sexta-feira, 19 de fevereiro de 2016

La Vie en France #13

Já esta semana tinha aqui escrito que estava doente. Pois que, na minha inocência, eu achava que era só uma constipação. A cada dia que saía da cama a sentir-me como se tivesse passado a noite a ser repetidamente atropelada por um camião, pensava "isto passa". Não passou. 

Não só não passou como foi ficando cada vez pior. Na quarta-feira dei por mim a pensar se ia ser capaz de aguentar trabalhar o dia todo. Aguentei. Aguentei, sobretudo, porque estou sempre a ouvir que os estrangeiros abusam e que querem é vir para cá para não fazer nada e não queria que dissessem isso de mim. Ontem é que, como se costuma dizer, foi o fim da picada. Saí da cama a rastejar, tudo me doía, tinha dormido extremamente mal, não suportava a luz nos olhos e mal me aguentava de pé. Não sei como é que aguentei a caminhada até ao trabalho, ainda por cima com temperaturas negativas. Soube que estava mesmo mal quando cheguei à clínica e, em vez de ouvir "Bonjour!", como todos os dias, ouvi "oh la la!". Estava mais branca que a minha bata, com os olhos vermelhos, o nariz a pingar, mal podia falar e sentia a cabeça a andar à roda... A minha sorte é que a minha médica trabalha na porta em frente ao meu gabinete e me atendeu assim que pôde. Ainda trabalhei de manhã, mas acabei por ter que dizer que realmente não aguentava mais e vim para casa de baixa, onde continuo, enfiada na cama, de onde só saio para três coisas: ir à casa-de-banho, comer ou tomar os medicamentos. 

França tem sido um verdadeiro desafio para mim, a nível de saúde. Eu, que sempre fui uma gaja saudável, desde que aqui cheguei parece que estou constantemente doente. Desta vez, é uma sinusite aguda. Que não precisava de ter chegado a este ponto se eu não tivesse sido teimosa e tivesse ido à médica logo na segunda-feira. Agora estou a antibióticos (que me estão a deixar muito mal do estômago). A cabeça continua a andar à roda mas, lentamente, começo a ter menos dores a respirar melhor. Agora é dar tempo ao tempo e continuar a ligar à minha mãe e à minha avó de cada vez que preciso de mimo. 

Fico revoltada comigo mesma por me ter deixado chegar a este ponto. Ainda por cima, trabalhando na área da saúde... I should have known better. Mas, também sei que foi, em grande parte, por não querer fazer papel de coitadinha, por não querer que pensassem que me estava a fazer de vítima ou a aproveitar-me das circunstâncias, como tantos outros estrangeiros fazem. E, apesar de me estar a sentir um autêntico farrapo, também sinto algum alívio por saber que toda a gente constatou, com os seus próprios olhos, o quão mal eu estava e que precisava mesmo de vir para casa curar-me. É triste, mas às vezes é assim a vida de emigrante. 

E por aí, como está a correr a vossa semana? Melhor que a minha, espero. 

(Reparei agora que esta edição da rubrica "La vie en France" é o número 13. Nem de propósito isto teria corrido tão bem).




28 comentários:

  1. Bem, isso tá agreste! Uma pessoa pensa sempre que é só uma constipaçãozinha e que vai passar, mas não devíamos. Com a saúde não se brinca. As melhoras!! Beijinho*

    ResponderEliminar
  2. "Em casa de ferreiro, espeto de pau..."
    :)
    As melhoras! Descobri o teu blog e gostei muito... Visita o meu!
    Beijinhos,
    Novo Post no Blog | FACEBOOK | INSTAGRAM

    ResponderEliminar
  3. Aí Jesus como te percebo...!
    Em 7 anos de trabalho, apenas faltei uma vez (porque tal como tu, cheguei ao limite). "Sabe Deus" como em Angola passei mal no primeiro ano e todos os dias me levantei, e foram meses a fio assim. Talvez por isso tenha emagrecido cerca de 7kg.
    Temos de aprender, e falo assim porque também este conselho se aplica a mim, a tratar de nós, pois ninguém o fará. O nosso maior bem é a saúde. Sem ela não valemos nada....!
    Beijinho
    MR💗
    @sagadaemigracao

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Tens razão! Mas, quanto é que apostas que para a próxima fazemos igual? ;P hehehe

      Eliminar
  4. Abracinho e põe-te boa depressa. Beijinho

    ResponderEliminar
  5. As melhoras rápidas querida!
    beijinhos
    http://direitoporlinhastortas-id.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  6. Epá que a coisa não está fácil :/
    Estive aí em janeiro e também fiquei de forma tal que andei 1 mês e meio para me curar... Credo.

    R: obrigada pelo teu comentário. Sim, a única coisa que me desagrada é realmente estarmos os dois desempregados :/ mesmo a sério. Mas talvez sejamos dos próximos a ir para França :/
    Beijinho

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Bem, espero que isto não demore mês e meio a curar... assim como assim, já lá vai mais de uma semana

      Eliminar
  7. Infelizmente Portugal consegue tratar melhor os emigrantes do que os seus nativos, ao contrário dos outros países que são bem capazes de tratar mal os emigrantes. Mas lembra-te que tu também és importante e que sem saúde não fazes nada, cuida bem de ti, independentemente do que os outros possam dizer ou achar!

    beijinho
    www.blogasbolinhasamarelas.blogspot.pt

    ResponderEliminar
  8. Infelizmente a minha não foi muito melhor mas temos que andar para a frente... muita força para ti *

    ResponderEliminar
  9. As melhoras!

    r: Fico contente por teres gostado :)
    Obrigada*

    ResponderEliminar
  10. Em defesa do número 13 digo-te que o adoro :)

    Por vezes deixamos passar, é apena suma constipação e não haverá problemas. A verdade é que por vezes é mais que isso. Desejo-te as melhoras, que fiques boa rápido.

    Bebe chá de limão, gengibre e mel. Beijinho

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Também não tenho nada contra o número 13, só achei curioso =P

      obrigada!

      Eliminar
  11. Para a próxima já sabes, às vezes é melhor faltar um dia e cuidares de ti do que depois teres que faltar uma semana porque te deixaste chegar às ultimas.
    Até porque como se costuma dizer, sem saúde não se consegue nada ;)
    Melhoras.

    http://omeumundoaleatorio.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Não faltei uma semana, só faltei um dia e meio... e devia, efectivamente, ter faltado a semana toda que só me tinha feito bem =P

      obrigada!

      Eliminar
  12. Não estão a ser rápidas, mas estão a haver melhoras (=

    ResponderEliminar
  13. É chato estar doente... estar doente longe da família é ainda mais chato! Mas aprendeste a tua lição, para a próxima cuidas melhor de ti mesma.
    Eu identifico-me muito com o medo de não querer que pensem que sou uma "emigrante daquelas" mas cada vez menos penso assim. Vai sempre haver pessoas com opiniões menos favoráveis, e se não for por causa da nacionalidade arranja-se outro sítio por onde pegar.

    ResponderEliminar