terça-feira, 13 de outubro de 2015

La vie en France #9

França é um dos destinos mais populares no que toca a emigrantes portugueses. A malta acha que por aqui é que se está bem, ensaca as tralhas e faz-se ao caminho, confiante de que vai para um país evoluído e civilizado.

É aqui que cometemos o nosso primeiro erro. 

De facto, por aqui até se está bem, e só Deus saberá porquê, pois eficiência e organização não são coisas que abundem por estes lados. No entanto, desenganem-se se acham que vêm viver no meio de pessoas educadas e competentes. Lá educadas até são, toda a gente diz "bom dia", "por favor" e "obrigada". Agora se se espetarem ao comprido no meio da rua e fizerem uma fractura exposta, azarinho o vosso que ninguém vai parar para vos ajudar.

França é o país em que até a coisa mais simples que queiram fazer pode revelar-se um autêntico desafio, a partir do momento em que precisem de interagir com alguém para a fazer.

Este domingo, foi a vez de me passar com a funcionária dum prestigiado estabelecimento que vende pizzas, cujo nome vou revelar porque não tenho nenhum problema contra o estabelecimento, que é a Pizza Hut, e sim contra a estúpida que me atendeu o telefone. Pois que, depois de uma semana a comer erva e a ir ao ginásio 6 dias, achei que no domingo ia encomendar uma pizza para o almoço. Peguei no telefone, liguei e passou-se o seguinte:

Eu: Bom dia, queria encomendar uma pizza, por favor.
Estrunfina: Bom dia. Qual é a morada?
Eu: Rua X, nº Y, em Troyes.
Estrunfina: Essa morada não me aparece no computador, não vamos poder fazer a entrega.
Eu: Como assim não fazem a entrega, se ainda há uns meses eu fiz uma encomenda e me vieram entregar a essa mesma morada que eu acabei de lhe dar?
Estrunfina: Não sei, mas não vai ser possível.
Eu: Tem a certeza que escreveu bem a morada? 
Estrunfina: Claro que tenho a certeza, já tentei com maiúsculas, com minúsculas, com acentos, sem acentos. Olhe, até já deixei cair a pizza da senhora que está à minha frente.
(Pequeno aparte: a pizza caiu, mas de certeza que lha vendeu na mesma, que por aqui higiene é  uma coisa bastante subvalorizada)
Eu: Mas isso é impossível, eu moro mesmo no centro da cidade. Se vocês não fazem entregas para o centro da cidade, fazem entregas para onde, então? Não pode tentar outra vez?
Estrunfina: Olhe, não posso fazer nada. Se calhar isto até é uma chamada de teste para controlar o nosso trabalho, mas não vamos poder fazer a entrega.
Eu: Se isto fosse uma chamada para controlar o vosso trabalho, seria mais uma razão para me fazerem a entrega.
Estrunfina: Não, não vamos fazer a entrega.

E pronto, assim se passou. Um restaurante que deve ficar a cerca de 20min a pé de minha casa e que me diz que não podem fazer entregas de mota. Fui ao site, fiz a encomenda pela internet (a minha rua apareceu logo e é por isto que eu digo que tudo corre bem aqui, desde que não se interaja com ninguém) e a entrega demorou quase 1 hora a ser feita. Tenho a certeza que quando ela viu a encomenda a entrar nos cuspiu na pizza e que por isso é que demorou tanto. 

Mudando completamente de assunto, mas mantendo-me no tópico dos franceses a serem franceses, também gostava de deixar aqui um grande bem haja ao senhor que no sábado ao fim da manhã estava a insultar uma ambulância por ir com as sirenes ligadas, que não tinha jeito nenhum irem a fazer barulho. Era de quem lhe pregasse dois pares de estalos naquela cara que o deixassem a precisar, também, duma ambulância, a ver se aí não ia querer que ela fizesse barulho.

12 comentários:

  1. O seu relato é bem impressionante e na realidade só valorizamos o nosso País e o nosso Povo quando estamos fora.
    Obrigado por visitar o meu blogue

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É verdade... um pouco como tudo na vida, só damos valor às coisas quando já não as temos

      Eliminar
  2. "...confiante de que vai para um país evoluído e civilizado.
    É aqui que cometemos o nosso primeiro erro."

    E um erro comum pelo que nos temos vindo a aperceber... É pena virmos um pouco "ao engano" a esse respeito, mas como diz o comentário anterior, é da maneira que valorizamos mais o nosso país. Um país pobre, mas cheio de vontade de trabalhar e de o fazer com brio, sobretudo, que é coisa que por aqui não se vê muito...

    ResponderEliminar
  3. Não fazia ideia que as coisas eram assim por ai!

    Bjxxx

    ResponderEliminar
  4. existem pessoas assim em todo lado :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sim, mas o problema reside essencialmente no facto de aqui as "pessoas assim" não serem a excepção, e sim a regra...

      Eliminar
  5. A parte dos enhor mandar vir com a ambulância é que mais me chocou. Um atrasado qualquer portanto!
    Vou seguir*

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Um atrasado que em Portugal teria sido insultado pelos restantes transeuntes, mas aqui não, aqui é normal...

      Obrigada (= *

      Eliminar
  6. Realmente há pessoas impossíveis... e não é preciso serem francesas! Por cá também há! Mas tu estás a ter uma boa dose... adorei a forma divertida como descreveste a cena das pizzas! xD

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu sei que aí também há, mas é em menor percentagem =P

      Eliminar