segunda-feira, 9 de abril de 2018

Clube do Livro #1

2017 foi uma vergonha literária na minha vida, acho que nunca tinha lido tão pouco durante um ano inteiro. Uma vergonha, é o que vos digo. Assim sendo, uma das minhas resoluções para este ano é tentar ler um livro por mês. Eu sei que há quem consiga aviar um livro por semana - também eu já fui assim - mas vamos com calma. Pois bem, de janeiro até agora já consegui despachar 5 e estou a ler o sexto e estou muito orgulhosa. 

Deixo-vos aqui as minhas leituras deste ano:


  1. Gut Reactions - How Healthy Insides Can Improve Your Weight, Mood and Well-Being, Justin & Erica Sonnenburg: este não é propriamente um livro que se leia para passar o tempo, mas é um tema que me interessa bastante e que cada vez é mais debatido (e ainda bem porque é algo que sempre me afectou bastante e tenho aprendido imenso ultimamente). Dentro do assunto, foi dos que mais gostei até hoje. 
  2. Bilac Vê Estrelas, de Ruy Castro: acho que, até hoje, os únicos livros que li de autores brasileiros foram "O Meu Pé de Laranja-Lima" e o "Veronika Decide Morrer", sendo que adorei o primeiro e detestei o segundo. Tenho uma embirração com o Paulo Coelho e a coisa não vai lá nem com molho de tomate. Já sobre este livro do Ruy Castro, tenho a dizer que adorei. A história passa-se no Rio de Janeiro, em 1903, e envolve Olavo Bilac, um grande poeta da época, amigo de José do Patrocínio, que decide construir um dirigível e fazer história. Mas a invenção desperta o interesse de dois socialites franceses, que enviam uma espia portuguesa para roubar o projecto. No geral, é um livro que se lê bem e não tem momentos mortos, o que é bom. Aconselho. 
  3. Contos de Cães e Maus Lobos, de Valter Hugo Mãe: Desde que li "O Filho de Mil Homens" que sou fã do Valter Hugo Mãe. Li este livro de contos numa manhã - lê-se que é uma maravilha. Os contos são pequenos, por isso salta-se rapidamente de uns para os outros. Não adorei todos mas, no geral, gostei bastante do livro. Também adorei as ilustrações que acompanham os contos.
  4. Orgulho e Preconceito, de Jane Austen: Sobre este só tenho a dizer "Onde raio andou a Jane Austen toda a minha vida?". Acho que já toda a gente conhece a história, até eu já tinha visto o filme sem ter lido o livro, e mal eu sabia o que andava a perder. É engraçado ver como as histórias de amor eram tão diferentes há uns anos atrás e mal posso esperar pelo próximo livro da Jane Austen.
  5. Levantado do Chão, José Saramago: Gosto da escrita do Saramago. Acho que tem jeito para contas histórias e que uma pessoa nunca se aborrece a ler o que ele escreve. Este livro não foi excepção: conta a história de João Mau-Tempo e da sua família, trabalhadores agrícolas no Alentejo desde a implementação da república e durante todo o tempo da ditadura. Adorei tudo, excepto a sensação de que durante todo o livro o autor nos está a tentar recrutar para comunistas, mas pronto, é Saramago e uma pessoa já sabe ao que vai. Fora isso, a escrita é excelente e gostei imenso do livro.


E vocês, o que têm andado a ler? Deixem sugestões nos comentários, que são sempre bem-vindas.

12 comentários:

  1. Este ano ainda nem um li!!! Uma vergonha...
    Dessa selecção, só li o Orgulho e Preconceito e adoro!
    Beijinhos!

    ResponderEliminar
  2. Eu acabei o 3o volume do Millenium e vou continuar numa de autores suecos que estou viciada, o proximo é Teia de Cinzas da Camilla Läckberg (continuacao de "A Princesa de Gelo" e "Gritos do Passado")

    ResponderEliminar
  3. Para quem anda a ler pouco, já estás a ler bastante... Valter Hugo Mãe também li, assim como Saramago há muito tempo. Gosto muito. Por motivos óbvios leio muita poesia, mas agora ando a reler o magnífico livro de Raduan Nassar "Lavoura arcaica". Aconselho.
    Uma boa semana.
    Um beijo.

    ResponderEliminar
  4. Confesso que a leitura não é muito algo que goste de fazer, mas fiquei um pouco curiosa com o "Contos de cães e Maus lobos".
    Já agora passa lá no meu blogue que identifiquei-te para um tag, Beijinhos.

    ResponderEliminar
  5. Estou exatamente na mesma situação! O ano passado li muito pouco e foi uma vergonha, por isso este ano também me comprometi a ler 1 livro por mês :) Até agora estou a cumprir! Boa seleção de livros btw :)

    Beijinho*
    http://noobdamaquilhagem.blogs.sapo.pt/

    ResponderEliminar
  6. Ogrulho & Preconceito é um dos meus livros favoritos! E tenho imensa curiosidade em relação a essa obra de Valter Hugo Mãe (dele li A Desumanização e aconselho) :)

    ResponderEliminar
  7. Oh meu Deus, oh meu Deus, ainda vou a meio do primeiro deste ano, sniff! E eu que também lia imenso, que tristeza! Já tu vais muito bem, acredita!

    ResponderEliminar
  8. Tenho lido tão pouco desde que estou na universidade! Quer dizer, pouco dos livros que realmente quero ler, porque coisas da universidade leio constantemente!
    Tenho que ver se mudo isso ASAP, adoro ler!

    Respondendo à tua pergunta, não senti a mínima insegurança. Na verdade acho que tudo tem a ver com a nossa postura. Se andarmos cheios de medo é muito pior do que se adotarmos uma postura descontraída e de boa disposição :)
    Kiss, Mariana Dezolt
    Messy Hair, Don’t Care

    ResponderEliminar
  9. Tal como tu, uma das minhas resoluções deste ano é ler, pelo menos, um livro por mês. Com as séries acabei por perder esse hábito.

    Mas já leste o alquimista do Paulo Coelho? Não ia muito à bola com ele até ler o alquimista! :)

    beijinho
    The Midnight Effect / Instagram

    ResponderEliminar
  10. Gosto muito de ler....li todos do José Rodrigues dos Santos Há quem não goste...eu gosto, também gosto de Tiago Rebelo
    Já li Valter Hugo Mãe mas...não me recordo o título
    Acabei de ler "Viagem sem regresso" enfim já o meu pai dizia que a ler nunca se está só.
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  11. Por acaso cheguei a ler todos da Jane Austen e gostei muito do Orgulho&Preconceito!

    Beijinhos,
    O meu reino da noite ~ facebook ~ bloglovin'

    ResponderEliminar
  12. 2017 também não foi o meu ano em relação às leituras e queria muito que 2018 fosse diferente, mas ainda só vou no segundo livro. Tenho mesmo de mudar isto.
    Ainda não li nenhum destes, mas vi o filme "Orgulho e Preconceito" - recentemente por acaso :p

    ResponderEliminar