sábado, 27 de maio de 2017

Life in the UK | A saga das carpetes

Eu só me mudei para Inglaterra recentemente. Segunda-feira, para ser mais precisa. Mas o meu namorado já cá estava desde o fim de Setembro, pelo que já cá tínhamos vindo procurar casa há bastante tempo.

Procurar casa foi toda uma odisseia, digna duma adaptação cinematográfica. Viemos no fim de Agosto, no meio duma onda de calor (o que não deixou de ser irónico, quando toda a gente nos dizia que nos íamos mudar para o mau tempo) e tínhamos dois dias para encontrar casa. Sim, leram bem: dois dias. Como de costume, o meu namorado limitou-se a stressar por causa de tudo e mais um par de botas e coube-me a mim controlar os nervos (os meus e os dele) e escolher a casa. Fazer quilómetros a pé, à procura de casa, debaixo dum sol escaldante e a escorrer suor é só assim maravilhoso, deixem que vos diga. "Então vocês vêm de Portugal e não aguentam o calor?". Pois, gente, em Portugal temos praia e esplanadas e não nos metemos a fazer a maratona debaixo dum sol ardente para procurar um apartamento. Mas adiante.

Vimos de tudo um pouco: casas maiores, mais pequenas, vimos uma família que vivia no chão (literalmente, não havia um único móvel naquela casa), vimos casas mais longe e mais perto e acabámos por ter sorte e desencantar um T2 que fica a 2 minutos a pé do trabalho do meu namorado, a 5 minutos a pé da estação de comboio e a menos de 10 minutos a pé do supermercado (e do ginásio onde me vou inscrever). Perfeito, portanto. 

Pois, só que não.

Qual é o defeito desta casa? Desta e de todas as outras que vimos? Tem carpete. Sim, leram bem: carpete. Aquele flagelo que foi erradicado de 99% dos lares portugueses e que está em vias de extinção desde há coisa de 20 anos (felizmente!). Tenho para mim que as carpetes estão para os ingleses como as baguetes para os franceses. Eles gostam mesmo desta porcaria, a ponto de a senhora que nos veio mostrar a casa considerar que o facto de não termos carpete pela casa toda ("só" na sala e nos quartos) era um ponto negativo. Ainda me lembro de a ouvir dizer "porque temos outro apartamento no mesmo prédio que tem carpete pela casa toda e é uma carpete alta e fofinha". Alta e fofinha? Para quê? Para ser ainda mais difícil de limpar? Apeteceu-me perguntar-lhe se estava a planear vir aspirar-nos a casa várias vezes por semana, mas consegui conter-me.

As carpetes têm de ser a cena menos higiénica da vida. Passamos a vida a aspirar e temos sempre a impressão de que não está suficientemente limpo. Só consigo imaginar as famílias de ácaros, confortavelmente instaladas, a jogar à sueca por baixo dos meus pés. Posto isto e já ando embrenhada numa pesquisa sobre os melhores aspiradores do mercado e já chegámos a acordo sobre o que vamos comprar. Vai-nos custar uma pequena fortuna, mas vai ter de ser. Aspiradores e produtos anti-ácaros, que além de me meterem um nojo tremendo, sou alérgica.

Posto isto, só tenho uma pergunta: em que buraco tinham os ingleses enfiado a cabeça quando o mundo inteiro acordou para a vida e decidiu livrar-se das carpetes?

33 comentários:

  1. ahahah, deixa lá que os Suiços aqui também gostam bastante dessas coisas. Na casa onde estou neste momento, tem alcatifa só nos quartos, mas a que eu e o meu namorado vamos daqui a 2 meses ja não tem em lado nenhum (o que é raro aqui na região alemã pelo menos) :D
    Dizem os suiços que não sabe bem sair da cama e pôr os pés no chão frio... nada que uma carpete pequena ou umas pantufas fofas não resolvam, certo? ;)

    Gosto bastante do teu blog e venho aqui muitas vezes. Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Certíssimo! Ainda por cima a casa tem aquecimento (e que quase nunca usámos, nem no inverno, porque a casa é bastante quente). Não percebo esta mania das carpetes -.-'

      Obrigada por seres uma leitora assídua, espero que continues a vir aqui (=

      Beijinhos

      Eliminar
  2. :))) então as famílias de acáros não estão em perigo?
    Talvez seja pelo frio, imagino que toda essa carpete a casa ficará mais quente.
    um beijinho e bom fim-de-semana
    Gábi

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Há outras soluções bem mais higiénicas =P hehe

      Beijinhos

      Eliminar
  3. WOW Great post!
    follow or follow? let me know
    fashion-lovely-look.blogspot.com

    ResponderEliminar
  4. Hum, poderá ser pelo frio, como já mencionaram? Realmente, não podia concordar mais contigo. Também sou alérgica aos ácaros, by the way. Tenho uma pequena obsessão com as limpezas e carpete pela casa ia dar comigo em doida!

    ResponderEliminar
  5. AHAHAHAHAHAH por acaso nós temos uma pequena carpete decorativa e já nos dá o cargo dos trabalhos, quanto mais ter o chão assim... COmpreendemos a dor!

    ResponderEliminar
  6. Juro que estou com pena de ti!!
    Tenho tantas alergias que se tivesse carpete pela casa toda ou até só em algumas divisões, morreria!
    Aiiii, Sofia, pede à senhoria que te aspire a casa, AHAHAH. Ri-me tanto com a parte dos ácaros a jogarem à sueca, és demais!

