terça-feira, 15 de março de 2016

Sofia na cozinha #3 || Healthy breakfast

Se há refeição da qual não abdico de maneira nenhuma, é o pequeno-almoço. É uma refeição sem a qual não me sinto bem e faço sempre um esforço para que seja o mais saudável possível, sobretudo nos dias em que trabalho. As minhas manhãs de trabalho são bastante longas e sem tempo para pausas, pelo que é muito difícil conseguir comer qualquer coisa antes da hora de almoço. Assim sendo, um dos pequenos-almoços que mais me satisfaz e que melhor me ajuda a aguentar a manhã são as papas de aveia. 

Demorei algum tempo até conseguir encontrar a receita de papas perfeita para mim. Não sou muito fã do sabor da aveia e não costumo ter muito tempo de manhã para me poder dar ao luxo de fazer grandes invenções. Mas, practice makes perfect e consegui, com alguma persistência, chegar à minha receita perfeita para papas de aveia, que vou partilhar convosco.

Vão precisar de: leite (eu uso leite magro normal, mas podem usar leite de soja, de amêndoa ou o que preferirem), flocos de aveia, sementes de linhaça e uma banana pequena (ou meia banana grande).

Isto é tudo o que precisam para a "base", depois podem adicionar o que quiserem. Fica bom com canela, chocolate, framboesas, morangos... é só seguir a imaginação.

E é tudo muito fácil de preparar:


  1. Aquecer 100 a 150ml de leite no micro ondas, sem deixar ferver
  2. Juntar flocos de aveia a gosto (consoante a consistência que querem) e mexer. Nesta fase, prefiro deixar as papas mais líquidas, pois ainda vou juntar banana e sementes de linhaça.
  3. Juntar uma colher e meia de sopa de sementes de linhaça e misturar. 
  4. Por último, juntar a banana. Para mim, este é o passo que faz toda a diferença. A banana dá a consistência perfeita, assim como o sabor. Muitas vezes fico-me mesmo por aqui, não preciso de adicionar mais nada às minhas papas. Mas, como já disse em cima, uma vez chegados aqui, podem juntar o que quiserem!

Aqui acabei por juntar framboesas e acabou por ser das minhas preferidas.


23 comentários:

  1. Também costumo fazer papas de aveia quando sei que vou ter uma manhã longa e sem pausas. Normalmente faço as minhas com meia banana esmagada, junto coco e mel. Tão bom :)

    ResponderEliminar
  2. Por acaso acho que o pequeno almoço é a minha refeição menos saudável de todas :X
    Como nao como carne o almoço e o jantar são sempre bem verdes e saudáveis mas ao pequeno almoço sou muito industrializada. Torradinhas, iogurtes de soja, leitinho com chocolate (de soja mas mesmo assim nao é o mais saudavel do mundo), quequezinhos.. Ando sempre mais ou menos por aqui :X

    www.omeumundoaleatorio.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ai ai, o pequeno almoço tem que ser a refeição mais saudável do dia!!! =P

      Eliminar
  3. Que aspecto! Amanhã também vou experimentar :)

    ResponderEliminar
  4. Além de gostar dou muita importância ao pequeno almoço. Deixou aqui belas sugestões.
    Bjs

    ResponderEliminar
  5. O pequeno-almoço também é das minhas refeições favoritas =)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Não me sinto bem se não tomar o pequeno-almoço, é fundamental para mim (=

      Eliminar
  6. Nhami, tem tão bom aspecto... E parece até fácil e rápido de preparar :) acho que vou experimentar um dia destes :) só não posso é meter banana senão morro com um ataque de alergia eheh

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu acho que morria de desgosto de fosse alérgica a banana =P

      Eliminar
  7. Eu adoro papas de aveia! Gosto fazer overnight oats ou então faço com leite, casca de limão e canela :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu não consigo fazer nada com muita antecedência... quando viajo, faço a mala em cima da hora, não sou o tipo de pessoa que vá para a cama e escolha o que vai vestir no dia a seguir e, definitivamente, não vou conseguir ser o tipo de pessoa que faz as papas na véspera =P mas admiro o espírito!

      Eliminar
  8. Ummm! Parece-me bem, nunca fiz com frutas mas parece-me ainda melhor assim. As frutas não ficam quentes? É bom na mesma?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu não como as minhas papas muito quentes, porque não gosto... a banana acaba por ficar à temperatura das papas, mas as frutas que se juntam depois não, mantêm-se fresquinhas e até fazem um bom contraste (=

      Eliminar
  9. Sou mega fã de papas de aveia! Por mim comia todos os dias, se bem que a minha receita é muito mais simples. Leite de arroz, aveia e stevia and they're good to go eheh
    Tenho que experimentar a tua receita!
    Kisses,
    Messy Hair, Don't Care

    ResponderEliminar
  10. Vou experimentar mesmo! Obrigadaa *

    ResponderEliminar