sábado, 18 de julho de 2020

Sofia na Cozinha | Bolo de chocolate na caneca (sem açúcar!)

Esta quarentena serviu para testar uma imensidão de receitas, umas boas, outras maravilhosas, algumas (poucas, vá) que não saíram grande coisa. Há várias que planeio partilhar convosco, mas este bolo na caneca - que descobri recentemente - passou para o topo da lista de receitas a publicar porque: 
  1.  é maravilhoso;
  2.  é sem açúcar.
A receita que me serviu de inspiração é esta, mas eu decidi torná-la mais light. A receita original continua a ser bastante saudável, mas saudável não é sinónimo de ser baixo em calorias e esse era um dos meus objectivos. Queria um bolo prático de fazer, que não fosse aumentar em demasia a minha ingestão calórica diária e que, efectivamente, me soubesse a bolo e não a cartão. Posso dizer que já fiz este bolinho várias vezes e de todas as vezes saiu maravilhoso. 

Vou deixar-vos então com a receita e, no final, vou deixar algumas substituições que podem fazer, para o caso de não terem todos os ingredientes. 

Ingredientes:
  •  2 colheres de sopa bem cheias de farinha de aveia de sabor a coco ou bolacha Maria (eu uso da EU Nutrition, que compro online, mas já vi a de sabor a bolacha Maria à venda no Jumbo) - cerca de 30g
  •  1 colher de sopa rasa de cacau (gosto muito do cacau do Lidl)
  •  1 colher de sobremesa de xilitol
  •  1 colher de café (bem cheia) de fermento
  •  2 colheres de sopa de claras (eu compro embalagens de claras líquidas, porque uso em várias receitas)
  •  4 colheres de sopa de bebida vegetal sem adição de açúcar ou leite magro (a bebida vegetal de coco da Alpro combina particularmente bem com a farinha de aveia de sabor a coco - até para fazer papas - e existe uma versão sem adição de açúcar)
Eu começo por misturar os ingredientes secos e junto os líquidos no final. Misturo tudo muito bem e depois vai ao microondas 2 minutos na potência máxima (o tempo de cozedura pode variar consoante a potência do microondas). Utilizando estas quantidades destes ingredientes vão ter um bolinho de chocolate de ~180kcal e com ~1,4g de açúcar.

Substituições: 

  •  podem substituir a farinha de aveia de sabor por farinha de aveia simples, mas é possível que precisem de mais algumas quantidade de xilitol (ou outro adoçante que prefiram);
  •  o xilitol pode ser substituído por açúcar ou qualquer outro adoçante. Relativamente ao açúcar, não importa se é açúcar branco, amarelo, de coco ou cor-de-rosa às pintas, todos são açúcares e opções bastante calóricas. Também podem usar uma banana madura para adoçar, mas lembrem-se que vão facilmente adicionar umas 100kcal extra;
  •  em vez de claras podem usar um ovo inteiro ou um ovo de linhaça - mais uma vez, ambas as opções vão resultar num bolo igualmente delicioso, mas mais calórico.

Agora que já deixei aqui tudo explicadinho, deixem-me ir só ali à cozinha fazer mais um destes, que fiquei com água na boca de o estar aqui a descrever para vocês.








4 comentários: