domingo, 8 de maio de 2016

Roma - Vaticano

Voltando ao tema das minhas férias em Roma (que está a chegar ao fim, prometo), venho falar-vos hoje da minha ida ao Vaticano. Antes de mais nada: não, não vimos o Papa, mas nunca foi esse o nosso objectivo e, portanto, fomos lá no dia que mais nos convinha, que foi segunda-feira.

Alguém me tinha deixado aqui no blogue um comentário a dizer que era boa ideia comprar o bilhete para o Museu do Vaticano e Capela Sistina pela Internet. À pessoa que me deu esse conselho: um obrigada monumental! A fila era enorme - enorme - e o ar de frustração na cara das pessoas dizia tudo. Foi muito bom chegar lá com os bilhetinhos comprados e poder entrar sem grandes demoras. Já na Basílica de S. Pedro, a entrada é gratuita mas, como há controlos de segurança (assim como para grande parte dos monumentos/museus de Roma), é preciso enfrentar uma fila, mas anda-se relativamente rápido.

Foi um dia muito cansativo, andámos imenso a pé. Entre caminhadas de e para o metro, a visita ao Museu (não é permitido tirar fotos da Capela Sistina, mas tenho muitas outras para vos mostrar), a espera para entrar na Basílica, estivemos entre 6 a 7 horas de pé, durante as quais só parámos para almoçar. Os museus do Vaticano são um conjunto de museus com obras de arte espectaculares, os jardins, as esculturas, as pinturas, os frescos, as tapeçarias, a arquitectura... vale muito a pena ver. São mais de três horas de museus (há cafés e restaurantes em alguns pontos dos museus), houve momentos em que estava tanta gente que me cheguei a sentir mal e calçado confortável é, decididamente, uma necessidade. Mas valeu muito a pena. Quanto à Basílica, era exactamente aquilo que eu esperava que fosse: solene e grandiosa.

Museus do Vaticano

A colecção do Museu Egípcio era muito boa, mas não iguala a do Louvre

Pormenor do Jardim da Pinha, que tem este nome porque tem uma estátua duma pinha. Coisas da vida.

As vistas duma das partes do edifício

Arte no tecto

E arte no chão

Candelabro da Galeria dos Candelabros. Que, na realidade, é uma galeria de tapeçarias.

Algumas das tapeçarias expostas

Não liguei muito às tapeçarias, mas fiquei encantada com os tectos desta galeria

Mais tectos. Não imaginam as dores de pescoço com que fiquei depois disto, mas eram demasiado bonitos para não olhar.

Ó pra mim, ainda com força nas pernas (mas pouca)

Pintura de Leonardo da Vinci

Na Praça de S. Pedro, à espera para entrar na Basílica

Interior da Basílica

De volta ao hotel, para descansar as pernas e retocar a maquilhagem. Esta foi a minha tentativa falhada de fotografar o meu smoky eye, que estava muito bem feito, mas não se vê na foto.

1. Não me importava nada de um dia poder visitar!

Isabel Sá

2. Lindo!
    Nessas viagens quase que não dá para descansar, quer se ver tudo , e os quilometros que se andam...nao é brincadeira lol

1. Não são mesmo, quando voltei para casa as minhas pernas estavam completamente KO... mas valeu tanto a pena (=

Eliminar
  3. que fotografias fantásticas!! o tecto da capela sistina deve ser impressionante!

1. Era impressionante mas, para ser sincera, o meu tecto preferido foi o da galeria dos candelabros

4. Fotos maravilhosas!
    Obrigada pela visita.
    Beijinho

5. Obrigada deu para recordar....também não vi o Papa mas é espectacular tudo o que se encontra no Vaticano.
    Conseguiste tirar fotos aos guardas :)
    Deixa-me dizer-te que és linda......
    Bjs

6. És tão bonita, Sofia!
    As cidades históricas são as minhas favoritas, não tanto devido aos museus mas pela arquitetura e pelas ruas e ruelas :)

1. Obrigada, Nádia (;

Também adoro cidades históricas, mas agora o próximo destino é de praia =P

Eliminar
  7. Que fotos lindas! E tu também és linda!

8. eu dei o conselho de comprar os bilhetes... se o obrigada é para mim, de nada. com todo o gosto.
    já vi que gostaram muito. ainda bem.
    Alexandra

9. Itália é um dos países da Europa que me falta visitar e quero muito. Gosto imenso deste tipo de post porque vão dando ideia.
    Sofia, és linda =)

1. Eu ainda só visitei Roma, mas adorei (= quero muito ir conhecer outras cidades italianas!

Obrigada (=

10. Uau, que fotos fantasticas

11. Já estou a seguir :-) E estou adorar perder-me nestas fotos da tua viagem a Roma. Oh my god, que coisa mai' linda!!! Beijinhos