quinta-feira, 8 de março de 2018

Life in the UK | A Vida ao Ar Livre

Acho que já por aqui mencionei o quanto os ingleses apreciam passar tempo ao ar livre. É característica que muito aprecio e admiro nesta gente, confesso. Excepção feita para a neve da semana passada (eles dão-se muito bem com chuva, mas neve não é a cena desta gente. Nem a minha!), que os fez enfiarem-se todos em casa. 

No último domingo fomos passear a um parque. Estava um dia frio, cinzento, não chegou a chover, mas esteve um dia feio. E, enquanto íamos para o parque, dei por mim a pensar "vamos ser os únicos idiotas lá a passear, quem é que vai a um parque num dia destes?". Pois bem, muita gente. Muita gente mesmo. Esta malta não se aflige com o frio. Ou com a chuva. Vestem um casaco, calçam umas galochas (inglês que é inglês tem de ter um par de galochas), enfiam luvas e gorros e lá vão eles passear, como se fosse verão. Vão novos e velhos, levam as crianças, os cães e vai tudo para a rua. Chegou a passar por nós uma senhora, que ia a fazer a sua corrida, com os dois filhos (cada um na sua trotinete) e o cão a correr ao lado de bola na boca.

Nós, portugueses, somos umas florzinhas de estufa para estas coisas. "Ai que está frio", "Ai que me vou molhar" e ficamos fechados em casa (enrolados em mantas, que casa portuguesa que se preze é um gelo). Estamos mal habituados, é o que é, que temos um verão de verdade, sol com fartura e os meses de frio fazem sentir-se, mas duram pouco. 

Compreende-se perfeitamente que as pessoas aqui sejam diferentes. Se não gostassem de sair com mau tempo, passavam metade do ano sem saberem o que é ar fresco. Mas eu gosto muito deste à-vontade deles com a meteorologia e acho de louvar a perfeita indiferença com que lidam com a chuva, o frio e os dias cinzentos. 

Tenho esperança de vir a aprender a ser assim, pois para mim ainda é um suplício apanhar chuva no lombo (e o cabelo, senhores, o cabelo!). 

37 comentários:

  1. Quando estive a estudar na Holanda, também reparei nisso. Faça chuva ou faça sol, eles saem à rua. É como tu dizes, se não saíssem de casa sempre que chovesse, passavam (quase) todo o ano enfiados em casa.

    Beijinhos, Ensaio Sobre o Desassossego

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Tendo em conta que está mau tempo desde setembro e que não se sabe quando vai melhorar, é compreensível hehe

      Eliminar
  2. Tal como tu, adoro essa característica que foi a que me saltou logo à vista quando visitei o país. Então desta última vez, foi absurdo. chuva, chuva e todos na rua como se nada fosse. fantástico, absolutamente! Fiquei logo com vontade de ter umas galochinhas e andar por aqui na rua á chuva, mas cá, como dizes, ninguém se atreve!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Aí há o culto dos centros comerciais, o ar livre fica para outras alturas =P

      Eliminar
  3. Nós acabamos por nos dar ao luxo de poder passear só quando está sol e bom tempo, porque a verdade é que temos dias de sol com fartura. Mas é verdade, os britânicos não são nada assim e é como dizem, se fossem estavam tramados, eram meses e meses de clausura.
    P.S. Estou solidária com o teu drama do cabelo. Quando tenho um alisamento "fresquinho" a coisa corre bem, mais depois dos primeiros meses é o terror!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Dias de chuva são o terror do meu cabelo!!! Embora muito menos agora, que descobri alguns produtos maravilha. Obrigada por me compreenderes =P

      Eliminar
  4. Nós portugueses somos uma desgraça. Detesto chuva, detesto mau tempo e só tenho vontade de dormir e enrolar-me nas mantas, como dizes ahah
    Mas é, sem dúvida, de admirar essa "coragem" neles :p

    ResponderEliminar
  5. Aqui também podiamos ter esse habito. É quase sempre em casa.

    Xo, https://diamonds-inthe-sky.blogspot.pt

    ResponderEliminar
  6. os portugueses só estão bem com sol e calor ahah somos um povo que assim que as temperaturas descem para lá de 20ºC ficam deprimidos e não saem de casa! x

    Meet me for Breakfast

    ResponderEliminar
  7. O mesmo se passa nos países bálticos e nórdicos, as pessoas souberam adaptar-se ao tempo que têm. Por outro lado sabem que ao chegar a casa a têm quentinha à sua espera, ao contrário da maioria das nossas casas que só as mais recentes têm aquecimento mas que custa os olhos da cara...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Pois, isso é verdade, aqui ninguém passa frio em casa (=

      Eliminar
  8. «Nós, portugueses, somos umas florzinhas de estufa para estas coisas», não diria melhor e contra mim falo! Eles é que estão certos :)

    ResponderEliminar
  9. Subscrevo tudo o que relatas pois nós que temos um clima maravilhoso.
    Mas se chove é porque chove se está frio é porque está muito frio....
    Então curte bem esses passeios com o tempo que a Natureza dá
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  10. Pois, tem tudo a ver com as diferenças. De facto nós estamos muito mal habituados.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Pois estamos... mas confesso que já sinto falta de uns bons dias de sol

      Eliminar
  11. É verdade, se eles fossem ficar em casa porque está frio, nunca iam sair para apanhar ar!
    Beijinho

    doce-branca.blogspot.pt

    ResponderEliminar
  12. Pois, confesso que faço parte dos picuinhas de "Ai que frio". :P
    E andar molhada de chuva... é tipo um ódiozinho Daqueles! ;)

    Beijinho d'

    A Marta
    https://amartaeumblog.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu também era assim... e ainda sou, mas estou a habituar-me =P

      Eliminar
  13. aiiii, tão bom! eu já achei um milagre para o problema do cabelo à chuva: rabo de cavalo. fácil e nem me chateio com o vento ahahah

    r: yes, yes, yes! :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. O problema é que tenho franja, mesmo com o rabo de cavalo vai sofrer =P

      Eliminar
  14. Parece que tenho uma costela inglesa porque eu adoro sair ahaha
    Deve ser giro isso com neve :D

    Beijinhos,
    DEZASSETE

    ResponderEliminar
  15. Sou mesmo flor de estufa. Adora a chuva, mas gosto de a ver cair se tiver em casa, de preferencia embrulhada numa mantinha. Quanto ao cabelo, já aceitei a eletricidsde estática
    Por onde anda a Sofia?-Instagram

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu já decidi que para o ano que vem compro umas boas botas ou umas galochas e não vai haver quem me pare!

      Eliminar
  16. Opá, e eles aproveitam de facto os jardins e os parques... Por isso, estão sempre bem arranjados e dá vontade :) nós parece que precisamos de ir para o café para sair de casa.

    ResponderEliminar
  17. Também sempre admirei essa cultura de jardins, leituras nos parques e passeios familiares... Tão mais saudável (mesmo em termos sociais) que o comodismo do isolamento em casa. E nós, com um clima invejável por todos, somos o pior exemplo nesse campo. Somos uns depressivos! :) "Long way to go". Beijinhos

    ResponderEliminar