domingo, 15 de novembro de 2015

#Pray for Paris

Este fim-de-semana está a ser cheio de emoções fortes aqui por estes lados.

Sexta-feira 13, como já toda a gente sabe, Paris foi alvo de (mais) atentados. Foi uma noite de terror, que tirou o sono a muita gente, eu incluída. Não estava em Paris, mas o meu namorado chegava sábado de manhã e tínhamos combinado que nos encontrávamos lá. Além disso, tinha vários amigos em Paris e uma pessoa pensa logo no pior. Felizmente, toda a gente que eu conheço está bem.

Sábado de manhã lá fui para Paris. Confesso que estava à espera do caos, mas não, tendo em conta os acontecimentos da noite anterior posso dizer que estava tudo bastante normal. O meu namorado chegou bem ao aeroporto e à noite já estávamos de volta à segurança de Troyes. Claro que o dia foi absolutamente horrível e cheio de emoções fortes, ainda deu para apanhar um grande susto na gare, mas estamos bem.

É chocante pensar que uma coisa destas aconteceu aqui ao lado. Aqui ao lado, numa cidade onde passo bastante do meu tempo. Onde vou às compras, onde vou passear, onde passo de cada vez que quero ir para Portugal e onde vou, brevemente, a um congresso. É impossível não ter medo. Mas é mesmo isso que aquela gente quer, querem aterrorizar, deixando um rasto de caos e destruição. E conseguiram. 

É ainda mais chocante ver que atentado após atentado, pouco muda. Não há mais segurança, não há mais controlo, não há mais nada. 2015 está a ser um ano negro para França, palco de vários atentados e de uma tentativa de mais um que, não fossem pelos americanos que salvaram o dia, teria sido mais um massacre. Espero que não sejam precisos mais cadáveres para os franceses (e a Europa) perceberem que é preciso mudar, é preciso tomarem medidas. Não defendo a discriminação, mas também não podemos continuar a compactuar e a facilitar estes banhos de sangue. 

França está de luto. A Europa também. As pessoas estão com medo. E eu só pergunto... quantos dias como este ainda nos esperam? Quanta mais gente vai ter de morrer? Liberté, égalité, fraternité... até quando?



8 comentários:

  1. mes plus sinceres condoleanes a toutes les families des victimes de cette terrible attaque. un immense devil pour tous les gens que nos aimons, la bonte, la vie et la paix baisers andy

    ResponderEliminar
  2. Quando ouvi as notícias do que aconteceu, comentei logo com a minha namorada que seguia uma rapariga que estava a viver em França. Fico descansado em saber que estás bem. Não compreendo como é que existem pessoas capazes de tamanha crueldade.

    Ricardo, The Ghostly Walker.

    ResponderEliminar
  3. Eu estou horrorizada com tudo isto. Já tinha pensado em ti! Ainda bem que estás bem. Beijinhos

    ResponderEliminar
  4. Ainda bem que estás bem, quando vi fiquei com o coração nas mãos. Tenho o meu melhor amigo em Paris e quando recebia notificação que ele estava seguro foi um alivio.
    É terrível o que se passa :(

    ResponderEliminar
  5. Ainda bem que vocês estão bem! É realmente uma situação aterradora e muito preocupante....
    beijinhos
    http://direitoporlinhastortas-id.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  6. É muito chocante, muito triste. A nossa liberdade está em causa cada vez mais... :(

    ResponderEliminar