segunda-feira, 17 de março de 2014

E é isto

A cada ano que passa, a vergonha que sinto pelos nossos representantes no festival da Eurovisão é um bocadinho maior. Portugal teve ali o seu apogeu com a maravilhosa voz da Vânia Fernandes, que cantou uma música bem portuguesa e que foi capaz de me arrepiar (sim, a mim, o cubo de gelo com pernas) e agora quem é que vamos mandar para nos representar? Suzy.
Eu nem sabia quem era a personagem, mas estava a levantar tanta polémica nas redes sociais, que eu tive que investigar. Mal o nome dela me apareceu associado ao enorme Emanuel, pensei logo que a coisa tinha que prometer e muito. E superou largamente as minhas expectativas.
Para começar, a música não é cantada nem em português, nem em nenhuma outra língua. É uma espécie de dialecto esquisito. Senão, vejamos: "Quero ser tua como o sol do seu brilhar". Lindo. Poesia pura, não fosse a letra da autoria desse grande erudito da escrita portuguesa, Emanuel. Só é pena não fazer sentido. A nossa Suzy canta muitas outras pérolas, mas que eu não vou comentar porque é demasiado vergonhoso.
Outra coisa que me deixa bastante inquieta é o senhor de tronco nu, com pinturas tribais e a malhar num tambor, todo contente. Todos sabemos que não há nada mais português do que pinturas tribais. Sempre fomos um povo que gostou de andar de tronco nu pintado, até porque temos um maravilhoso clima tropical que torna isso possível. De vez em quando, eu ainda gosto de ir para a rua, semi-nua, fazer uma dança da chuva e tocar tambor. A seguir, costumo dar com a cabeça na mesa de cabeceira.
E o que é que estão a fazer os três desgraçados dos dançarinos (dançarinos, músicos, figurantes, quem sabe realmente?) lá atrás, com uma fatiota que mais parece que vieram directos duma festa sado-masoquista, a abanar o rabo?
E a Suzy, bem... a Suzy é tudo aquilo que eu esperava e muito mais. Desde a fatiota ao penteado, passando pela maquilhagem muitíssimo bem escolhido, a moça é um portento de bom gosto.
Minha nossa, que eu acho que é desta que eu mudo de nacionalidade.
Olhem, e para finalizar, só tenho mesmo a dizer: Ua ua ue ua ue.

4 comentários:

  1. Por isso é que nunca chegamos a lado nenhum no festival...

    Sónia
    Taras e Manias

    ResponderEliminar
  2. Ahahah, adorei o teu ponto de vista! Sem nada mais a acrescentar, despeço-me com um "ua ua ue ua ue"!! Eheheh

    Beijinho *

    http://agatadesaltosaltos.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  3. Ri-me tanto agora :p da próxima vez que estivermos juntas vamos fazer a tal dança da chuva :p

    ResponderEliminar