segunda-feira, 4 de março de 2019

8 Dicas Para Sobreviver à Gravidez

A minha gravidez já lá vai, passaram quase 3 meses desde que tive a minha criança, e não deixou saudades. Sempre soube que estar grávida não era para mim e comprovou-se, não gostei nada. Apesar de ter tido aquilo a que se chama uma "gravidez santa" (se excluírmos as náuseas do primeiro trimestre), foram 37 semanas em que só me queixei e fartei-me de pedir para que passassem depressa. E passaram, que a criança decidiu sair 3 semanas antes do previsto, ali mesmo no limite entre ser considerada uma bebé de termo ou prematura.


Para quem, como eu, encara a gravidez apenas como "um mal necessário", podem continuar a ler. A todas as outras pessoas, que acham que é a melhor fase da vida duma mulher, façam o favor de se porem a andar, que eu não quero aqui gente tola (estou a brincar, não se apoquentem.).


Estou a escrever isto essencialmente para mim, para o caso de daqui por uns anos me passar uma coisa má pelas vistas e decidir que quero ter mais um filho poder vir aqui e dar uma vista de olhos, mas fiquem lá então com as minhas dicas para vos ajudar a passar pela gravidez sem endoidecer e sem matar ninguém (não é fácil, meus amigos, não é fácil).


  1. Vai passar mais depressa do que o que julgas. Pronto, esta é só assim o cliché dos clichés, mas é a mais pura das verdades. Uma pessoa engravida e pensa que 9 meses são toda uma eternidade, mas o puto vai estar cá fora em menos de nada. Com náuseas é que a coisa fica um bocado mais chata, que cada dia parece uma semana inteira, mas aguenta-te que lá acabam por passar.
  2. Aprende a filtrar. A partir do momento em que engravidas, deixas de ser um ser humano com direito ao seu próprio espaço e privacidade (e vontade!) e passas a ser propriedade pública. Ou então não, como é óbvio, mas toda a gente vai achar que sim. Desde pessoas que nunca viste antes na vida passarem a mão na barriga (sem sequer pedirem autorização, pois está claro) a toda a gente que conheces ter um palpite para dar, vais precisar de muita paciência. Que obviamente não tens, não é por estares grávida que de repente és a Madre Teresa, mas uma pessoa tenta. 
  3. A tua barriga não vai agradar a toda a gente, incluindo a ti própria. Eu detestei a minha barriga de grávida. Sei bem que nem tive uma barriga exageradamente grande e não tive uma única estria (benzódeus), mas continuava a não gostar de ver a minha barriga grávida. E ainda não voltei a gostar dela, já que se está a falar no assunto, mas lá chegarei. Mas o facto de não gostar da barriga tornou ainda mais irritantes os comentários constantes. "Ai que barriga grande", "ai que barriga pequena, nem parece que estás grávida"- às vezes ouvia as duas versões no mesmo dia. É respirar fundo e ignorar, gente.
  4. Estar grávida não é desculpa para começar a comer como um alarve. Alimentação saudável, sim com certeza, mas ninguém precisa de esvaziar o frigorífico às 3 da manhã só porque está grávida, não me venham cá com merdas. Já a amamentar a coisa muda de figura, aí sim, tive muita fome, mas entretanto já acalmou (mais-ou-menos, vá). Moral da história: mantém a alimentação sob controlo, vais agradecer a ti própria quando a criança nascer e quiseres perder os quilos a mais.
  5. Mantém-te activa, mas não exageres. Passei a gravidez toda a ouvir que devia exercitar-me, porque era o meu primeiro filho e ia nascer depois do tempo e que o exercício ajudava  a criança a querer sair e mimimi pardais ao ninho. Resultado: eu era aulas de yoga (que são maravilhosas e aconselho a todas as grávidas), treinos 4 a 5 vezes por semana, caminhadas todos os dias, enfim, e a criança saiu foi mais cedo. Mal não fez e tenho a certeza que o parto foi tão rápido como foi e que não precisei de um único ponto muito graças à boa condição física que tinha, mas acho que podia ter relaxado mais.
  6. Aulas de yoga para grávidas? Sim, por favor. Em qualquer outra altura da minha vida, nunca que me apanhariam numa aula de yoga. Coisas demasiado zen dão-me nos nervos (e pessoas demasiado zen então nem se fala), mas durante a gravidez foram uma maravilha, especialmente para me ajudar a lidar com as dores de costas.
  7. Previne as estrias desde o início. "Sofia, qual foi a primeira coisa que compraste quando soubeste que estavas grávida? Um babygrow fofinho? Uns carapins adoráveis?". Não, gente. A primeira coisa que comprei foi um frasco de Bio-oil para me começar a besuntar, que tinha pavor de ganhar estrias. O Bio-oil foi o meu melhor amigo até ao terceiro trimestre, altura em que comecei a alternar com o creme anti-estrias da Palmers, por sugestão duma amiga. Não sei até que ponto são os cremes que funcionam ou se é uma questão da pele de cada um, mas não ganhei nem uma estria para amostra.
  8. Lembra-te de que vai valer a pena. Estar grávida é uma merda, falando em bom português, mas no fim lá vem a recompensa, quando te põem em cima uma bolinha pequenina, um mini ser humano, que te andou a desarranjar os órgãos internos durante 9 meses, mas tu vais perdoar-lhe tudo assim que lhe puseres os olhos em cima.

9 comentários:

  1. Tenho imensas amigas grávidas pela primeira vez, vou-lhes mostrar este artigo! Beijinhos*

    ResponderEliminar
  2. Na minha gravidez, o que me custou mais foi ter as tensões baixas. Houve uma fase que nem conduzir podia. Uma seca, portanto! Foi mais durante o primeiro trimestre. Não tive grandes enjoos, mas tinha as tensões baixas. Ao fim do 4º mês, mais ou menos, já não se passava nada. E a gravidez voou! Ah! O que mais ouvia era: Vê-se mesmo que estás grávida. Estás mais "larga". Oi? Como assim? Enfim, as pessoas são umas fofinhas quando querem... :p Era contar até dez e ignorar. Hoje, dá-me vontade de rir. ;)

    ResponderEliminar
  3. Eu faço parte daquele grupo em que a gravidez foi a altura que melhor me senti... mas houveram várias situações bastante incomodas.

    ResponderEliminar
  4. Adoro sempre a tua abordagem descontraída, mas sempre transparente, dos assuntos! Um dia que esteja grávida, acho que voltarei a reler esta publicação :D

    ResponderEliminar
  5. Ahah, és cá das minhas. Eu demorei 10 anos a ter o segundo. E foi uma gravidez mil vezes pior, se da primeira não gostei, da 2ª omg. Mas... eles compensam TUDO. Eu também fui sempre uma grávida queixinhas e a rezar para que a criança nascesse, que cá fora é q estava bem :)

    ResponderEliminar
  6. gosto muito de ler a tua visão da maternidade! :)

    ResponderEliminar
  7. Dicas nunca são de mais, de certeza que ajudaram muitas meninas!

    Bjxxx
    Ontem é só Memória | Facebook | Instagram

    ResponderEliminar
  8. Sou da tua equipa! Não acho nada extraordinário estar grávida e até agora nem os enjoos do 1º trimestre tive! Mas não acho isto nada de especial. Quando me perguntam e desejos? Eu já só respondo, que nasçam!!

    Também ouço sempre comentários em relação a barriga mas é mais do tipo: são gémeos? Que barriga pequena!!

    Mas pronto! Venham eles :D

    ResponderEliminar