quinta-feira, 21 de abril de 2016

La vie en France #16

Ontem, no auge das minhas pesquisas pelo vasto mundo da Internet, dei de caras com este artigo

Se estão com preguiça de o irem ler, eu faço-vos um resumo: basicamente, a Universidade de York fez um estudo e chegou à conclusão de que a solidão pode ser tão má para o coração como o tabaco, sendo que as pessoas solitárias (especificamente, por uma questão de distância) têm 32% de probabilidade de virem a sofrer dum enfarte. Quer dizer, eu não fumo, não bebo, faço exercício e tenho uma alimentação relativamente saudável e, txanam!, como moro a 1000 km de casa, estou tramada na mesma. Ainda de notar que, a solidão pode ter efeitos directos no sistema imunitário, pormenor que achei extremamente curioso porque a verdade é que, desde que vim para França, estou constantemente doente. Palavra de honra que já não me lembro de passar 6 ou 7 meses seguidos sem ficar doente com alguma coisa.

Pois não é que, ainda hoje de manhã estive a contar à minha assistente estas minhas recentes descobertas e, à hora de almoço, noto que tenho um gânglio inchado no pescoço. Disse logo uma carrada de palavrões (para mim mesma, que os franceses não sabem onde é Portugal, mas digam-lhes "caral***" e sabem todos que é asneira). Mais alguns sintomas depois, percebi que estou doente outra vez. Para ter a certeza de que não estava a alucinar, fui confirmar com duas das minhas colegas (uma das quais, é a minha médica) e, é oficial, estou doente. Desta vez, é uma virose e há-de passar sozinha, mas raisparta o número da sorte. Acho que é caso para dizer que França me deixa doente (literalmente). 

Ainda mais trágico é concluir que, a ser verdade o estudo da Universidade de York, o nosso país não só nos empurra para a emigração, como para toda uma vida de maleitas várias. Obrigada, Portugal! (É favor ler este último parágrafo com ironia qb). 

28 comentários:

  1. A solidão é atroz, acredito que nos influencie fisicamente...

    ResponderEliminar
  2. Adorei SOfia, aliás como sempre. Sinceramente concordo plenamente com o estudo, quando estás sozinha estás sujeita a mais stress e logo o sistema imunitário torna-se mais frágil e pronto. Bemvinda a França. LOOOOL. Tens que mudar para uma cidade cheia de amigos e conhecidos.

    Beijinhos com saudade SM

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sim, acho que está na altura de me mudar... só ainda não sei para onde.

      Beijinhos

      Eliminar
  3. Bem acredito que afete... Mesmo a sério :/
    Beijinho

    ResponderEliminar
  4. Oh, as melhoras! <3 Ficar doente é terrível e quando estou longe dos meus entes queridos também reparo que o fico mais facilmente, é realmente curioso!

    Venus in FleursZara Giveaway

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada (= e ainda bem que há mais alguém como eu hehehe

      Eliminar
  5. Esses estudos são sempre um tanto falaciosos, depende de como as pessoas lidarem com a solidão. Tu que estás bastante longe de casa acredito que tenhas bastantes saudades da tua família, principalmente porque não os podes ver quando te apetece. Mas há pessoas que se sentem bem sozinhas grande parte do tempo e duvido que seja por isso que contraiam doenças mais rapidamente. As melhoras! :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Já eu acho que faz algum sentido. Se te sentes sozinha, logicamente, isso influencia os teus níveis de stress e o stress vai influenciar directa e indirectamente (através de noites mal dormidas, por exemplo) o teu sistema imunitário. Ora, sistema imunitário em baixo equivale e maior facilidade em ficar doente. Agora, para quem se sente bem sozinho, claro que as coisas não funcionam assim =P

      Eliminar
  6. Que cena não sabia desse estudo super interessante e da que pensar !
    with love, KATE ❤

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu só falo aqui de coisas super interessantes (ou então não)

      Eliminar
  7. Ri mais do que devia com "os franceses não sabem onde é Portugal, mas digam-lhes "caral***" e sabem todos que é asneira". Tão bom!

    ResponderEliminar
  8. Uauuu não sabia disso...No me caso estou super longe (vim do Brasil), estou cá em Portugal a 1 ano e fiquei doente duas vezes... Espero que não comece a ficar doente agora que sei dos dados! Haha
    As melhoras minha querida,
    Beijinho
    http://themarielement.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Pensamento positivo, vai tudo correr bem! E com saúde (; beijinhos

      Eliminar
  9. Não ligues muito a esses estudos ....
    A solidão é tramada, por vezes estamos rodeados de pessoas e sentimo-nos "sós".
    Vamos pensar positivo e partilhar esta amizade virtual:)
    Bom fim de semana

    ResponderEliminar
  10. Por acaso já suspeitava dessa relação... Força querida e as melhoras!
    beijinhos
    http://direitoporlinhastortas-id.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  11. As melhoras, é uma situação complicada :/

    ResponderEliminar
  12. Espero que melhor s rapidamente.
    R: obrigada pelas palavras de carinho :)

    ResponderEliminar
  13. Ultimamente parece que também ando sempre doente.
    As melhoras!

    ResponderEliminar