quinta-feira, 15 de março de 2018

Life in the UK | Conversas sobre meteorologia

Quando vim para aqui morar, vinha com 2 ideias pré-formadas (os chamados estereótipos, a bem dizer) sobre os ingleses:

1 - Que eram super pontuais;

2 - Que adoravam discutir a meteorologia.

Sobre a primeira, tenho a dizer que é o maior mito de sempre. Aliás, já formulei uma teoria de que a expressão "pontualidade britânica" surgiu por mera ironia (já que eles são, também, os reis da ironia). Eu não sou a pessoa mais pontual que existe, admito, e até eu me passo com estas pessoas. 

Já sobre o segundo ponto, cheguei rapidamente à conclusão de que é verdade. Independentemente de onde estejam, seja com os meus pacientes nas consultas ou quando chego à caixa do supermercado, a conversa segue sempre o mesmo rumo: cumprimentar, perguntar se está tudo bem com a pessoa (isto é muito importante nesta terra), perguntar como foi/vai ser o fim-de-semana (mais uma vez, muito importante) e, a seguir, invariavelmente, alguém vai fazer um comentário sobre o tempo. Ou que está frio, ou que está chuva, ou que está sol, as previsões para os próximos dias e comparação com os dias anteriores. 

Em Portugal, fala-se do tempo quando se querem encher chouriços ou distrair aquela tia que nos perguntou pela quinquagésima vez quando é que vamos ter filhos. É um assunto aborrecido, que não interessa a ninguém. Aqui não, aqui é um tema interessante, sobre o qual se conseguem ter conversas inteiras e, espantem-se, animadas. Quase que é palpável o desapontamento das pessoas quando me dizem, com um sorriso, "hoje está a chover!" e eu só respondo "pois está" com a maior das indiferenças. Eu sei que elas queriam uma resposta mais elaborada e, quiçá, estabelecer ali todo um diálogo. Assim sendo, tenho dado por mim a tentar discutir este assunto mais animadamente, tanto quanto a minha imaginação me permite, mas acho genuinamente difícil fazer conversa sobre um tema tão desinteressante. Mas bem, em Roma sê romano e em Inglaterra fala do tempo.

13 comentários:

  1. Bem... essa não sabia! Imagino se eles tivessem tornados como os americanos! 😆😆
    Beijinhos

    Blogdiariodeumafamilianormal.blogspot.pt

    ResponderEliminar
  2. Não sei o que pode ter de tão interessante uma conversa sobre o tempo ahahah

    ResponderEliminar
  3. Discutir o tempo é mesmo engraçado! =)
    Beijinhos,
    http://chicana.blogs.sapo.pt/

    ResponderEliminar
  4. Também me deram a conhecer esse lado dos britânicos, o lado da ironia. Não tinha de todo essa noção mas quem lá vive, tem, como dizes. Não gosto assim tanto de saber que isso, cada vez mais, é um padrão, ser-me-ia difícil lidar com isso, mais do que com a conversa do tempo ahahha!

    ResponderEliminar
  5. Adoro metereologia! Sou a louca que tem a aplicação (Windy) que tem vários modelos metereologicos que uso sobretudo para perceeber se posso viajar para a ilha (já cheguei a cancelar um voo pq estava previsto mto mau tempo, o que acabou por se concretizar, e wuando o remarquei fi-lo vendo a hora em que estaria melhor tempo. Acho que os ingleses iam adorar-me xD
    Por onde anda a Sofia?-Instagram

    ResponderEliminar
  6. Os seres humanos são mesmo criaturas interessantes. Estou a imaginar todo uma conversa em êxtase sobre o tempo :p

    ResponderEliminar
  7. Vá, aplica-te que tenho a certeza que consegues discursar muito eloquentemente sobre o tempo. :D

    ResponderEliminar
  8. Epá pensava que a pontualidade britânica era exemplar, afinal...
    Relativamente ao tempo... Que raio de conversa chata. Já estou como tu :P
    Beijinho*

    ResponderEliminar
  9. Não sabia que a primeira era um mito e que conversas sobre meteorologia podiam ser engraçadas xD sempre a aprender! ahah

    ResponderEliminar
  10. Eu não sabia que a primeira que era um mito. Quando fui a Londres, tinha ficado ainda mais com essa ideia, e achava que eles atrasarem-se era o seu pior pesadelo. Até porque uma vez vi uma mulher a correr para apanhar o metro, e a gritar " Excuse me" como se a tivessem a matar xD.
    Beijinhos
    Blog: Life of Cherry

    ResponderEliminar
  11. Que engraçado :)) mas eu diria que os Alemães esses é que são de uma pontualidade incrível aquilo não falha é para as 10H 5 minutos antes já lá tens que estar.
    Nós aqui é verdade usamos o estado do tempo para encher chouriços como dizes :))
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  12. Olha, desta não sabia eu! Mas é curioso ver como são os comportamentos das populações de diferentes locais!

    ResponderEliminar
  13. Aqui na Irlanda é a mesma coisa em relação à meteorologia. Assunto muito sério e debatido por todo o lado. Não varia muito (está cinzento, frio, chuva), mas quando faz sol, é toda a gente a dizer "enjoy the sun!" :D
    Nini

    ResponderEliminar