sexta-feira, 1 de março de 2019

Exercício de gratidão

Li por estes dias no Instagram a seguinte pergunta: "E se acordasses amanhã apenas com aquilo por que agradeceste hoje?" e tenho pena de não me lembrar onde foi que li, porque achei um óptimo exercício. 

É tão fácil sermos consumidos pelas nossas lamúrias, por aquilo que gostávamos de mudar, por tudo o que gostávamos de ter e não temos, que não paramos para apreciar as coisas boas. 

Quando li esta pergunta, a primeira coisa que senti foi culpa. Culpa porque sei que, a acontecer, eu iria acordar com muito menos do que aquilo que tenho hoje, mas que tomo por garantido e me esqueço de valorizar. Assim sendo, hoje vim aqui expressar a minha gratidão. Estou grata pela minha família, a que está longe e a que vive aqui em casa comigo; estou grata por ter saúde - não só a minha, mas a dos que me rodeiam; estou grata pelas bochehcas gordas da minha filha, que são tão boas para dar beijinhos; estou grata por ter um emprego; estou grata por ter uma casa e, mais importante ainda, por ter um lar; estou grata por ter os amigos que tenho; estou grata pela cidade onde vivo, da qual gosto tanto; estou grata por todas as viagens que já fiz e pelas memórias que me deixaram. Muito sinceramente, estou grata por tanta coisa, que é difícil enumerar tudo. Vou antes dizer que estou grata por tudo. Sim, tudo. 

Não vou estar aqui com falsos moralismos e dizer que não mudava nada ou que não há nada que queria e não tenha, porque claro que há. Há sempre vontade de melhorar, de ir mais longe (ou de ficar mais perto), muito mundo para ver e muitas conquistas pela frente. Mas isso não me impede de reconhecer todas as coisas que já tenho - e que são tantas!

E vocês? Se amanhã acordassem apenas com aquilo pelo qual foram gratos hoje, acordavam com o quê?

9 comentários:

  1. Tão verdade! E deixaste-me de facto a pensar e a agradecer por tudo o que tenho (que afinal é tanto)! E como dizes, não significa que não queira crescer e evoluir. É claro que quero! Mas muito importante também é estar grata por tudo e pela minha vida!

    ResponderEliminar
  2. Agradecia a família e o amor que tenho!

    ResponderEliminar
  3. Muitas vezes, nem é uma questão de desvalorizar ou dar algo por garantido, mas estamos de tal modo absorvidos por infinitas tarefas que não paramos para refletir e para agradecer cada etapa do nosso caminho.
    Gosto muito de fazer este exercício. Nem sempre o faço de forma diária, mas procuro fazê-lo com regularidade

    ResponderEliminar
  4. Tenho o habito de agradecer todas as noites o que tenho, no entanto talvez o faça de uma forma muito generalista. Vou começar a ser mais detalhada (não vá um dia acordar mesmo só com o que agradeço).

    https://www.sonhamasrealiza.pt

    ResponderEliminar
  5. É tão importante sabermos agradecer! Uma excelente pergunta para refletir um bocadinho sobre o que temos!
    Beijinho, Ana Rita*
    BLOG: http://www.margheritablog.com/ || INSTAGRAM: https://www.instagram.com/rititipi/ || FACEBOOK: https://www.facebook.com/margheritablog/

    ResponderEliminar
  6. Por cá, ambos temos o exercício de manter um diário de gratidão onde registamos os momentos que nos deixam gratos antes de ir para a cama. É uma forma muito boa de não nos deixarmos perder em lamúrias, porque mesmo nos dias menos bons, ao pegar no diário sabemos que haverá sempre algo pelo qual agradecer! ^_^

    ResponderEliminar
  7. Que excelente reflexão nos trouxeste, querida. De facto, passamos muito tempo sem agradecer e é um exercício tão necessário. Já temos tanto e às vezes só nos sabemos queixar do que não temos. Acho que todos deveríamos passar mais tempo connosco próprios e agradecer por tantas coisas boas que temos e tivemos na vida.
    Um beijinho

    ResponderEliminar