segunda-feira, 11 de março de 2019

Osteopatia para bebés

Já tinha ouvido falar sobre osteopatia para bebés, mas foi durante a minha gravidez que tentei aprender mais sobre o assunto. Foi-me dito que era muito bom para ajudar a acalmar os nossos pequeninos e que podia ser particularmente útil para ajudar a lidar com as cólicas. 

A Leonor teve cólicas a partir das 3 semanas e passámos uma fase complicada… A medicação que me aconselharam não estava a ser suficiente, reagiu muito mal ao Infacol (que tem o mesmo princípio activo do Aero-om que existe em Portugal) e estávamos a notar melhorias com o medicamento alternativo, mas era muito complicado para mim dar-lho porque não lho podia administrar directamente, tinha de tirar leite e juntar ao leite, o que nem sempre era possível. Além das cólicas, começou a ter refluxo e a cereja no topo do bolo foram os dias seguintes a ter tomado as primeiras vacinas  em que só chorava. 

Tínhamos algum receio em levá-la a um osteopata, porque sabia que lhe iam mexer na cabeça e tinha muito medo de que lhe fizessem mal se não soubessem bem o que estavam a fazer. Acabei por marcar consulta com uma osteopata que me foi recomendada por uma pessoa de confiança e que também leva lá a sua bebé.

A Leonor tomou as primeiras vacinas numa quinta-feira e a nossa primeira consulta foi no sábado seguinte. Chegámos lá sem expectativas nenhumas e durante o tratamento pensámos os dois que a senhora não estava a fazer nada, parecia apenas que tinha as mãos pousadas na bebé, mas a verdade é que saímos de lá com uma bebé nova.

A osteopata avisou-nos que ela ia ter bastante fome a seguir aos tratamentos e que eu tinha de ter paciência - o que se veio a confirmar. Mas a Leonor veio de lá completamente diferente, com menos refluxo, extremamente calma, até a maneira de mamar mudou. Já fomos lá uma segunda vez e temos já a terceira sessão marcada, porque em dia nenhum ela dorme tão bem como nos dias em que vai às consultas e só por isso já vale a pena. Além disso, há várias coisas além das cólicas (que agora parece que já passaram de vez) e do refluxo em que notámos melhorias, como nos movimentos da cabeça: no primeiro mês de vida, a Leonor virava muito bem a cabeça para a esquerda, mas custava-lhe a virar para a direita e saiu logo da primeira consulta a virar lindamente a cabeça para ambos os lados.

Tivemos uma experiência tão positiva com a nossa osteopata que decidi que tinha de vir aqui partilhá-la convosco e dizer que sem dúvida que recomendo a osteopatia para quem tem bebés pequeninos. Claro que acho importante certificarem-se (ou tentarem, pelo menos) do tipo de pessoa a quem vão confiar o vosso bebé. Nós tínhamos osteopatas a 5 minutos de casa e escolhemos esta, que nos obriga a uma viagem de carro de quase 40 minutos e que cobra uma pequena fortuna por cada consulta, mas de quem tínhamos boas referências. É questão de pesar os prós e os contras para cada um, mas estamos mais do que satisfeitos. Nunca pensei que fosse notar tão bem os resultados como notei e, por isso mesmo, só posso mesmo recomendar.

5 comentários:

  1. Ainda bem que se revelou uma experiência tão positiva, isso é ótimo :)

    ResponderEliminar
  2. Sim a osteopatia tem vertentes muito alargadas.
    É uma alternativa à medicina convencional por vezes com bons resultados mas aqui pelo menos a nível de comparticipações é nula
    Que a Leonor continue mais calma com as cólicas
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  3. Uma das minhas colegas do pré-parto também levou o bebé dela a um e notou melhoria imediata no refluxo :) parece que ajuda imenso os pequenitos!

    ResponderEliminar
  4. Uma amiga minha tem o seu bebé com o mesmo problema, o refluxo. Acho que lhe vou falar na osteopatia. Tentar não custa, não é? :)
    Beijinhos

    ResponderEliminar