terça-feira, 21 de fevereiro de 2017

Sobre o repartir tarefas

Hoje de manhã, vimos uma reportagem na televisão sobre a partilha das tarefas domésticas.

Não é surpresa para mim que em Portugal (e em muitos outros lados, mas a entrevista era em Portugal) ainda se está a anos-luz da igualdade de géneros (continuo a dizer que a culpa é das mãezinhas e nada me vai convencer do contrário), mas acabei a pensar na minha situação em particular. Em como era no início e em como é agora. Em como as coisas mudaram (e felizmente) e isso leva-me a crer que há esperança, porque se o exemplar que tenho aqui em casa mudou como da água para o vinho, os outros também o podem fazer.

Eu não sou nada do tipo "fada do lar" e não almejo vir a sê-lo. Venho duma longa geração de mulheres que sempre se preocuparam mais em estudar e serem independentes do que em serem donas de casa exemplares. 

Esta semana vim para Inglaterra e tenho feito sozinha o essencial, tipo umas limpezas gerais, pôr roupa a lavar e cozinhar porque, pronto, estou de férias e ele não, mas não vou dar uma de Mary Poppins, que não tenho feitio para isso e as unhas dão muito trabalho a arranjar. Este assunto da repartição de tarefas já foi um grande problema entre nós. O meu namorado vem duma família bastante tradicional e não foi habituado a fazer nada em casa. N-a-d-a. Foi habituado a estudar, trabalhar fora de casa, ajudar no campo, mas a partir do momento em que entrava em casa, o menino não mexia uma palha. 

Ora, eu venho duma família que de tradicional não tem nada e sempre me educaram a recusar-me a ser empregada de alguém. Foi uma guerra entre nós, no início. Discutíamos e cada um batia o pé e ficávamos ali a medir forças, a ver quem cedia primeiro. Foram tempos complicados, no que a tarefas domésticas diz respeito, mas a minha mensagem acabou por passar (muito à custa de coisas como "claro que não tens louça lavada, não a lavaste, pois não?") e agora constato, com muito orgulho, que já não tenho um empecilho em casa. Tenho um companheiro, alguém que faz tanto como eu, sem ter que lhe pedir, sem ter que negociar, só porque sim, porque tem que ser. Se me vê a mudar os lençóis da cama, vai pôr a roupa a lavar. Se eu estou a limpar a casa de banho, ele vai aspirar os quartos e pôr o almoço a fazer. No sábado, cheguei exausta da viagem e, à noite, pude ficar esticada no sofá a ver televisão e ele fez o jantar, pôs a mesa e, no fim, lavou a louça. Ainda recusou ajuda quando a ofereci (também não insisti muito, confesso).

A mim, isto parece-me normal. Estamos os dois na mesma casa, desarrumamos e sujamos os dois, comemos os dois, por isso temos que trabalhar os dois. Temos que ser uma equipa. Nem sequer faz sentido para mim viver com alguém que tem que ser "lembrado" de que há roupa para passar ou o chão para aspirar. 

Até consigo compreender que em casais mais velhos as coisas não tenham evoluído (claramente, não conheceram a minha avó materna), mas choca-me ver tantos casais da minha geração, tantos que conheço pessoalmente, em que o "tratar da casa" continua a ser uma tarefa quase exclusivamente feminina. Independentemente das horas que já trabalharam nesse dia, chegam a casa e têm tudo para fazer sozinhas.

Pessoas, vamos começar a portar-nos como seres evoluídos, sim? Por nós, pelas pessoas à nossa volta e pelas gerações futuras, para que possam ter em nós um exemplo melhor do que aquele que muitos de nós tiveram.


20 comentários:

  1. Concordo contigo, acho que vem mesmo da educação, as mães tratam/educam os meninos de uma forma bem diferente das meninas, os meninos são tratados como pequenos príncipes e depois quando saiem de casa é que é o problema,vão querer continuar com os mesmos hábitos/luxos e não vao perceber a partilha de tarefas... Que bom que conseguiste chegar a esse patamar com o teu namorado, se não é a mãe temos de ser nós a tentar XD

    Beijinho*

    Anita On Blog

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu não tenho dúvidas de que a educação é a base de todo o problema. Até os brinquedos influenciam!