    Beijinhos e aproveita esta nova etapa!

    Estranha Forma de Ser Jornalista
    http://estranhaformadeserjornalista.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada (=

      Quanto à carpete, pff, apetece-me arrancar isto daqui =P

      Eliminar
  7. ahah boa sorte com essa carpete e muita sorte nesta nova aventura em inglaterra! um beijinho grande :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada (= a carpete está a ser um desafio, confesso =P

      Eliminar
  8. Estava na ideia que o processo de saída do Reino Unido da União Europeia ainda estava a decorrer. A avaliar pela forma como se fecharam ao mundo em termos de soalho indoor, parece que afinal o Brexit já aconteceu há 50 anos =P

    ResponderEliminar
  9. opa tive de me rir com o teu relato da situação, é que não deixa de ter piada :)
    mas sim, além de ser das coisas mais horrorosas de sempre e custar a aspirar, para quem sofre de alergias então é fantástico -.- eu morria ai! lol

    beijinhos querida
    The Midnight Effect / Instagram

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu hei-de aprender a lidar com isto, que é o remédio... mas não gosto =P

      Eliminar
  10. Eu acho que tem muito a ver com o frio que faz em Inglaterra...As carpetes são algo que os ajuda a manter o quente dentro das casas (se bem que há mil e um pavimentos que reteem o calor e não tem de ser a bela da carpete!)
    Vá lá que por aqui já não se usa carpete! Só fico mesmo a pensar é como raio os ingleses conseguem limpar aquilo...


    Beijinho*

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Estou a depositar as minhas esperanças todas no aspirador Dyson, que está a caminho =P

      Eliminar
    2. Não limpam.
      Aspiram... Parece limpo, mas não está.
      Depois existe um produto de limpeza químico... que manda um cheiro nauseabundo. Por vezes fazem essa limpeza anual...

      Eliminar
  11. Ter carpete em casa é, para mim, uma coisa impensável! Tal como tu tenho alergia aos ácaros e tenho que andar sempre de volta do pó e a sacudir tapetes. Tenho poucos tapetes em casa e todos eles são fáceis de sacudir. Nada daqueles "fofinhos" que hoje em dia todas as pessoas parecem ter em casa.

    Imagino a odisseia que deve ser lutar contra a sujidade na carpete...!

    ResponderEliminar
  12. Ahahahah, é engraçado como os tempos mudam. Antigamente a carpete era algo chique, que se devia ter em casa. Atualmente toda a gente a quer longe e realmente de higiénica não tem nada! Não sou alérgica, mas acredito que quem tenha esse problemas deve ser o terror!
    Beijinho, Ana Rita*

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu não percebo como é que eles aqui gostam tanto disto, sinceramente. É horrível =x

      Eliminar
  13. Com tantas famílias de ácaros, uma coisa é certa, companhia não te vai faltar eheheh

    ResponderEliminar
  14. Haha, até nas casas-de-banho metem carpete, o que me mete ainda mais nojo. Também acho piada àquelas torneiras medievais que ainda há em muitos hotéis e restaurantes. Enfim. Inglesices ;)
    Fico contente por terem encontrado um apartamento com uma boa localização! Boa sorte agora nesta etapa.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Nas casas-de-banho ainda não vi, nem nas cozinhas. Mas o resto das casas têm =\ já vimos algumas casas sem carpete na sala, mas nos quartos é sagradinho... um desespero =P

      Eliminar
    2. Não entendi esse comentário da senhora que te mostrou a casa. COmo assim? Que eu saiba a carpete só metem pela casa toda mesmo, excepção para o WC e a cozinha. Logo, a tua, tem carpete em todo o lado :) Se ao menos a sala escapasse... Não é em nada diferente da casa com a carpete "fofinha".

      Eliminar
  15. Que horror!!! Nosssaaaaa... coitadinho do meu nariz!
    Compra um robot, ao menos ele anda a aspirar sozinho e não ficas com uma hérnia!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Decidimos apostar num Dyson... vamos lá ver se merecem a fama =P

      Eliminar
  16. Para mim também não dava já que sou alérgica ao pó e a alcatifa só serve mesmo para isso.
    Calculo que a casa se torne mais quente mas não é (de todo) uma solução muito higienica!
    Quanto a aspiradores aconselho-te um Rainbow. Conheces? O melhor que já vi (e mais caro tb).
    Beijinhos

    Blogdiariodeumafamilianormal.blogspot.pt

    ResponderEliminar
  17. Sim. Inglaterra tem carpetes como os franceses gostam de baguettes.
    Aqui é assim.
    E digo-te mais: é melhor não pensar nisso.
    As carpetes são VELHAS para caraças - na maioria das casas. Gastas, com aspecto sujo... E devem estar PELADAS de ácaros.

    Eu tive «sorte» (cof, cof) e foi preciso mudar a carpete do meu quarto. Porque o anterior inquilino sujou tudo - com vómito inclusive. Eu VI como eles removem a carpete suja e metem a nova POR CIMA, sem sequer existir uma LIMPEZA!!! Portanto, toda a porcaria que estava na velha madeira, todo o líquido ali encrostrado, apenas ficou disfarçado com uma carpete nova.

    O CHEIRO.. esse demorou mais de 2 meses a desaparecer.

    Se eu soubesse que como ia ser, tinha eu mesmo arrancado a carpete e limpo o chão. Uma casa com 40 ou mais anos cujo soalho em madeira nunca foi limpo... Só lhe metem carpete em cima.

    ResponderEliminar