A minha luta por uma alimentação mais saudável continua, comigo sempre a tentar aprender mais alguma coisa nova, que possa pôr em prática.
Já há algum (muito) tempo que não compro embalagens de molhos feitos. É verdade que às vezes podem dar jeito, mas tento sempre evitar comprar esse tipo de coisas. Mas, ainda comprava (e compro) embalagens de polpa de tomate, mas ando sempre à caça das que não têm adição de sal. Estava eu, um dia, a ler rótulos de embalagens de polpa de tomate, no supermercado, quando me ocorreu o seguinte "mas que bela perda de tempo, porque é que não compro os tomates e tento eu fazer esta treta?". E, sendo assim, nesse dia saí do supermercado com um belo carregamento de tomates biológicos. E sim, eu sei que os produtos biológicos acabam por ter pesticidas na mesma, por causa da contaminação cruzada, mas continuo a preferir comprar biológico, quando é possível. Especialmente carne, para não vir cheia de antibióticos, mas isso já é tema para outro dia.
Um destes dias decidi que ia arriscar fazer uma massa com frango desfiado em molho de tomate e manjericão. Escolhi fazer isto a um sábado porque, se corresse mal, tinha tempo de sobra para inventar outra coisa qualquer. Só que não correu mal. Aliás, correu tão bem que o senhor cá de casa disse, e passo a citar, "Isto está tão bom que até custa a acreditar que é saudável. Se me perguntassem, eu dizia que, para saber tão bem, tinha de estar cheio de produtos artificiais". Entretanto, até já tive de repetir a receita vária vezes (numa dessas vezes usei esparguete de courgette e também ficou muito bom).
Portanto, vamos lá à receita:
Ingredientes (para 2 pessoas):
- 2 peitos de frango, previamente cozinhados e desfiados
- raminhos de brócolos (opcional e, se usarem, usem a quantidade que quiserem)
- massa integral (mais uma vez, a quantidade normal que estão habituados a comer... eu sou péssima a calcular quantidades de massa)
- 2 tomates grandes
- 1/2 cebola
- folhas de louro
- 1 colher de sopa de óleo de coco
- sal, pimenta e manjericão q.b.
Instruções:
- Cozinhar os raminhos de brócolos até estarem bem cozidos, retirar do fogão e reservar. De seguida, podem aproveitar a água onde cozeram os brócolos para cozinhar a massa.
- Colocar, num tacho, uma colher de sopa óleo de coco e deixar aquecer ligeiramente, antes de juntar a cebola picada.
- Cortar os tomates ao meio e espremê-los para dentro do tacho onde têm o óleo de coco com a cebola. De seguida, cortar os tomates aos pedaços e juntá-los no tacho. Juntar as folhas de louro (eu usei duas, porque eram pequeninas), sal e pimenta a gosto e deixar cozinhar em lume brando. Juntar um pouco de água, se necessário.
- Quando os tomates estiverem bem cozinhados, retirar o tacho do lume e triturar tudo com a varinha mágica (eu retirei as folhas de louro, antes de triturar). Podem juntar mais água, se quiserem que o molho fique um pouco mais líquido. Voltar a colocar no lume e juntar o frango desfiado e o manjericão. Pessoalmente, adoro o sabor do manjericão com molho de tomate, por isso, ainda pus uma boa dose de manjericão, mas é tudo uma questão de irem provando para ver quando é que já está do vosso agrado.
- Servir com a massa e com os raminhos de brócolos.
Aqui, só com massa integral a acompanhar. |
Aqui, com esparguete de courgette. |
Até dá fome, pá! :P tb gosto mt de manjericão no molho de tomate :)
ResponderEliminarAcho que ficou fantástico! Vou tentar fazer a receita, mas sem o frango ahaha.
ResponderEliminarEstou a deixar de comprar enlatados porque aquilo é mais porcaria do que outra coisa blaww
Beijinhos,
Dezassete
Nhami! Que bom aspeto! :) Ando curiosa para fazer esparguete de courgette. Adoro courgette! *.*
ResponderEliminarR: Realmente. Que confusão! :(
É. Se calhar é este ano que ficamos os dois, no quentinho, a comer as passas (que eu nunca como, porque não gosto). :D
Beijinho d'
A Marta
https://amartaeumblog.blogspot.pt/
Yummy! Tudo para resultar bem! O meu marido também adora manjericão nos cozinhados.
ResponderEliminarwww.anafernandes.ch
Que bom aspecto!
ResponderEliminarCá em casa também tento fazer sempre tudo sem usar artificiais. Normalmente faço o molho e congelo para futuros usos.
Também costumo fazer e fica uma delícia!
ResponderEliminarbeijinhos
https://direitoporlinhastortas-id.blogspot.pt/
Quando tenho mais tempo costumo fazer e é delicioso :P
ResponderEliminarDá para fazer de várias maneiras ....mas esta parece-me muito boa .
ResponderEliminarA alimentação saudável é muito importante mas....fui uns dias para a Costa Alentejana e aquele pão ...azeitonas...etc..
Beijinhos
Parece delicioso! Mas já ouvi dizer que o óleo de coco é pouco saudável para cozinhar.
ResponderEliminarBjs, Ana
Estas coisas estão sempre a mudar mas, neste momento, o óleo de côco é considerado bom para cozinhar, pois consegue suportar altas temperaturas sem sofrer alterações, ao contrário do azeite, por exemplo. Mas pronto, isto é o que dizem agora, amanhã podem mudar hehe
EliminarUma excelente opção fazermos em casa em vez de comprar produtos processados. Sempre o fiz. Daí até fazer bolachas, bolos e pão. Agora, cada vez mais, usando boas gorduras ( azeite/ óleo Côco) e açúcar de Côco/ mel/ tâmaras/ ou mascavado e farinhas integrais ou sem glúten. Há q cuidar da saúde o melhor q se pode.
ResponderEliminar