      Eliminar
  2. Subscrevo!!! Se há mais que uma pessoa a viver numa casa tudo deverá ser partilhado!
    beijinhos
    https://direitoporlinhastortas-id.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  3. Também vi a reportagem e fiquei bem incomodada com algumas noções que ainda hoje fazem parte da nossa sociedade. Mas acredito que nós, mulheres activas e jovens vamos mudar muita coisa.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sim e temos mesmo que o fazer! A começar pela educação que vamos dar aos nossos filhos...

      Eliminar
  4. Olá, Sofia! <3
    Já tinha imensas saudades de visitar o teu cantinho, confesso!
    Grande texto! :) Concordo plenamente contigo e fico feliz por saber que tudo corre como deve correr entre ti e o teu namorado! E uma pontinha de orgulho, admito, porque... Who run the world? GIRLS! Eheh :)

    ResponderEliminar
  5. Bravo! É mesmo assim. O meu também vinha mal acostumado. Não mexia uma palha... Agora faz tanto como eu. Uns dias cozinha ele, outros eu, tudo a meias. Desde a limpeza, comida e tratar dos cães. Somos uma boa equipa e gosto que ele seja assim. Mas... No início foi complicado... O bom é que eles com o tempo se adaptam e começam a encarar as coisas com a maior naturalidade do mundo :)

    ResponderEliminar
  6. só faz sentido quando as tarefas são partilhadas :)

    ResponderEliminar
  7. Comigo podes crer que vão ser tarefas partilhadas! Já estamos no século XXI xD
    Beijinhos <3

    www.losingmamind.blogspot.pt

    ResponderEliminar
  8. Por acaso, em minha casa (onde vivo com os meus pais) as tarefas são super repartidas. Basicamente é sempre o meu pai que cozinha, todos os dias limpa as salas e põe quase tudo a arejar no jardim (entre muitas outras coisas)! Por isso, não me venha cá nenhum homem dizer-me que as mulheres é que têm q tratar destas coisas que levam logo com o exemplo óptimo do meu pai! x

    E. ♥ Meet me for Breakfast

    ResponderEliminar
  9. Pois cá em casa também é tudo partilhado! ´Mas não tive de me chatear nada com isso, se calhar até foi mais ao contrário! O meu namorado em casa dos pais sempre ajudou. Depois como saiu de casa na altura da universidade, sempre gostou das coisas arrumadas e limpas. Logo ele dava conta do recado em casa dele. Já eu venho de uma casa onde a minha mãe nunca trabalhou e como tal tive sempre tudo feito. Admito que tanto eu como o meu irmão precisávamos de ter feito algumas tarefas domésticas quando éramos mais novos, mas a minha mãe sempre deixou andar, e nós claro também. Desde que fui para a universidade, como também saí de casa, tive de começar a fazer algo. E agora que vivo junta há 3 anos também já não custou tanto. Por isso, para mim era impensável fazer as tarefas domésticas sozinha!

    https://jusajublog.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  10. Concordo plenamente contigo! Como tu dizes, são duas pessoas a habitar na mesma casa, logo têm de se ajudar mutuamente. Mentalidades da idade da pedra em casais jovens causa-me confusão mas lá está... são valores e educações diferentes, digo eu!

    ResponderEliminar
  11. O meu rapaz vinha muitoooo mal habituado, mas foi logo 'domesticado'. ;)

    ResponderEliminar
  12. Não tive grandes problemas com o meu, por acaso. No entanto, tive que massacrar um bocadinho... não tanto porque ele achasse que devia ser eu a fazer tudo, mas mais porque não se importava de deixar tudo para depois: a roupa, a loiça, as limpezas. Agora, está melhor :P mas sempre dividimos tarefas! Concordo imenso ctg.

    ResponderEliminar
  13. Eu também fico surpreendida quando reparo que casais novos têm essa divisão tão retrógrada das tarefas, mas na verdade ainda há muito quem a propague (conheço muita gente, especialmente a partir de uma certa idade, que acha que as mulheres que dividem o trabalho doméstico são 'sostras').
    Mas enfim, a tua relação é a prova de que as coisas podem mudar :)

    ResponderEliminar