quinta-feira, 25 de junho de 2015

La vie en France #6

No outro dia partilhei convosco 10 coisas das quais gosto em França. Hoje deixo-vos 10 coisas que me fazem falta em França (além das óbvias, como família, namorado, amigos, os meus gatos):

  1. Água. Não, França não é um deserto e sim, claro que aqui temos água. Mas a água engarrafada, com raras excepções, não presta.
  2. ASAE. Por favor. POR FAVOR, alguém que ponha um fim à porcalhice desta gente.
  3. Fiambre. O fiambre aqui é, na realidade, uma fatia de carne do tamanho dum bife, que eles comem a acompanhar o arroz e a massa.
  4. Queijo flamengo fatiado. Ou por fatiar, também serve.
  5. Gelatina com sabores. Aqui há gelatina, mas é sem sabor e juntam daqueles xaropes concentrados que se usam para fazer sumo.
  6. Mar. Praia. Areia. Sol. Bom tempo, em geral...
  7. O parque da cidade. Os jardins do palácio de cristal. A marginal. Todos os espaços ao ar livre onde uma pessoa possa ir para caminhar e apanhar um bocado de sol. Aqui não têm muitas opções (nem muito o hábito).
  8. Francesinha (ironicamente).
  9. Televisão em que passem as versões originais dos filmes e séries, em vez duma versão dobrada com vozes manhosas.
  10. Conduzir. Aqui não tenho carro... não faz (muita) falta, a cidade é pequena e moro mesmo no centro, onde é extremamente difícil estacionar. Mas às vezes sinto falta de me enfiar no carro para ir trabalhar, a ouvir o programa da manhã, a rir das rubricas e com a música aos berros.
Portugal é um país pelo qual uma pessoa desenvolve sentimentos muito complexos. É um país que nos deixa frustrados, revoltados, com vontade de sair para não voltar mais. Mas, quando acabamos por sair, chegamos à conclusão de que, afinal, é um óptimo sítio para se viver. Pena só nos proporem trabalhos precários, salários de merda e condições de vida à base do "desenrasca".
Portugal é um país que deixa muitas saudades.

4 comentários:

  1. acredito que portugal deixe mesmo imensas saudades!!

    ResponderEliminar
  2. Eu estou sempre a dizer que odeio Portugal mas depois oiço testemunhos de pessoas que moram noutros países ( como tu) e penso duas vezes. É, sem dúvida, um país para amar e odiar!

    Isa,
    http://isamirtilo.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  3. 1. 2 e 9 também sofro desses males aqui xD

    http://fashionwalkinbrussels.blogspot.com/

    ResponderEliminar
  4. A primeira é tão verdade. Em alguns dos países que já visitei sofrem desse mal, água com um sabor tão mau!

    ResponderEliminar