embora o conteúdo depois possa desmentir essa ideia =P). Será essa a razão pela qual os livros se trnaram caros ou são só as editoras a quererem sacar o seu?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu também gosto dessa sensação, mas acho que para os clássicos ou para os best-sellers podiam ser lançadas edições mais caras, com maior qualidade, e manter edições baratas para o resto dos livros. Não faz sentido pagar 16 ou 17€ por um livro que vou ler uma vez e que depois vai ficar arrumado na prateleira

      Eliminar
  7. Não fazia ideia que os livros eram mais baratos "lá fora" do que aqui! Mas se assim for, também preferia comprar "lá fora", mesmo que seja em inglês :D
    Beijinhos <3

    www.losingmamind.blogspot.pt

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. São muito mais baratos, acredita que é uma diferença enorme. Se és fluente em inglês, mais te vale mandar vir os livros daqui (;

      Eliminar
  8. Sabes o que digo? Tenho muita sorte de ter uma irmã a trabalhar na Bertrand porque se não comprar livros, só mesmo num ato de loucura porque são caros NAS HORAS e eu adoro ler. Terrível!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Os preços dos livros em Portugal são ridiculamente caros e não se justifica, sinceramente...

      Eliminar
  9. É verdade, os livros são caríssimos. O que me vale é um colega de trabalho que adora e investe muito em livros e não se importa de me emprestar...

    ResponderEliminar
  10. Amo livros, amo ler.
    Mas só tenho comprado em Sebos.
    A Estante Virtual, porque agrega vários Sebos, é excelente.

    ResponderEliminar
  11. Como bookaholic, devo dizer que tenho uns míseros euros na minha carteira precisamente devido à última Feira do Livro (sim, porque nem aí os preços são propriamente baixos...). Enfim, AHAH

    Estranha Forma de Ser Jornalista
    http://estranhaformadeserjornalista.blogspot.pt/

    ResponderEliminar