sábado, 21 de junho de 2014

Dormir a sesta

Nunca fui pessoa de dormir a sesta. Porquê? Francamente, nunca tive tempo. Entre ser estudante, passar a trabalhadora-estudante e, mais tarde, a escrava trabalhadora a tempo inteiro, quase que não conseguia nem dormir de noite, quanto mais durante o dia. 
E é por isso que, agora que tenho um horário maravilhoso, às vezes me dou ao luxo de tirar uma horinha durante a tarde para dormir. O que é que há de tão extraordinário em dormir a sesta? Absolutamente nada. Mas é maravilhoso, depois de anos sem férias, sem fins-de-semana, de horários diabólicos, de me deixar levar até ao limite, finalmente ter o tempo e a paz de alma necessárias para, em plena terça ou quarta-feira poder acabar de almoçar e pensar "e agora o que vou fazer? Hmmm... vou dormir a sesta". É um pequeno luxo que nem sequer é um luxo... mas sabe-me pela vida. De início, confesso que até estranhei. Quando dei por mim tão relaxada, relaxada o suficiente para adormecer sem sequer tentar a meio da tarde. E acordava sempre com a sensação de que algo que não estava bem, que de certeza que eu devia estar a trabalhar ou a fazer algo de extrema importância. Agora, não. Agora já consegui mentalizar-me de que também tenho direito ao descanso.
Toda a gente aqui em França (leia-se: toda a gente francesa) fica muito escandalizada por eu este ano não ter direito a férias de Verão (eu acho normal, afinal só comecei a trabalhar em Maio). Mas, o que eles não entendem, é que eu vim dum país que, embora seja o mais lindo do mundo, é um país onde ninguém tem direito a nada. E, quando eu respondo, invariavelmente: "não me importo, já estive mais de dois anos sem férias" é muito engraçado ver as expressões de choque. O que eles não sabem é que, muito sinceramente, para mim já é para lá de muito bom só trabalhar três dias e meio por semana.

2 comentários:

  1. Boa semana :)

    http://trapeziovermelho.blogspot.pt

    ResponderEliminar
  2. Que luxo! Mas tens razão, nós aqui vivemos a um ritmo muito frenético, é só trabalhar.. e é se queremos!

    ResponderEliminar